Duas gorilas no Congo posam para selfies melhor do que muitos humanos

Para Mathieu Shamavu foi apenas “mais um dia no escritório”, mas para a Internet foi a selfie do ano. Resgatadas em bebé por dois guardas-florestais, estas gorilas habituaram-se ao comportamento humano de tal forma que, até em fotografia, imitam os seus novos “progenitores”.

Mathieu Shamavu, guarda-florestal do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, tirou uma selfie com duas gorilas em poses humanas e a fotografia atraiu muitas atenções depois de ter sido publicada no Facebook.

Ndakazi e Ndeze foram regatadas ainda bebés por dois guardas-florestais. Estes guardas pertencem a uma equipa de 600 trabalhadores que lutam para garantir a segurança destes animais, numa área de conflitos armados e caça furtiva. Shamavu pertence também ao grupo Elite Anti-Poaching Trackers And Combat Trackers, uma unidade anti-caçadores.

Segundo o Observador, as gorilas habitam numa unidade especial do parque, património mundial da UNESCO, no Congo. Innocent Mburanumwe, diretor do parque, afirmou que as mães destas gorilas foram mortas por caçadores em 2017, quando os animais tinham apenas alguns meses de vida.

Depois da morte da mãe, os dois animais aprenderam a imitar comportamentos humanos com os dois guardas-florestais, que cuidam dos animais desde a sua infância.

No Instagram, o parque referiu que “estas raparigas são muito descaradas, por isso esta foto capta na perfeição a sua verdadeira personalidade!”. Além disso, acrescenta que “não é surpresa ver estas fêmeas a andar em pé”, uma vez que “a maioria dos primatas se sente confortável a caminhar durante curtos períodos de tempo”.

 

View this post on Instagram

 

You might have recently seen caretakers Mathieu and Patrick’s amazing selfie with female orphaned gorillas Ndakazi and Ndeze inside the Senkwekwe center at Virunga National Park. We’ve received dozens of messages about the photo. YES, it’s real! Those gorilla gals are always acting cheeky so this was the perfect shot of their true personalities! Also, it’s no surprise to see these girls on their two feet either—most primates are comfortable walking upright (bipedalism) for short bursts of time. Guys, if you shared our gorilla selfie post, please share our Earth Day posts as well! Conserving Virunga’s amazing wildlife is a constant challenge for the Park and our work wouldn’t be possible without your support. Matching funds have been pledged on every donation to the Park today, up to a total of $25,000—giving us the opportunity to raise $50,000 for Virunga! Visit virunga.org/donate or click the link in our bio to get involved and keep sharing our posts! Thank you! *We want to emphasize that these gorillas are in an enclosed sanctuary for orphans to which they have lived since infancy. The caretakers at Senkwekwe take great care to not put the health of the gorillas in danger. These are exceptional circumstances in which the photo was taken. It is never permitted to approach a gorilla in the wild. #gorillaselfie #gorilla #mountaingorilla #mountaingorillaselfie #selfie #earthday #earthday2019 #virunga #virunganationalpark #congo #drcongo #rdc #drc #protecttheplanet #happyearthday #wildlife #wildlifeconservation #conservation #natureconservation

A post shared by Virunga National Park (@virunganationalpark) on

O Parque Nacional de Virunga é a casa de 22 espécies de primatas. Cerca de um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, altamente ameaçados de extinção, habita nas florestas vulcânicas do parque.

A fotografia atraiu atenções e obtive mais de 20 mil partilhas e quase 30 mil gostos no Facebook. Yvonne Ndege, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no Quénia, admitiu que esta é “a selfie do ano“.

O parque tem sensibilizado constantemente a população para os vários perigos que estes animais enfrentam diariamente, tendo feito recentemente um pedido especial de contributos para a preservação da vida selvagem. “Conservar a fantástica vida selvagem de Virunga é um desafio constante para o parque e não seria possível sem o vosso apoio”, refere a administração.

Os conflitos entre as forças do Governo e grupos armados têm posto em causa a preservação dos animais na República Democrática do Congo. Segundo relata a BBC, os grupos armados ocupam o parque florestal, caçam gorilas e ameaçam os trabalhadores que tentam proteger as espécies.

Desde 1966, 130 guardas-florestais foram mortos em Virunga. Só no ano passado, cinco guardas foram assassinados, numa emboscada de rebeldes.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …