Centenas de pacientes internados em refeitórios e casas de banho no Hospital de Vila Franca de Xira

A Entidade Reguladora da Saúde alertou que o Hospital de Vila Franca de Xira teve, pelo menos durante quase quatro anos, centenas de pacientes internados em refeitórios e casas de banho.

Foram várias as queixas que chegaram à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que, depois de analisadas, foi confirmado que o Hospital de Vila Franca de Xira internou centenas de doentes em sítios inapropriados, como refeitórios e casas de banho.

De acordo com o Correio da Manhã, a sociedade gestora do hospital alegou que “estava previsto no âmbito dos planos de contingência em vigor” que os pacientes fossem internados nestes locais. Apesar disso, o regulador da Saúde concluiu que esta “não é uma medida excecional e não tem qualquer relação com o aumento da procura dos serviços do hospital”.

Os acontecimentos são relativos, pelo menos, ao período entre janeiro de 2015 e outubro de 2018, tendo o pico máximo de ocupação sido verificado num mês de agosto. Além disso, maior parte dos utentes eram relativos aos serviços cirurgia e ortopedia.

A ERS realçou que os pacientes foram internados em locais que “não foram construídos para esse efeito e que, por isso, não dispõem das mesmas condições que as restantes salas de enfermaria e internamento”.

Em sua defesa, o hospital justificou que apesar disso, “nenhum utente deixa de ter o tratamento que lhe é devido pelo facto de dispor de uma alocação temporariamente menos cómoda”.

Numa visita da Entidade Reguladora da Saúde ao hospital foi verificado que a sala de refeições não tinha portas, mesas de cabeceira nem cortinas separativas entre camas. Para piorar a situação, a distância entre camas era menor do que um metro e a distância entre as camas e as paredes era ainda mais baixa.

O estado daquele espaço, segundo a ERS, pode comprometer a “privacidade e dignidade” dos utentes, além de pôr em questão a qualidade dos cuidados médicos. O teto da sala de refeições estava também perfurado, comprometendo a higienização.

A reguladora condenou também o uso das casas de banho para o internamento dos pacientes, reconhecendo que a medida não respeita a dignidade das pessoas e que “não constitui uma boa prática do ponto de vista dos serviços prestados”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …