Comunistas vão sair à rua em campanha pela saída do Euro

-

Em moldes semelhantes a uma verdadeira campanha eleitoral, com manifestações de rua e comícios, o Partido Comunista vai pôr em marcha um movimento a favor da saída de Portugal da Zona Euro e da renegociação da dívida.

Esta iniciativa do PCP, divulgada pelo Público, prevê a distribuição de folhetos, a colocação de outdoors e de cartazes e a realização de sessões de debate em empresas e universidades por todo o país.

Prevê-se igualmente o agendamento de manifestações nas ruas e de comícios, bem como a apresentação de iniciativas legislativas na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, conforme revela ao jornal o membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Vasco Cardoso.

Este elemento nota que não há uma data concreta para o arranque da campanha, mas refere que as preparações vão começar já neste mês de Janeiro.

“O PCP vai insistir na necessidade da realização de uma conferência intergovernamental sobre a renegociação da dívida pública e na consignação, no orçamento europeu, de uma compensação para os Estados-membros que queiram sair do Euro por comprovadamente a moeda única lhes ter trazido consequências negativas”, refere.

Depois do referendo de 23 de Junho que ditou a saída do Reino Unido da Zona Euro – o chamado Brexit -, fala-se de uma onda anti-Europa. Mas os comunistas garantem que esta campanha pelo Portugexit não visa aproveitar esse descontentamento com as políticas da União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo carece de rigor. O Reino Unido nunca saiu do Euro pela simples razão de que nunca lá entrou. O Reino Unido decidiu sim – em referendo consultivo, sublinhe-se – sair da União Europeia.
    Obviamente que Portugal não se pode comparar, em dimensão económica e em capacidade de influência, ao Reino Unido.
    A Europa tem feito muitas asneiras e tornou-se um império financeiro e de domínio do grande capital, mas a pouca influência que podemos exercer é mais fácil de concretizar lá dentro do que se nos pusermos de fora
    Sejamos claros: nas atuais circunstâncias, Portugal sair do euro acarretará como consequência a saída da União Europeia.
    Portugal não é o Reino Unido nem os EUA, nem uma eventual França de Marine Le Pen (cruzes canhoto).
    Não só os demais estados membros da União Europeia se estarão marimbando para compensações financeiras por Portugal voltar ao escudo e até se rirão de nós, como o nosso País não se pode dar ao luxo de se pôr fora, sob pena de se tornar um estado que não conta e que será ignorado no mundo, inclusive no de expressão portuguesa. Ou alguém duvida que a (pequena) atenção que dão a Portugal no mundo é devida ao facto do nosso país fazer parte do euro e da União Europeia, com todos os problemas que as instituições europeias têm?

    • Caro Luís,
      em tudo subscrevo o que aqui escreveu, mas achei que devia reforçar a falta de rigor por estas bandas é banal. Desde incoerências a imprecisões, traduções literais e erradas de artigos de outras fontes, passando por algo que é absurdo: cada frase é um parágrafo.
      Assim sendo, a frase “(…)a saída do Reino Unido da Zona Euro – o chamado Brexit -, fala-se(…)” é incorrecta pois o Reino Unido nunca fez parte da Zona Euro pois não partilhou em momento algum da união monetária. O Brexit é referente ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia, isso sim.
      Cumprimentos,

  2. Que Artigo!
    Estes comunistas do PCP são Loucos, nem os comunistas extremistas do Syriza da Grécia queriam a saída do Euro.
    Nem com a ameaça da EU que iria sair do euro e voltariam ao Dracma que os do Syriza pensaram uma só vez em abandonar o Euro.
    Como é que o ”nosso querido camarada” Jerónimo e co° esta sugerindo e querendo uma coisa destas para o nosso pequeno Portugal.
    Quem quer voltar a receber os Salários, Pagamentos e pensões em Escudos?
    Quem quer voltar a trocar os Escudos pelo Euro para viajar para a Eurolândia ?
    Ui ui… se começa-se 1 escudo = 1 Euro era só a primeira hora até a desvalorização atingir limites catastróficos e ser necessário
    Como a política do PCP não tem pés nem cabeça em uma Europa Unida como a nossa, este protesto e manifestação é só para chamar a atenção do Zé Povinho para que todos fiquem a tremer… é Idiota quem não vê as coisas e a realidade e vai protestar com eles para a rua.
    Depois dizem que querem o bem do país… Aberração!!!
    Até parecem com o Kim Jong Un da Correia do Norte a fazer as birras dele para chamar a atenção do Mundo.

    NOTA: tem razão em algumas coisas na política… mas neste ponto. Épa… calem a boca.
    Sem mais comentários!!!

  3. Que irresponsabilidade a desta esquerdalha! É por estas e por outras
    que ninguém já acredita em nós. E como consequência aí temos mais uma subida nos
    juros que pagamos. Que miséria de políticos!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Os comunistas com os quais não costumo pactuar, não deixam neste caso de ter alguma razão o problema é que agora será talvez demasiado tarde e o mal foi mesmo termos entrado no euro tal como outros países mais ou menos dentro das nossas condições económicas, muito provavelmente o euro acabará por sucumbir mais cedo do que aquilo que muitos esperam.

  5. Têm que arranjar sempre algo para sair à rua.
    Desta vez já não são as portagens que os faz sair à rua, até subiram com o apoio desta rapaziada, que antes nos fez sair à rua para acabar com elas.
    Não concordam, mas aprovam e o povo fica contente.
    Votam a favor dessas leis que são aprovadas com a sua concordância, mas dizem-nos que não concordam com elas e ficamos todos contentes.
    Lembram-se da frase do do Sr Jerónimo “Amor com amor se paga”
    É esta a maneira de governar desta malta o que defendiam agora concordam porque “Amor com Amor se paga” como afirmou o Sr Jerónimo.
    A minha revolta è maior, porque cheguei a votar nesta rapaziada.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …