Dois irmãos inventores transformam bicicletas a pedal em “besidróglios” elétricos

Miguel Pereira da Silva / Lusa

Dois irmãos de Almeida transformam bicicletas a pedal em elétricas e triciclos

Dois irmãos de Almeida transformam bicicletas a pedal em elétricas e triciclos

Dois irmãos inventores autodidatas residentes na vila de Almeida, no distrito da Guarda, têm por passatempo transformar bicicletas normais em elétricas e em triciclos, para surpresa de amigos e de vizinhos.

Helder Gomes, de 53 anos, motorista de ambulância nos Bombeiros Voluntários de Almeida, criou um triciclo híbrido (elétrico e a pedal) a partir de uma bicicleta e Armindo Gomes, de 61 anos, desempregado, faz a alteração de bicicletas normais para elétricas.

Armindo e Helder, que pertencem a uma família que tem vários criativos, desde os avós aos netos, decidiram apostar na transformação de bicicletas a pensar no conforto e na diminuição dos custos com as deslocações diárias.

O projeto inicial de Helder Gomes, em 2001, consistiu na junção de um motor de combustão a uma bicicleta, mas desistiu da ideia porque necessitava de homologação para poder circular na via pública. Posteriormente, transformou a bicicleta em triciclo e, em 2014, adaptou-lhe um motor elétrico.

O bombeiro concebeu o triciclo híbrido com parte da estrutura da bicicleta, duas rodas de motociclo, duas trotinetes velhas, peças de uma máquina de lavar roupa e parte de um pneu de moto quatro (serve de assento).

“Só comprei uns parafusos na loja, o resto é tudo praticamente reciclado”, contou.

O seu triciclo, batizado de “Besidróglio“, com seis mudanças, atinge uma velocidade máxima aproximada de 50 quilómetros/hora e é movido por três baterias que dão para percorrer cerca de 10 quilómetros.

O inventor utiliza o veículo no dia-a-dia e calcula que, sem utilizar o carro, poupa “30 a 40 euros” por mês em combustível.

Helder Gomes orgulha-se de possuir um veículo único, garantindo que “não há nenhum igual no mundo”.

Diz que não vende o triciclo por “valor nenhum”, mas avalia-o em “300 ou 400 euros”.

Referiu à Lusa que não registou a patente porque “implica muito custo”, mas ficava contente se a sua invenção fosse aperfeiçoada e comercializada.

O irmão, Armindo Gomes, teve a ideia de transformar as bicicletas quando comprou uma nova e constatou que tinha em casa uma trotinete elétrica velha.

“Logo no segundo dia [após a compra] deu-me a ideia, cortei o chassi da trotinete e adaptei-o na suspensão da frente [da bicicleta] da roda motora”, explicou o antigo lubrificador e assistente de camiões.

O seu trabalho consiste essencialmente na adaptação da suspensão da frente da bicicleta e na colocação de uma nova roda de pequenas dimensões, na execução da instalação elétrica e na aplicação de duas baterias.

A bicicleta híbrida, que batizou de “Solex Portuguesa” e tem um valor calculado de 400 euros, é agora o veículo “preferido” de Armindo Gomes.

“O objetivo disto é mais para as subidas. Quando não se pode pedalar – porque já tenho as pernas com um bocadinho de ‘ferrugem’ -, liga-se o motor e ela sobe mais leve”, justificou o homem, que já transformou mais três bicicletas que ofereceu aos amigos.

Os habitantes da vila de Almeida, que ficaram surpreendidos com as invenções, aplaudem o trabalho dos dois irmãos autodidatas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …