Duas gorilas no Congo posam para selfies melhor do que muitos humanos

Para Mathieu Shamavu foi apenas “mais um dia no escritório”, mas para a Internet foi a selfie do ano. Resgatadas em bebé por dois guardas-florestais, estas gorilas habituaram-se ao comportamento humano de tal forma que, até em fotografia, imitam os seus novos “progenitores”.

Mathieu Shamavu, guarda-florestal do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, tirou uma selfie com duas gorilas em poses humanas e a fotografia atraiu muitas atenções depois de ter sido publicada no Facebook.

Ndakazi e Ndeze foram regatadas ainda bebés por dois guardas-florestais. Estes guardas pertencem a uma equipa de 600 trabalhadores que lutam para garantir a segurança destes animais, numa área de conflitos armados e caça furtiva. Shamavu pertence também ao grupo Elite Anti-Poaching Trackers And Combat Trackers, uma unidade anti-caçadores.

Segundo o Observador, as gorilas habitam numa unidade especial do parque, património mundial da UNESCO, no Congo. Innocent Mburanumwe, diretor do parque, afirmou que as mães destas gorilas foram mortas por caçadores em 2017, quando os animais tinham apenas alguns meses de vida.

Depois da morte da mãe, os dois animais aprenderam a imitar comportamentos humanos com os dois guardas-florestais, que cuidam dos animais desde a sua infância.

No Instagram, o parque referiu que “estas raparigas são muito descaradas, por isso esta foto capta na perfeição a sua verdadeira personalidade!”. Além disso, acrescenta que “não é surpresa ver estas fêmeas a andar em pé”, uma vez que “a maioria dos primatas se sente confortável a caminhar durante curtos períodos de tempo”.

 

View this post on Instagram

 

You might have recently seen caretakers Mathieu and Patrick’s amazing selfie with female orphaned gorillas Ndakazi and Ndeze inside the Senkwekwe center at Virunga National Park. We’ve received dozens of messages about the photo. YES, it’s real! Those gorilla gals are always acting cheeky so this was the perfect shot of their true personalities! Also, it’s no surprise to see these girls on their two feet either—most primates are comfortable walking upright (bipedalism) for short bursts of time. Guys, if you shared our gorilla selfie post, please share our Earth Day posts as well! Conserving Virunga’s amazing wildlife is a constant challenge for the Park and our work wouldn’t be possible without your support. Matching funds have been pledged on every donation to the Park today, up to a total of $25,000—giving us the opportunity to raise $50,000 for Virunga! Visit virunga.org/donate or click the link in our bio to get involved and keep sharing our posts! Thank you! *We want to emphasize that these gorillas are in an enclosed sanctuary for orphans to which they have lived since infancy. The caretakers at Senkwekwe take great care to not put the health of the gorillas in danger. These are exceptional circumstances in which the photo was taken. It is never permitted to approach a gorilla in the wild. #gorillaselfie #gorilla #mountaingorilla #mountaingorillaselfie #selfie #earthday #earthday2019 #virunga #virunganationalpark #congo #drcongo #rdc #drc #protecttheplanet #happyearthday #wildlife #wildlifeconservation #conservation #natureconservation

A post shared by Virunga National Park (@virunganationalpark) on

O Parque Nacional de Virunga é a casa de 22 espécies de primatas. Cerca de um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, altamente ameaçados de extinção, habita nas florestas vulcânicas do parque.

A fotografia atraiu atenções e obtive mais de 20 mil partilhas e quase 30 mil gostos no Facebook. Yvonne Ndege, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no Quénia, admitiu que esta é “a selfie do ano“.

O parque tem sensibilizado constantemente a população para os vários perigos que estes animais enfrentam diariamente, tendo feito recentemente um pedido especial de contributos para a preservação da vida selvagem. “Conservar a fantástica vida selvagem de Virunga é um desafio constante para o parque e não seria possível sem o vosso apoio”, refere a administração.

Os conflitos entre as forças do Governo e grupos armados têm posto em causa a preservação dos animais na República Democrática do Congo. Segundo relata a BBC, os grupos armados ocupam o parque florestal, caçam gorilas e ameaçam os trabalhadores que tentam proteger as espécies.

Desde 1966, 130 guardas-florestais foram mortos em Virunga. Só no ano passado, cinco guardas foram assassinados, numa emboscada de rebeldes.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …