Documentário da Amazon afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar.

Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que é dito na Bíblia. O documentário está cheio de animações e imagens de arquivo, sem entrevistas a especialistas ou imagens originais, acompanhadas por um narrador.

Embora tenha mais de dois anos, o documentário, realizado por Philip Gardiner, ganhou agora mediatismo, com várias publicações mundiais a destacarem não só as declarações mais polémicas do filme, como a teoria em torno da história de Jesus.

“E em relação a essa pessoa, Jesus?”, pergunta o narrador durante o filme. “Era real? Foi inventada? Seria um alienígena?”, continua. Segundo a Bible Conspiracies, a história de Jesus Cristo, narrada no Novo Testamento, conta, na verdade, a vida do filósofo grego Apolónio de Tiana, que viveu entre os anos 15 e 100 d.C.

O documentário, de acordo com a Visão, argumenta que Apolónio, descrito como um homem que ganhou imensos fãs e que, alegadamente, realizava milagres, era exatamente a pessoa de quem a Bíblia fala, Jesus Cristo.

Para sustentar esta ideia, o filme sugere que Apolónio de Tiana tinha vários monumentos, enquanto “nenhuma estátua ou templo foram erguidos por Jesus Cristo“. Além disso, argumenta que os cristãos primitivos ocultaram detalhes de supostos milagres realizados por Apolónio porque a sua preocupação maior era criar a ideia de um Cristo com a sua “própria vida factual”.

“Há evidências que provam que Apolónio existiu”, diz o narrador. Pelo contrário,continua, “ninguém pode dizer com convicção que Jesus era uma pessoa real”. A afirmação de que Jesus não existiu genuinamente já que não há evidências que sustentem essa ideia, não faz sentido para vários especialistas.

Ao The Independent, Simon Gathercole, professor de Estudos do Novo Testamento da Universidade de Cambridge, disse que Apolónio de Tiana foi uma figura muito conhecida, que frequentemente fazia comparações com Jesus, mas que não há, nem houve, qualquer dúvida relativamente à existência de Cristo.

Não há dúvida de que Jesus era judeu e não grego”, afirma. Contrariando completamente os argumentos apresentados no documentário, o especialista defende a possibilidade de que a primeira biografia de Apolónio possa ter relatos de acontecimentos da vida de Jesus Cristo.

“A biografia de Apolónio foi escrita quase 200 anos depois das cartas de Paulo, quando os evangelhos eram já muito conhecidos”, referiu o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …