Centenas de pacientes internados em refeitórios e casas de banho no Hospital de Vila Franca de Xira

A Entidade Reguladora da Saúde alertou que o Hospital de Vila Franca de Xira teve, pelo menos durante quase quatro anos, centenas de pacientes internados em refeitórios e casas de banho.

Foram várias as queixas que chegaram à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que, depois de analisadas, foi confirmado que o Hospital de Vila Franca de Xira internou centenas de doentes em sítios inapropriados, como refeitórios e casas de banho.

De acordo com o Correio da Manhã, a sociedade gestora do hospital alegou que “estava previsto no âmbito dos planos de contingência em vigor” que os pacientes fossem internados nestes locais. Apesar disso, o regulador da Saúde concluiu que esta “não é uma medida excecional e não tem qualquer relação com o aumento da procura dos serviços do hospital”.

Os acontecimentos são relativos, pelo menos, ao período entre janeiro de 2015 e outubro de 2018, tendo o pico máximo de ocupação sido verificado num mês de agosto. Além disso, maior parte dos utentes eram relativos aos serviços cirurgia e ortopedia.

A ERS realçou que os pacientes foram internados em locais que “não foram construídos para esse efeito e que, por isso, não dispõem das mesmas condições que as restantes salas de enfermaria e internamento”.

Em sua defesa, o hospital justificou que apesar disso, “nenhum utente deixa de ter o tratamento que lhe é devido pelo facto de dispor de uma alocação temporariamente menos cómoda”.

Numa visita da Entidade Reguladora da Saúde ao hospital foi verificado que a sala de refeições não tinha portas, mesas de cabeceira nem cortinas separativas entre camas. Para piorar a situação, a distância entre camas era menor do que um metro e a distância entre as camas e as paredes era ainda mais baixa.

O estado daquele espaço, segundo a ERS, pode comprometer a “privacidade e dignidade” dos utentes, além de pôr em questão a qualidade dos cuidados médicos. O teto da sala de refeições estava também perfurado, comprometendo a higienização.

A reguladora condenou também o uso das casas de banho para o internamento dos pacientes, reconhecendo que a medida não respeita a dignidade das pessoas e que “não constitui uma boa prática do ponto de vista dos serviços prestados”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …