Ajuda humanitária dos EUA está “envenenada” e é “cancerígena”, garante a vice de Maduro

A vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos e está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta, “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem.

“Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez, sem adiantar informações que comprovassem tais alegações, num discurso transmitido pela televisão estatal VTV.

Segundo a representante, os Estados Unidos pretendem com estas doações “envenenar através de produtos químicos” os venezuelanos.”Devemos ficar em alerta (…) poderemos decidir que são armas biológicas“, insistiu a vice-presidente venezuelana.

Na mesma intervenção, Delcy Rodriguez qualificou como “um espetáculo barato” e “um insulto” o facto de a oposição venezuelana e de vários governos da região, liderados por Washington, afirmarem que a Venezuela precisa de ajuda.

As declarações de Delcy Rodriguez surgem um dia depois de um dirigente chavista, Freddy Bernal, ter garantido que pelo menos 14 colombianos tinham sofrido intoxicações após a ingestão de alimentos da ajuda humanitária que se encontra armazenada em Cúcuta, na Colômbia, onde espera autorização para passar a fronteira até à vizinha Venezuela.

Na altura, o representante chavista indicou que a informação tinha sido avançada por um diário local. O jornal em questão, o La Opinión de Cúcuta, já desmentiu, entretanto, a publicação de tal informação, que acabou por ser amplamente divulgada nas redes sociais.

Rodríguez acusou ainda Juan Guaidó de vender-se por 20 milhões de dólares. “Este rapaz saiu barato, nós vemos a farsa à direita. Felizmente são uma minoria”, acrescentou.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. O Presidente eleito, Nicolás Maduro, tem reiterando que não há fome no país, afirmando ainda que milhões de emigrantes procuram o país todos os anos.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou que a 23 de fevereiro entrará a ajuda humanitária no país. “A ajuda humanitária vai entrar [no paíse], sim ou sim [de qualquer maneira], o usurpador terá que ir-se (embora), sim ou sim, da Venezuela”, disse.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que anormaidade, sinceramente! Ao que a estupidez e a maldade humana chega. Maduro afirma que não há fome no seu país, que as 8 crianças que morreram por não haver medicamentos para as tratar (coisa tão simples como uma diarreia) fizeram isso de propósito. Meu Deus como é possível????
    E o mundo continua a acreditar nas historinhas do comunismo e do socialismo (que é um comunismo mais disfarçado) como a solução dos problemas todos. Engraçado que os países capitalistas são os mais ricos e onde há mais iniciativa privada, mais trabalho, maior qualidade de vida. Russia, Cuba, Venezuela são casos flagrantes de um nivel de vida miserável para quase todos, excepto os que estão no governo e quase sempre ligados a narcotrafico e outras actividades pouco lícitas.
    É lamentável que as pessoas contnuem a acreditar nestas patranhas socialistas e comunistas. O Mais engraçado de tudo é que depois querem atacar os Estados Unidos sendo que os Americanos têm muito para se ocupar na terra deles. Mais curioso ainda é que depois todos querem vir para cá (eu vivo nos Estados Unidos) pporque aqui realmente é a terra da iiberdade e das oportunidades.
    Quanto à Venezuela, conheço muito bem as histórias pois tenho família lá e sei das coisas de viva voz de quem vive todos os dias a miséria e o terror do comunismo. Há uma luz de esperança, estamos todos na expectativa que tudo se resolva da melhor forma e que aquele país volte a ser a “menina dos olhos de ouro” da America Latina que era antes do chavismo.
    Querem vomitar de raiva? Vejam as entrevistas daquele pessoal. Repugnante!

  2. Esta gente que lança tais boatos não devia ficar, eles sim, intoxicados por tais mentiras?
    O que lamento é que os comunistas lusitanos também ajudem à missa.

    • Imagine-se agora em 1975 se é que é dessa época, se o camarada Cunhal e sua esquadrilha tivessem tomado conta disto estaríamos agora pior que os venezuelanos em todos os sentidos!

  3. Hahahaaaaa!…
    A realidade na Venezuela ultrapassa a minha imaginação…
    O gajo (e o seu regime) não estão Maduros; estão mesmo podres!!…

  4. … Com a “ignorancióloga” como vice, formada pela universidade dos tótós e doutorada em “estupidologia”, o que se poderia esperar?

RESPONDER

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …