Graças a uma doação, o Chile terá agora uma rede de parques nacionais do tamanho da Suíça. Kristine McDivitt, viúva do magnata norte-americano Douglas Tompkins, doou 407.625 hectares de terra ao governo chileno para a criação de uma área de conservação.
Co-fundador da marca de roupas e artigos desportivos The North Face, Tompkins morreu em 2015, aos 72 anos, após um acidente de caiaque na Patagónia.
A presidente do país, Michelle Bachelet, e Kristine McDivitt assinaram o acordo para transferência dos terrenos, que farão parte da futura Rede de Parques Nacionais da Patagônia.
Os terrenos em questão – “a maior doação de terras privadas da história”, segundo a família Tompkins – serão usados para abrigar três parques nacionais, Pumalin, Melimoyu e Patagónia. Além disso, três parques existentes serão ampliados: Hornopirén, Corcovado e Isla Magdalena.
Os seis parques fazem parte dos 17 que vão compor a Rede de Parques Nacionais da Patagónia, cuja criação oficial ainda está pendente. Até agora, só existe um protocolo de intenção.
As terras estão localizadas nas regiões de Los Lagos, Aysén, Magalhães e Antártica Chilena, e estendem-se por mais de 2 mil quilómetros, de Puerto Montt até Cabo de Hornos, no extremo sul do Chile.
Segundo Bachelet, “a rede protegerá 4,5 milhões de hectares de biodiversidade“, ou seja, uma área do tamanho da Suíça.
A magnitude da doação não é por acaso. Douglas Tompkins acreditava que a conservação, para ser eficaz, precisava de ser “grande, selvagem, conectada”.
“É um grande dia para o Chile! A visão dos Tompkins, somada à vontade do Estado, vão criar a Rede de Parques Nacional da Patagónia”, disse Bachelet no Twitter.
A presidente acrescentou tratar-se do “maior projeto de parques terrestres desde 1960″ no Chile e um passo para preservar a “vasta fonte de biodiversidade do país.”
Kristine Divitt ofereceu as terras ao governo de Chile em janeiro de 2016, um mês após a morte de Tompkins. Desde então, os dois lados estavam em processo de negociação para chegar a um acordo sobre as condições da doação.
O acordo de transferência foi assinado no Parque Pumalin, na região de Los Lagos, no sul do Chile.
ZAP // BBC