Dois arintos e três alvarinhos são os melhores vinhos verdes de 2014

Os cinco melhores vinhos verdes da colheita 2014 são os arintos Quinta de Linhares e Modestu’s e os alvarinhos Dona Paterna, Quinta das Pereirinhas e Terras de Monção, foi anunciado esta noite no Porto.

A eleição dos melhores vinhos verdes é uma iniciativa anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, CVRVV, e os vencedores deste ano foram conhecidos durante um jantar-gala que teve lugar no Palácio da Bolsa.

Os cinco melhores receberam os prémios Best Of, a principal categoria deste concurso, e foram escolhidos por um “júri internacional composto por especialistas provenientes dos principais mercados de exportação”, de acordo com a CVRVV.

“Desde 2009 que a CVRVV inclui a categoria “Best Of” no concurso Melhores Verdes, destinada a promover um “Top 5″ alvo de maior divulgação e promoção internacional”, refere a própria Comissão em nota enviada à agência Lusa.

O vinho verde Quinta de Linhares é produzido numa quinta situada em Penafiel e o Modestu’s é feito com uvas da sub-região de Basto, ao passo que os alvarinhos Dona Paterna, Quinta das Pereirinhas e Terras de Monção vêm da sub-região de Monção e de Melgaço, que faz fronteira com a Galiza.

O concurso distinguiu com ouro 12 vinhos selecionados por um júri composto por representantes da Associação de Escanções de Portugal, de comissões vitivinícolas e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e por jornalistas e enólogos.

Nessa categoria, destaque para a Quinta de Gomariz, da sub-região do Ave, com dois vinhos eleitos, o Rosé Colheita Selecionada Padeiro e o Colheita Selecionada Alvarinho Regional Minho.

Curvos Branco Superior, Estreia Tinto, Messala Alvarinho, S. Caetano Escolha Arinto, Encostas de Caíz Grande Escolha Avesso, Quinta da Levada Azal, Quinta de Linhares Loureiro, Santa Cristina Trajadura, Muralhas de Monção Espumante Branco Bruto Alvarinho e Aguardente Ferreirinha são os outros premiados com ouro.

Foram ainda premiados com prata 17 vinhos entre “tintos, brancos, rosados, espumantes e aguardentes”, indicou ainda a CVRVV.

A entidade acrescenta que, “com mais de 250 referências inscritas, o concurso Melhores Verdes 2015 registou uma grande participação de vinhos monovarietais”, embora os lotes predominem, como acontece, tradicionalmente, na Região.

Para Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, “num ano em que se discute o novo regime de direitos de plantação e o alargamento do plantio, sendo que a Região dos Vinhos Verdes está a trabalhar com stocks esgotados, é urgente captar novos investimentos em novas vinhas” para que a produção e as vendas cresçam.

As exportações estão a ser a locomotiva comercial dos vinhos verdes. Têm uma quota que já ultrapassa 40%” da produção, destacou também. Manuel Pinheiro afirmou esperar que a meta dos 50 por cento seja alcançada até ao final desta década.

Os vinhos verdes estão presentes em “111 mercados”, adiantou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …