Dois polícias mortos por extremista em tiroteio nos Campos Elísios

Etienne Laurent / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

A polícia francesa anunciou a morte de dois agentes da polícia durante um tiroteio na tarde desta quinta-feira nos Campos Elísios, em Paris. O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense.

As autoridades apelaram à população para que evite a zona dos Campos Elísios, no centro da capital francesa. O atirador, ainda não identificado, parecia estar sozinho quando disparou contra um veículo da polícia, com uma espingarda Kalashnikov AK47.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no centro da avenida parisiense.

Uma testemunha ouvida por este canal televisivo relatou ter ouvido tiros, viu um homem no chão e a área foi rapidamente evacuada pela polícia.

Em declarações à BFM-TV, Pierre-Henri Brandet, porta-voz do ministério francês, comentou que o autor saiu de um carro e disparou “deliberadamente” contra um agente que se encontrava num carro-patrulha. Posteriormente, atingiu outros colegas que estavam na rua, próximo da estação de metro Franklin Roosevelt.

Ian Langsdon / EPA

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O caso está a ser investigado pelo departamento antiterrorismo da polícia parisiense. Segundo o gabinete do procurador de Paris, foram chamados agentes contra-terrorismo à investigação do ataque desta quinta-feira.

O Presidente francês anunciou uma reunião de emergência com o Governo, para analisar este ataque. Hollande afirmou que as pistas apontam para um caso de terrorismo. “Estamos convencidos, as pistas que podem conduzir a investigação são de ordem terrorista”, afirmou o Presidente, numa declaração na noite desta quinta-feira.

Entretanto, o grupo extremista Estado Islâmico já reivindicou a autoria do atentado.

O tiroteio, que causou ainda ferimentos a outro elemento policial, ocorre a três dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

Ian Langsdon / EPA

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …