Dois polícias mortos por extremista em tiroteio nos Campos Elísios

Etienne Laurent / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

A polícia francesa anunciou a morte de dois agentes da polícia durante um tiroteio na tarde desta quinta-feira nos Campos Elísios, em Paris. O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense.

As autoridades apelaram à população para que evite a zona dos Campos Elísios, no centro da capital francesa. O atirador, ainda não identificado, parecia estar sozinho quando disparou contra um veículo da polícia, com uma espingarda Kalashnikov AK47.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no centro da avenida parisiense.

Uma testemunha ouvida por este canal televisivo relatou ter ouvido tiros, viu um homem no chão e a área foi rapidamente evacuada pela polícia.

Em declarações à BFM-TV, Pierre-Henri Brandet, porta-voz do ministério francês, comentou que o autor saiu de um carro e disparou “deliberadamente” contra um agente que se encontrava num carro-patrulha. Posteriormente, atingiu outros colegas que estavam na rua, próximo da estação de metro Franklin Roosevelt.

Ian Langsdon / EPA

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O caso está a ser investigado pelo departamento antiterrorismo da polícia parisiense. Segundo o gabinete do procurador de Paris, foram chamados agentes contra-terrorismo à investigação do ataque desta quinta-feira.

O Presidente francês anunciou uma reunião de emergência com o Governo, para analisar este ataque. Hollande afirmou que as pistas apontam para um caso de terrorismo. “Estamos convencidos, as pistas que podem conduzir a investigação são de ordem terrorista”, afirmou o Presidente, numa declaração na noite desta quinta-feira.

Entretanto, o grupo extremista Estado Islâmico já reivindicou a autoria do atentado.

O tiroteio, que causou ainda ferimentos a outro elemento policial, ocorre a três dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

Ian Langsdon / EPA

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …