Dois irmãos inventores transformam bicicletas a pedal em “besidróglios” elétricos

Miguel Pereira da Silva / Lusa

Dois irmãos de Almeida transformam bicicletas a pedal em elétricas e triciclos

Dois irmãos de Almeida transformam bicicletas a pedal em elétricas e triciclos

Dois irmãos inventores autodidatas residentes na vila de Almeida, no distrito da Guarda, têm por passatempo transformar bicicletas normais em elétricas e em triciclos, para surpresa de amigos e de vizinhos.

Helder Gomes, de 53 anos, motorista de ambulância nos Bombeiros Voluntários de Almeida, criou um triciclo híbrido (elétrico e a pedal) a partir de uma bicicleta e Armindo Gomes, de 61 anos, desempregado, faz a alteração de bicicletas normais para elétricas.

Armindo e Helder, que pertencem a uma família que tem vários criativos, desde os avós aos netos, decidiram apostar na transformação de bicicletas a pensar no conforto e na diminuição dos custos com as deslocações diárias.

O projeto inicial de Helder Gomes, em 2001, consistiu na junção de um motor de combustão a uma bicicleta, mas desistiu da ideia porque necessitava de homologação para poder circular na via pública. Posteriormente, transformou a bicicleta em triciclo e, em 2014, adaptou-lhe um motor elétrico.

O bombeiro concebeu o triciclo híbrido com parte da estrutura da bicicleta, duas rodas de motociclo, duas trotinetes velhas, peças de uma máquina de lavar roupa e parte de um pneu de moto quatro (serve de assento).

“Só comprei uns parafusos na loja, o resto é tudo praticamente reciclado”, contou.

O seu triciclo, batizado de “Besidróglio“, com seis mudanças, atinge uma velocidade máxima aproximada de 50 quilómetros/hora e é movido por três baterias que dão para percorrer cerca de 10 quilómetros.

O inventor utiliza o veículo no dia-a-dia e calcula que, sem utilizar o carro, poupa “30 a 40 euros” por mês em combustível.

Helder Gomes orgulha-se de possuir um veículo único, garantindo que “não há nenhum igual no mundo”.

Diz que não vende o triciclo por “valor nenhum”, mas avalia-o em “300 ou 400 euros”.

Referiu à Lusa que não registou a patente porque “implica muito custo”, mas ficava contente se a sua invenção fosse aperfeiçoada e comercializada.

O irmão, Armindo Gomes, teve a ideia de transformar as bicicletas quando comprou uma nova e constatou que tinha em casa uma trotinete elétrica velha.

“Logo no segundo dia [após a compra] deu-me a ideia, cortei o chassi da trotinete e adaptei-o na suspensão da frente [da bicicleta] da roda motora”, explicou o antigo lubrificador e assistente de camiões.

O seu trabalho consiste essencialmente na adaptação da suspensão da frente da bicicleta e na colocação de uma nova roda de pequenas dimensões, na execução da instalação elétrica e na aplicação de duas baterias.

A bicicleta híbrida, que batizou de “Solex Portuguesa” e tem um valor calculado de 400 euros, é agora o veículo “preferido” de Armindo Gomes.

“O objetivo disto é mais para as subidas. Quando não se pode pedalar – porque já tenho as pernas com um bocadinho de ‘ferrugem’ -, liga-se o motor e ela sobe mais leve”, justificou o homem, que já transformou mais três bicicletas que ofereceu aos amigos.

Os habitantes da vila de Almeida, que ficaram surpreendidos com as invenções, aplaudem o trabalho dos dois irmãos autodidatas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …