Dois atores egípcios criticaram o Presidente. “Traíram” a pátria e estão proibidos de atuar no país

U.S.-Islamic World Forum / Flickr

Khaled Abol Naga é um dos dois atores vetados no Egipto

Amr Waked e Khaled Abol Nagasão são dois atores egípcios que foram proibidos de atuar no país depois de terem sido acusados “de alta traição contra a nação e o povo egípcio” por criticarem publicamente Abdel Fattah al-Sisi.

Dois atores egípcios que vivem fora do país foram proibidos de exercer a sua arte no Egito por “alta traição” após criticarem publicamente o regime do Presidente, Abdel Fattah al-Sisi, anunciou esta quarta-feira o Sindicato de Atores egípcio.

Segundo o comunicado do Sindicato, Amr Waked e Khaled Abol Naga são acusados de “alta traição contra a nação e o povo egípcio” e de querem prejudicar “a segurança e a estabilidade do Egito”.

Em declarações à agência de notícias France-Presse, o presidente do Sindicato, Ashraf Zaki, indicou que “os dois atores não serão mais autorizados a atuar no Egito“. “A decisão proíbe qualquer pessoa de contratá-los”, acrescentou Zaki. No Twitter, os dois atores criticaram a decisão, que Waked descreve como “política” e Abol Naga como “precipitada”.

Os dois artistas, conhecidos pelas suas críticas ao poder egípcio e que participaram em vários filmes e séries de televisão no Egito e no estrangeiro, reuniram-se na segunda-feira com membros do Congresso dos Estados Unidos para discutirem a situação dos direitos humanos no país.

Desde que o Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, chegou ao poder, vários opositores, jornalistas e artistas foram presos. Recentemente, o escritor egípcio Alaa al-Aswani, afirmou ser “acusado num caso militar” pelas suas posições anti-Sisi.

Organizações não-governamentais locais e internacionais acusam regularmente o Egito de violar a repressão de vozes dissidentes e de violar os direitos humanos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.