/

Dois aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterraram na Venezuela

Schneyder Mendoza / EPA

Dois aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas.

O primeiro avião, que partiu da base aéra de Homestead, no sul de Miami, aterrou no aeroporto Camilo Daza às 12h20, hora local, com suplementos nutricionais para cerca de 3.500 crianças que sofrem de má nutrição e estojos de higiene para pelo menos mais 25 mil pessoas.

De acordo com fontes diplomáticas dos EUA, citadas pela agência noticiosa espanhola Efe, este foi o primeiro de três aviões que deverão aterrar no território, numa altura em que se acumulam toneladas de ajuda humanitária que o líder da oposição da Venezuela, auto-proclamado Presidente do país, diz que fará “o que for necessário” para colocar fora do aeroporto.

“Estamos dispostos a fazer o necessário para que a ajude chegue“, disse Juan Guaidó perante milhares de simpatizantes num evento em que prestou juramento para integrar uma rede de voluntários que trabalhará para distribuir os donativos.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A maioria dos países da UE, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes. Na Venezuela residem cerca de 300 mil portugueses ou lusodescendentes.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.