Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas.

A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia na Califórnia, à semelhança de uma outra pessoa que morreu também recentemente pelas mesmas razões. As restantes eram de estados norte-americanos com o Oregon, Indiana, Minnesota, Illinois e Kansas.

De acordo com o departamento de saúde do condado de Tulare, onde a vítima residia, “na origem da morte estiveram complicações relacionadas com o uso de cigarros eletrónicos”. Suspeita-se que a vítima “tenha morrido de uma doença pulmonar grave associada à inalação de vapor”, lê-se no comunicado emitido, citado pelo The Washington Post.

Tosse, dores no peito, dificuldade em respirar, náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e perda de peso são os sintomas detetados nos diferentes casos conhecidos. As autoridades já estão a investigar a possível associação com os cigarros eletrónicos, mas ainda não foi confirmada oficialmente como sendo responsável pela doença pulmonar e consequente morte repentina.

Muitos dos casos estão a ser detetados em jovens, mas as vítimas são todas adultos e idosos com problemas de saúde crónicos. Uma análise preliminar do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, reparou que a maioria dos consumidores usou compostos de canábis nos cigarros eletrónicos.

A morte é noticiada no mesmo dia em que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou que o estado vai gastar 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros) numa campanha para alertar para os riscos de inalar vapor e utilizar cigarros eletrónicos, destinada em particular aos jovens.

O governador da Califórnia afirmou, na mesma conferência de imprensa, que serão reforçados os esforços de fiscalização aos produtos falsificados. Poderão ser alteradas as regras em relação às mensagens que constam das embalagens, no sentido de reforçar os avisos sobre os malefícios de inalar vapor, e alterada, também, a política de impostos sobre estes produtos, afirmou ainda Gavin Newsom.

Até ao momento, foram registados na Califórnia três casos de doença pulmonar associada ao uso destes dispositivos. Contabilizando os restantes estados do país, esse número sobe para pelo menos 380, registados em 36 estados norte-americanos, de acordo com os últimos números disponibilizados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla original).

Na maioria dos casos, tinham sido utilizados, no passado, cigarros eletrónicos com THC (tetra-hidrocanabinol, componente psicoativo da cannabis). A investigação às mortes e às pessoas afetadas ainda vai a meio, ainda não foram determinadas causas ou quais os produtos que estão na origem das doenças pulmonares grave.

Donald Trump anunciou recentemente que a sua administração vai propor a proibição de milhares de sabores usados nos cigarros eletrónicos, por considerar que são necessárias “medidas fortes” para “proteger crianças inocentes dos potenciais riscos”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As tabaqueiras e as farmacêuticas são lobis muito fortes, fumei tabaco durante 35 anos, deixei de fumar quando experimentei o cigarro electrónico de vapor, já lá vão 5 anos, a minha tensão arterial, melhorou assim como a frequência cardíaca, recuperei o olfacto e o paladar, apesar de não fazer exercício regularmente, sou capaz de percorrer grandes distancias sem me sentir cansado. Acredito que existam pessoas que são alérgicas ao vapor, mas também existem pessoas que são sensíveis à poluição. Pelo que me diz respeito, melhorou a minha qualidade de vida substancialmente, por isso considero estas notícias alarmistas e desprovidas de validade cientifica.

    • Cuidado: casos/opiniões pessoais NADA tem de científico; antes pelo contrário!…
      Além disso, os cigarros electrónicos não são todo iguais (nem as pessoas)!

      • Exactamente, concordo consigo, os cigarros são diferentes e as pessoas também, mas observações feitas em titulo de notícia sem nada de cientifico também são inverdades, podem realçar sim o numero de pessoas que morreram no mesmo espaço de tempo com o tabaco, isso já é cientifico, eu falei no meu caso pessoal e garanto-lhe que cientificamente falei verdade, pois o meu bem estar não é ilusório

        • Acredito que o seu bem estar não seja ilusório, mas o resultado do seu “estudo” pessoal não é nada científico, começando logo pelo facto de ter apenas uma única “amostra”!…
          Sim, a notícia também não é nada “cientifica”; são apenas suspeitas que estão a ser estudadas.

RESPONDER

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …