Ajuda humanitária dos EUA está “envenenada” e é “cancerígena”, garante a vice de Maduro

A vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos e está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta, “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem.

“Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez, sem adiantar informações que comprovassem tais alegações, num discurso transmitido pela televisão estatal VTV.

Segundo a representante, os Estados Unidos pretendem com estas doações “envenenar através de produtos químicos” os venezuelanos.”Devemos ficar em alerta (…) poderemos decidir que são armas biológicas“, insistiu a vice-presidente venezuelana.

Na mesma intervenção, Delcy Rodriguez qualificou como “um espetáculo barato” e “um insulto” o facto de a oposição venezuelana e de vários governos da região, liderados por Washington, afirmarem que a Venezuela precisa de ajuda.

As declarações de Delcy Rodriguez surgem um dia depois de um dirigente chavista, Freddy Bernal, ter garantido que pelo menos 14 colombianos tinham sofrido intoxicações após a ingestão de alimentos da ajuda humanitária que se encontra armazenada em Cúcuta, na Colômbia, onde espera autorização para passar a fronteira até à vizinha Venezuela.

Na altura, o representante chavista indicou que a informação tinha sido avançada por um diário local. O jornal em questão, o La Opinión de Cúcuta, já desmentiu, entretanto, a publicação de tal informação, que acabou por ser amplamente divulgada nas redes sociais.

Rodríguez acusou ainda Juan Guaidó de vender-se por 20 milhões de dólares. “Este rapaz saiu barato, nós vemos a farsa à direita. Felizmente são uma minoria”, acrescentou.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. O Presidente eleito, Nicolás Maduro, tem reiterando que não há fome no país, afirmando ainda que milhões de emigrantes procuram o país todos os anos.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou que a 23 de fevereiro entrará a ajuda humanitária no país. “A ajuda humanitária vai entrar [no paíse], sim ou sim [de qualquer maneira], o usurpador terá que ir-se (embora), sim ou sim, da Venezuela”, disse.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que anormaidade, sinceramente! Ao que a estupidez e a maldade humana chega. Maduro afirma que não há fome no seu país, que as 8 crianças que morreram por não haver medicamentos para as tratar (coisa tão simples como uma diarreia) fizeram isso de propósito. Meu Deus como é possível????
    E o mundo continua a acreditar nas historinhas do comunismo e do socialismo (que é um comunismo mais disfarçado) como a solução dos problemas todos. Engraçado que os países capitalistas são os mais ricos e onde há mais iniciativa privada, mais trabalho, maior qualidade de vida. Russia, Cuba, Venezuela são casos flagrantes de um nivel de vida miserável para quase todos, excepto os que estão no governo e quase sempre ligados a narcotrafico e outras actividades pouco lícitas.
    É lamentável que as pessoas contnuem a acreditar nestas patranhas socialistas e comunistas. O Mais engraçado de tudo é que depois querem atacar os Estados Unidos sendo que os Americanos têm muito para se ocupar na terra deles. Mais curioso ainda é que depois todos querem vir para cá (eu vivo nos Estados Unidos) pporque aqui realmente é a terra da iiberdade e das oportunidades.
    Quanto à Venezuela, conheço muito bem as histórias pois tenho família lá e sei das coisas de viva voz de quem vive todos os dias a miséria e o terror do comunismo. Há uma luz de esperança, estamos todos na expectativa que tudo se resolva da melhor forma e que aquele país volte a ser a “menina dos olhos de ouro” da America Latina que era antes do chavismo.
    Querem vomitar de raiva? Vejam as entrevistas daquele pessoal. Repugnante!

  2. Esta gente que lança tais boatos não devia ficar, eles sim, intoxicados por tais mentiras?
    O que lamento é que os comunistas lusitanos também ajudem à missa.

    • Imagine-se agora em 1975 se é que é dessa época, se o camarada Cunhal e sua esquadrilha tivessem tomado conta disto estaríamos agora pior que os venezuelanos em todos os sentidos!

  3. Hahahaaaaa!…
    A realidade na Venezuela ultrapassa a minha imaginação…
    O gajo (e o seu regime) não estão Maduros; estão mesmo podres!!…

  4. … Com a “ignorancióloga” como vice, formada pela universidade dos tótós e doutorada em “estupidologia”, o que se poderia esperar?

RESPONDER

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …