A dois meses das eleições do Brasil, Dilma a caminho de ser reeleita

Marcelo Camargo / ABr

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

A dois meses das eleições presidenciais do Brasil, que se realizam a 5 de outubro, as sondagens apontam para uma vitória de Dilma Rousseff apenas na segunda volta.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada esta quinta-feira mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto – a mesma percentagem registada em julho. De notar que 32% dos entrevistados avaliam o governo de Dilma como ótimo ou bom, e 55% acredita – independentemente da intenção de voto – que será ela a candidata vencedora.

Na corrida à Presidência, seguem-se os candidatos Aécio Neves (PSDB), com 23% (em julho eram 22%), e Eduardo Campos (PSB), com 9% (no mês passado eram 8%).

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 3% das intenções de voto, a mesma percentagem do mês passado. Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) tiveram 1% cada um, mantendo o resultado de julho. Zé Maria (PSTU), que antes tinha 1%, Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm cada um menos de 1% das intenções de voto.

No país onde o voto é obrigatório, a estimativa para já aponta para 13% para os votos brancos e nulos. Entre os 2.506 entrevistados pelo Ibope, 11% não responderam ou ainda não sabem em quem votarão.

Segundo turno

Sem a maioria necessária na primeira volta (é preciso ter mais de 50% dos votos válidos), Dilma estaria na disputa para um eventual segundo turno, que a acontecer terá lugar a 26 de outubro – e todas as estimativas apontam para uma vitória.

Na possível disputa entre Dilma Rousseff e o social-democrata Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, a candidata do Partido dos Trabalhadores aparece com 42% das intenções de voto (41% em julho) e o “tucano” com 36% (33%). Comparado com o mês anterior, há cada vez menos entrevistados a votar branco/nulo (de 18% para 15%).

Na simulação de segundo turno entre Dilma e o socialista Eduardo Campos, a candidata do PT aparece com 44% das intenções de voto (41% em julho) e Campos, ex-governador do Estado de Pernambuco, com 32% (29% no mês anterior). Também neste cenário há cada vez mais eleitores a tomarem decisões, com menos votos brancos/nulos e menos indecisos.

Em 2010, Dilma obteve 47% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, seguida do candidato “tucano” José Serra, que teve 33%. No segundo turno, a candidata apoiada por Lula da Silva venceu com 56%, contra 44% de Serra.

Em 2006, quando foi reeleito no cargo, Lula da Silva obteve 49% dos votos na primeira volta, conta 42% do candidato do PSDB Geraldo Alckmin (atual governador do Estado de São Paulo). No segundo turno, no entanto, a vitória foi clara: 61% contra 39% do adversário.

Campanha eleitoral

Em 2014, os eleitores brasileiros votam para presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal), e o período de campanha eleitoral já está em marcha.

O tempo de antena começa a 19 de agosto e vai até 2 de outubro, e sendo o Brasil um país prolífero em exemplos cómicos do “horário eleitoral” deixamos-lhe um vídeo humorístico feito a propósito das eleições municipais de 2012 que resume a postura dos eleitores em relação às promessas eleitorais.

 

AF, ZAP (com ABr)

PARTILHAR

RESPONDER

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …