Ajuda humanitária dos EUA está “envenenada” e é “cancerígena”, garante a vice de Maduro

A vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos e está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta, “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem.

“Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez, sem adiantar informações que comprovassem tais alegações, num discurso transmitido pela televisão estatal VTV.

Segundo a representante, os Estados Unidos pretendem com estas doações “envenenar através de produtos químicos” os venezuelanos.”Devemos ficar em alerta (…) poderemos decidir que são armas biológicas“, insistiu a vice-presidente venezuelana.

Na mesma intervenção, Delcy Rodriguez qualificou como “um espetáculo barato” e “um insulto” o facto de a oposição venezuelana e de vários governos da região, liderados por Washington, afirmarem que a Venezuela precisa de ajuda.

As declarações de Delcy Rodriguez surgem um dia depois de um dirigente chavista, Freddy Bernal, ter garantido que pelo menos 14 colombianos tinham sofrido intoxicações após a ingestão de alimentos da ajuda humanitária que se encontra armazenada em Cúcuta, na Colômbia, onde espera autorização para passar a fronteira até à vizinha Venezuela.

Na altura, o representante chavista indicou que a informação tinha sido avançada por um diário local. O jornal em questão, o La Opinión de Cúcuta, já desmentiu, entretanto, a publicação de tal informação, que acabou por ser amplamente divulgada nas redes sociais.

Rodríguez acusou ainda Juan Guaidó de vender-se por 20 milhões de dólares. “Este rapaz saiu barato, nós vemos a farsa à direita. Felizmente são uma minoria”, acrescentou.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. O Presidente eleito, Nicolás Maduro, tem reiterando que não há fome no país, afirmando ainda que milhões de emigrantes procuram o país todos os anos.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou que a 23 de fevereiro entrará a ajuda humanitária no país. “A ajuda humanitária vai entrar [no paíse], sim ou sim [de qualquer maneira], o usurpador terá que ir-se (embora), sim ou sim, da Venezuela”, disse.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que anormaidade, sinceramente! Ao que a estupidez e a maldade humana chega. Maduro afirma que não há fome no seu país, que as 8 crianças que morreram por não haver medicamentos para as tratar (coisa tão simples como uma diarreia) fizeram isso de propósito. Meu Deus como é possível????
    E o mundo continua a acreditar nas historinhas do comunismo e do socialismo (que é um comunismo mais disfarçado) como a solução dos problemas todos. Engraçado que os países capitalistas são os mais ricos e onde há mais iniciativa privada, mais trabalho, maior qualidade de vida. Russia, Cuba, Venezuela são casos flagrantes de um nivel de vida miserável para quase todos, excepto os que estão no governo e quase sempre ligados a narcotrafico e outras actividades pouco lícitas.
    É lamentável que as pessoas contnuem a acreditar nestas patranhas socialistas e comunistas. O Mais engraçado de tudo é que depois querem atacar os Estados Unidos sendo que os Americanos têm muito para se ocupar na terra deles. Mais curioso ainda é que depois todos querem vir para cá (eu vivo nos Estados Unidos) pporque aqui realmente é a terra da iiberdade e das oportunidades.
    Quanto à Venezuela, conheço muito bem as histórias pois tenho família lá e sei das coisas de viva voz de quem vive todos os dias a miséria e o terror do comunismo. Há uma luz de esperança, estamos todos na expectativa que tudo se resolva da melhor forma e que aquele país volte a ser a “menina dos olhos de ouro” da America Latina que era antes do chavismo.
    Querem vomitar de raiva? Vejam as entrevistas daquele pessoal. Repugnante!

  2. Esta gente que lança tais boatos não devia ficar, eles sim, intoxicados por tais mentiras?
    O que lamento é que os comunistas lusitanos também ajudem à missa.

    • Imagine-se agora em 1975 se é que é dessa época, se o camarada Cunhal e sua esquadrilha tivessem tomado conta disto estaríamos agora pior que os venezuelanos em todos os sentidos!

  3. Hahahaaaaa!…
    A realidade na Venezuela ultrapassa a minha imaginação…
    O gajo (e o seu regime) não estão Maduros; estão mesmo podres!!…

  4. … Com a “ignorancióloga” como vice, formada pela universidade dos tótós e doutorada em “estupidologia”, o que se poderia esperar?

RESPONDER

Sporting 1 - 4 Lask | “Leão” goleado diz adeus sem glória

O Sporting despediu-se das competições europeias sem glória. No “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa, os “leões” foram goleados por 4-1 recepção da noite desta quinta-feira ao LASK Linz. Trauner, Raguz, …

JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada. O acordo assinado pela GITAI e …

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …