Documentário da Amazon afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar.

Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que é dito na Bíblia. O documentário está cheio de animações e imagens de arquivo, sem entrevistas a especialistas ou imagens originais, acompanhadas por um narrador.

Embora tenha mais de dois anos, o documentário, realizado por Philip Gardiner, ganhou agora mediatismo, com várias publicações mundiais a destacarem não só as declarações mais polémicas do filme, como a teoria em torno da história de Jesus.

“E em relação a essa pessoa, Jesus?”, pergunta o narrador durante o filme. “Era real? Foi inventada? Seria um alienígena?”, continua. Segundo a Bible Conspiracies, a história de Jesus Cristo, narrada no Novo Testamento, conta, na verdade, a vida do filósofo grego Apolónio de Tiana, que viveu entre os anos 15 e 100 d.C.

O documentário, de acordo com a Visão, argumenta que Apolónio, descrito como um homem que ganhou imensos fãs e que, alegadamente, realizava milagres, era exatamente a pessoa de quem a Bíblia fala, Jesus Cristo.

Para sustentar esta ideia, o filme sugere que Apolónio de Tiana tinha vários monumentos, enquanto “nenhuma estátua ou templo foram erguidos por Jesus Cristo“. Além disso, argumenta que os cristãos primitivos ocultaram detalhes de supostos milagres realizados por Apolónio porque a sua preocupação maior era criar a ideia de um Cristo com a sua “própria vida factual”.

“Há evidências que provam que Apolónio existiu”, diz o narrador. Pelo contrário,continua, “ninguém pode dizer com convicção que Jesus era uma pessoa real”. A afirmação de que Jesus não existiu genuinamente já que não há evidências que sustentem essa ideia, não faz sentido para vários especialistas.

Ao The Independent, Simon Gathercole, professor de Estudos do Novo Testamento da Universidade de Cambridge, disse que Apolónio de Tiana foi uma figura muito conhecida, que frequentemente fazia comparações com Jesus, mas que não há, nem houve, qualquer dúvida relativamente à existência de Cristo.

Não há dúvida de que Jesus era judeu e não grego”, afirma. Contrariando completamente os argumentos apresentados no documentário, o especialista defende a possibilidade de que a primeira biografia de Apolónio possa ter relatos de acontecimentos da vida de Jesus Cristo.

“A biografia de Apolónio foi escrita quase 200 anos depois das cartas de Paulo, quando os evangelhos eram já muito conhecidos”, referiu o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …