Dois milhões de cordeiros podem “ir para o lixo” caso o Reino Unido saia da UE sem acordo

Os criadores de cordeiros estarão entre os mais atingidos se o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) sem um acordo, com as estimativas a mostrar que até dois milhões desses animais podem ir para o lixo e milhares de produtores podem fechar as portas.

A UE é o maior mercado de exportação de carne de cordeiro do Reino Unido, noticiou o Guardian. Enquanto cerca de 82% das exportações anuais de carne bovina e 78% dos produtos lácteos são vendidas para o resto da Europa, 90% da carne ovina produzida no país vai para os estados-membros.

De acordo com as estimativas do Country Land and Business Association (CLA), caso as exportações permaneçam no mesmo nível do ano passado, mas o Reino Unido saia sem acordo e as tarifas sejam impostas, cerca de três milhões de cordeiros destinados à exportação para a UE não terão mercado.

Sarah Hendry, diretora do CLA, disse que muitos produtores poderiam ser forçados a desistir dos seus meios de subsistência se houver um Brexit sem acordo. “Muitos estão sob enorme pressão”, referiu, indicando que estes “enfrentam o colapso total do seu mercado”.

A responsável pediu ao Governo que disponibilize apoio financeiro de emergência para os criadores que enfrentam essa potencial ruína. “Se a UE impuser tarifas, muitos produtores não terão mais clientes para os produtos e os negócios podem facilmente entrar em colapso”, acrescentou.

Segundo o Guardian, embora parte desses cordeiros não vendidos possam voltar ao mercado do Reino Unido, a um preço mais baixo, isso causaria dificuldades financeiras aos produtores. Mesmo que o seu consumo aumentasse no país, e um maior número de carcaças não vendidas fosse armazenada em câmaras frigoríficas, o CLA estima que até dois milhões poderiam ser descartadas.

“Estamos totalmente empenhados em chegar a um acordo comercial com a UE a partir de 01 de janeiro de 2021. No entanto, como qualquer governo responsável faria, também estamos a preparar-nos para a possibilidade de não haver acordo, com planos de contingência para minimizar a interrupção nos setores agrícolas tanto quanto possível”, referiu um porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.

“Nenhuma decisão foi tomada sobre quaisquer intervenções específicas no setor, incluindo no setor ovino, após o final do período de transição. Qualquer intervenção possível deve ser ditada pela situação real do mercado no momento”, frisou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …