/

Dois ex-gestores ilibados da culpa da insolvência do BES

Mário Cruz / Lusa

Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis foram ilibados da culpa pela falência do Banco Espírito Santo (BES). Os dois antigos administradores deixaram de constar na lista de 13 culpados pela falência da instituição, da qual faz parte Ricardo Salgado.

Em 2017, a comissão liquidatária do BES considerou que a insolvência foi culposa e apontou 13 antigos administradores como culpados. Na altura, o Ministério Público concordou na íntegra com a versão dos liquidatários.

Porém, agora, de acordo com o Jornal de Negócios, o juiz do processo de insolvência seguiu a tomada de posição do MP, que no final do ano passado decidiu “reapreciar toda a matéria” e dos liquidatários e deixou de fora Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis.

“Considerando, por um lado, os elementos constantes nos autos relativamente a estes requeridos e, por outro lado, a posição expressa pelo Ministério Público e pela comissão liquidatária do BES, entendemos que os requeridos Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva não deverão ser afetados por uma eventual qualificação da insolvência como culposa”, pode ler-se num despacho emitido em janeiro deste ano.

Em fevereiro de 2018, o MP subscreveu a tese da Comissão Liquidatária do BES e aponta como responsáveis 13 nomes: Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo, José Maria Ricciardi, Joaquim Goes, António Souto, João Freixa, Jorge Martins, Rui Silveira, Stanislas Ribes, Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis. Agora, os dois últimos saíram desta lista, ficando apenas 11.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.