Documentos secretos revelam que Movimento Cinco Estrelas foi financiado pelo chavismo

ABr

Em 2010, quando Hugo Chávez era Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, que ainda era ministro dos Negócios Estrangeiros, autorizou um financiamento de 3,5 milhões de euros ao Movimento Cinco Estrelas, ao qual pertencem alguns ministros do governo de coligação italiano de Giuseppe Conte.

De acordo com o jornal espanhol ABC, que teve acesso a documentos secretos da Direção Geral de Espionagem Militar venezuelana, o dinheiro, que foi enviado numa mala para o consulado venezuelano em Milão, foi intermediado por Gian Carlo di Martino, cônsul da Venezuela em Itália, que entregou o dinheiro a Gianroberto Casaleggio, co-fundador do partido ao lado de Beppe Grillo.

Segundo os documentos, o dinheiro foi enviado “de maneira segura e secreta através de mala diplomática” e saiu dos fundos de reserva geridos pelo então ministro do Interior, Tareck el Aissami, ex-vice-presidente da Venezuela acusado de tráfico de drogas e corrupção nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Quando chegou ao consulado, a mala foi encontrada por um funcionário diplomático que relatou a descoberta a Hugo Carvajal, diretor-geral da espionagem militar em 2010 e suspeito de narcotráfico. Segundo a ABC, “foram dadas instruções verbais ao nosso funcionário em Itália para não continuar a relatar o assunto, o que poderia tornar-se um problema diplomático”.

Apesar de nunca ter verbalizado o aparente apoio ao chavismo, durante as eleições em Itália, o Movimento Cinco Estrelas já tinha sido criticado.

Tal como o Chipre e a Eslováquia, Itália não reconhece Juan Guaidó como Presidente da Venezuela. “Não consideramos conveniente apressarmo-nos em reconhecer investiduras que, de qualquer forma, não passaram por um processo eleitoral”, disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte, em 2019.

Manlio di Stefano, sub-secretário do Ministério de Assuntos Exteriores e membro do Movimento, justificou que Itália não reconhece Juan Guaidó porque é “totalmente contra o facto de um país ou um grupo de países terceiros poder determinar as políticas internas de outro país”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então?… Qual é o problema? Só os EUA é que podem financiar, proteger e armar os regimes que lhes interessam? A Venezuela não pode? Realmente… Parece que há países que nasceram para sofrer e andar. A Venezuela além de já levar com as sanções todas e mais umas por ser de esquerda, ainda tem de ser criticada quando apoia aliados ideológicos.

    Eu nem gosto do Maduro mas, o guaidó de certeza que não tem mais legitimidade do que ele e nunca foi eleito para substituir Maduro. Está tudo trocado da cabeça no que respeita à Venezuela: Um país cujo governo parece que está proibido pelo mundo, de ser de esquerda. Um país que não pode eleger os seus líderes democráticamente sem ter tentativas de golpe de estado por parte dos EUA. Um país cujos cidadãos elegem um lider para depois o mundo, gente que nem vive no país, lhes tentar impingir outro líder. E agora pasme-se… Não pode doar dinheiro a quem quiser, a Venezuela.

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …