A dois meses das eleições do Brasil, Dilma a caminho de ser reeleita

Marcelo Camargo / ABr

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

A dois meses das eleições presidenciais do Brasil, que se realizam a 5 de outubro, as sondagens apontam para uma vitória de Dilma Rousseff apenas na segunda volta.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada esta quinta-feira mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto – a mesma percentagem registada em julho. De notar que 32% dos entrevistados avaliam o governo de Dilma como ótimo ou bom, e 55% acredita – independentemente da intenção de voto – que será ela a candidata vencedora.

Na corrida à Presidência, seguem-se os candidatos Aécio Neves (PSDB), com 23% (em julho eram 22%), e Eduardo Campos (PSB), com 9% (no mês passado eram 8%).

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 3% das intenções de voto, a mesma percentagem do mês passado. Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) tiveram 1% cada um, mantendo o resultado de julho. Zé Maria (PSTU), que antes tinha 1%, Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm cada um menos de 1% das intenções de voto.

No país onde o voto é obrigatório, a estimativa para já aponta para 13% para os votos brancos e nulos. Entre os 2.506 entrevistados pelo Ibope, 11% não responderam ou ainda não sabem em quem votarão.

Segundo turno

Sem a maioria necessária na primeira volta (é preciso ter mais de 50% dos votos válidos), Dilma estaria na disputa para um eventual segundo turno, que a acontecer terá lugar a 26 de outubro – e todas as estimativas apontam para uma vitória.

Na possível disputa entre Dilma Rousseff e o social-democrata Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, a candidata do Partido dos Trabalhadores aparece com 42% das intenções de voto (41% em julho) e o “tucano” com 36% (33%). Comparado com o mês anterior, há cada vez menos entrevistados a votar branco/nulo (de 18% para 15%).

Na simulação de segundo turno entre Dilma e o socialista Eduardo Campos, a candidata do PT aparece com 44% das intenções de voto (41% em julho) e Campos, ex-governador do Estado de Pernambuco, com 32% (29% no mês anterior). Também neste cenário há cada vez mais eleitores a tomarem decisões, com menos votos brancos/nulos e menos indecisos.

Em 2010, Dilma obteve 47% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, seguida do candidato “tucano” José Serra, que teve 33%. No segundo turno, a candidata apoiada por Lula da Silva venceu com 56%, contra 44% de Serra.

Em 2006, quando foi reeleito no cargo, Lula da Silva obteve 49% dos votos na primeira volta, conta 42% do candidato do PSDB Geraldo Alckmin (atual governador do Estado de São Paulo). No segundo turno, no entanto, a vitória foi clara: 61% contra 39% do adversário.

Campanha eleitoral

Em 2014, os eleitores brasileiros votam para presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal), e o período de campanha eleitoral já está em marcha.

O tempo de antena começa a 19 de agosto e vai até 2 de outubro, e sendo o Brasil um país prolífero em exemplos cómicos do “horário eleitoral” deixamos-lhe um vídeo humorístico feito a propósito das eleições municipais de 2012 que resume a postura dos eleitores em relação às promessas eleitorais.

 

AF, ZAP (com ABr)

PARTILHAR

RESPONDER

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …