Dois polícias mortos por extremista em tiroteio nos Campos Elísios

Etienne Laurent / EPA

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

Agentes da polícia francesa após o atentado terrorista em Paris que vitimou dois polícias

A polícia francesa anunciou a morte de dois agentes da polícia durante um tiroteio na tarde desta quinta-feira nos Campos Elísios, em Paris. O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense.

As autoridades apelaram à população para que evite a zona dos Campos Elísios, no centro da capital francesa. O atirador, ainda não identificado, parecia estar sozinho quando disparou contra um veículo da polícia, com uma espingarda Kalashnikov AK47.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no centro da avenida parisiense.

Uma testemunha ouvida por este canal televisivo relatou ter ouvido tiros, viu um homem no chão e a área foi rapidamente evacuada pela polícia.

Em declarações à BFM-TV, Pierre-Henri Brandet, porta-voz do ministério francês, comentou que o autor saiu de um carro e disparou “deliberadamente” contra um agente que se encontrava num carro-patrulha. Posteriormente, atingiu outros colegas que estavam na rua, próximo da estação de metro Franklin Roosevelt.

Ian Langsdon / EPA

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O atacante foi abatido a tiro pela polícia parisiense

O caso está a ser investigado pelo departamento antiterrorismo da polícia parisiense. Segundo o gabinete do procurador de Paris, foram chamados agentes contra-terrorismo à investigação do ataque desta quinta-feira.

O Presidente francês anunciou uma reunião de emergência com o Governo, para analisar este ataque. Hollande afirmou que as pistas apontam para um caso de terrorismo. “Estamos convencidos, as pistas que podem conduzir a investigação são de ordem terrorista”, afirmou o Presidente, numa declaração na noite desta quinta-feira.

Entretanto, o grupo extremista Estado Islâmico já reivindicou a autoria do atentado.

O tiroteio, que causou ainda ferimentos a outro elemento policial, ocorre a três dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

Ian Langsdon / EPA

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

Dois cidadãos parisienses levantam os braços ao ouvir tiros durante o ataque que vitimou dois agentes da polícia nos Campos Elísios

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …