Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas.

A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia na Califórnia, à semelhança de uma outra pessoa que morreu também recentemente pelas mesmas razões. As restantes eram de estados norte-americanos com o Oregon, Indiana, Minnesota, Illinois e Kansas.

De acordo com o departamento de saúde do condado de Tulare, onde a vítima residia, “na origem da morte estiveram complicações relacionadas com o uso de cigarros eletrónicos”. Suspeita-se que a vítima “tenha morrido de uma doença pulmonar grave associada à inalação de vapor”, lê-se no comunicado emitido, citado pelo The Washington Post.

Tosse, dores no peito, dificuldade em respirar, náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e perda de peso são os sintomas detetados nos diferentes casos conhecidos. As autoridades já estão a investigar a possível associação com os cigarros eletrónicos, mas ainda não foi confirmada oficialmente como sendo responsável pela doença pulmonar e consequente morte repentina.

Muitos dos casos estão a ser detetados em jovens, mas as vítimas são todas adultos e idosos com problemas de saúde crónicos. Uma análise preliminar do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, reparou que a maioria dos consumidores usou compostos de canábis nos cigarros eletrónicos.

A morte é noticiada no mesmo dia em que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou que o estado vai gastar 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros) numa campanha para alertar para os riscos de inalar vapor e utilizar cigarros eletrónicos, destinada em particular aos jovens.

O governador da Califórnia afirmou, na mesma conferência de imprensa, que serão reforçados os esforços de fiscalização aos produtos falsificados. Poderão ser alteradas as regras em relação às mensagens que constam das embalagens, no sentido de reforçar os avisos sobre os malefícios de inalar vapor, e alterada, também, a política de impostos sobre estes produtos, afirmou ainda Gavin Newsom.

Até ao momento, foram registados na Califórnia três casos de doença pulmonar associada ao uso destes dispositivos. Contabilizando os restantes estados do país, esse número sobe para pelo menos 380, registados em 36 estados norte-americanos, de acordo com os últimos números disponibilizados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla original).

Na maioria dos casos, tinham sido utilizados, no passado, cigarros eletrónicos com THC (tetra-hidrocanabinol, componente psicoativo da cannabis). A investigação às mortes e às pessoas afetadas ainda vai a meio, ainda não foram determinadas causas ou quais os produtos que estão na origem das doenças pulmonares grave.

Donald Trump anunciou recentemente que a sua administração vai propor a proibição de milhares de sabores usados nos cigarros eletrónicos, por considerar que são necessárias “medidas fortes” para “proteger crianças inocentes dos potenciais riscos”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As tabaqueiras e as farmacêuticas são lobis muito fortes, fumei tabaco durante 35 anos, deixei de fumar quando experimentei o cigarro electrónico de vapor, já lá vão 5 anos, a minha tensão arterial, melhorou assim como a frequência cardíaca, recuperei o olfacto e o paladar, apesar de não fazer exercício regularmente, sou capaz de percorrer grandes distancias sem me sentir cansado. Acredito que existam pessoas que são alérgicas ao vapor, mas também existem pessoas que são sensíveis à poluição. Pelo que me diz respeito, melhorou a minha qualidade de vida substancialmente, por isso considero estas notícias alarmistas e desprovidas de validade cientifica.

    • Cuidado: casos/opiniões pessoais NADA tem de científico; antes pelo contrário!…
      Além disso, os cigarros electrónicos não são todo iguais (nem as pessoas)!

      • Exactamente, concordo consigo, os cigarros são diferentes e as pessoas também, mas observações feitas em titulo de notícia sem nada de cientifico também são inverdades, podem realçar sim o numero de pessoas que morreram no mesmo espaço de tempo com o tabaco, isso já é cientifico, eu falei no meu caso pessoal e garanto-lhe que cientificamente falei verdade, pois o meu bem estar não é ilusório

        • Acredito que o seu bem estar não seja ilusório, mas o resultado do seu “estudo” pessoal não é nada científico, começando logo pelo facto de ter apenas uma única “amostra”!…
          Sim, a notícia também não é nada “cientifica”; são apenas suspeitas que estão a ser estudadas.

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …