Dois polícias mortos por extremista em tiroteio nos Campos Elísios

Etienne Laurent / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

A polícia francesa anunciou a morte de dois agentes da polícia durante um tiroteio na tarde desta quinta-feira nos Campos Elísios, em Paris. O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense.

As autoridades apelaram à população para que evite a zona dos Campos Elísios, no centro da capital francesa. O atirador, ainda não identificado, parecia estar sozinho quando disparou contra um veículo da polícia, com uma espingarda Kalashnikov AK47.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no centro da avenida parisiense.

Uma testemunha ouvida por este canal televisivo relatou ter ouvido tiros, viu um homem no chão e a área foi rapidamente evacuada pela polícia.

Em declarações à BFM-TV, Pierre-Henri Brandet, porta-voz do ministério francês, comentou que o autor saiu de um carro e disparou “deliberadamente” contra um agente que se encontrava num carro-patrulha. Posteriormente, atingiu outros colegas que estavam na rua, próximo da estação de metro Franklin Roosevelt.

Ian Langsdon / EPA

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O caso está a ser investigado pelo departamento antiterrorismo da polícia parisiense. Segundo o gabinete do procurador de Paris, foram chamados agentes contra-terrorismo à investigação do ataque desta quinta-feira.

O Presidente francês anunciou uma reunião de emergência com o Governo, para analisar este ataque. Hollande afirmou que as pistas apontam para um caso de terrorismo. “Estamos convencidos, as pistas que podem conduzir a investigação são de ordem terrorista”, afirmou o Presidente, numa declaração na noite desta quinta-feira.

Entretanto, o grupo extremista Estado Islâmico já reivindicou a autoria do atentado.

O tiroteio, que causou ainda ferimentos a outro elemento policial, ocorre a três dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

Ian Langsdon / EPA

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …