Divulgada gravação da professora: “Juro que te racho a cabeça”

A professora que foi apanhada, numa gravação efectuada pelo pai de uma criança de 7 anos, a insultar e a ameaçar os alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Básico vai ser alvo de um processo de inquérito.

O agrupamento de escolas Sá de Miranda, em Braga, anunciou que vai abrir “de imediato” um inquérito para analisar o caso de alegados maus tratos protagonizado por uma professora da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, a crianças da faixa etária dos sete anos.

A informação foi confirmada pelo Correio da Manhã junto da directora do agrupamento.

A professora foi gravada a insultar e a ameaçar as crianças na sala de aulas, depois de o pai de uma delas ter colocado um gravador na mochila da filha.

A CMTV divulgou entretanto o teor da gravação, que se pode ouvir acima, onde a professora fala com as crianças quase sempre aos gritos e com frases como “Está calado ou racho-te a cabeça! Deixa-te de treta, juro que te racho, malcriadão!

O pai que registou a conversa já anunciou que vai apresentar queixa-crime, mas há pais que estão do lado da professora de 51 anos que também é a directora da EB1 da Ortigueira.

Há encarregados de educação que consideram que “o assunto está a ser exagerado”, cita o Correio da Manhã.

ZAP

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Fico estupefacta por verificar que há pais que acham que o assunto está a ser exagerado. Acham normal que tratem as crianças, tão pequenas, dessa forma? E por uma professora? Como querem que as crianças gostem da escola? Essas crianças devem sentir TERROR quando vão para as escola.
    Apoio totalmente a atitude desse pai. E a pessoa não tem perfil para ser professora. Definitivamente, devia ser afastada do ensino.

  2. Vou pensar melhor se devo fazer queixa-crime também à minha professora! mas tenho um problema não tenho gravação nenhuma, no meu tempo não havia. Mas uma coisa é certa ela rachou-me a cabeça, e não foi uma só vez, com 85 anos será que o Juiz a condenará?

  3. É evidente que hoje em dia também se sofre do exagero oposto, com alunos a desrespeitar e até agredir professores. Mas o que esta professora está a fazer é um abuso… uma barbaridade. Isto nem no meu tempo em que havia professoras a dar réguadas!..

    Eu acho que tem de haver um meio termo e este é um exemplo perfeito de abuso por parte de uma professora que só o faz por ser directora da escola. Outro professor teria pánico de ser despedido só de levantar um bocadinho o tom ao aluno(a)… Mas esta como é directora, achou que não se lixava.

  4. …no mínimo, despedimento, obrigatoriedade de passar a mais de 5km afastada de qualquer escola… como é possível permitir uma %#$”$ daquelas a leccionar? que agrupamento é este que permite este tipo de comportamento??? tantas questões…..fonix

  5. Que louca!!
    Deve pensar que está na tropa!!
    .
    Este tratamento está correcto, mas é se for aplicado aos pais de certos alunos (não aos miúdos)”

  6. Sou Professor e sou PAI,…isto envergonha qualquer um! Se está sem capacidades, meta Baixa!!! E…Diretora??? Uma vergonha para o ensino!!!

  7. Se esta professora se deixasse estar quietinha, deixasse correr o mel e no fim do ano desse notas altas aos meninos já era a melhor do mundo. Mas como tem uma atitude interventiva já tem todos os defeitos. É assim que estes alunos superprotegidos vão andar a sustentar-se de mesadas paternas até aos quarenta anos.

    • está certo, porque incutir medo em crianças para elas “aprenderem” é o melhor não é? uma grande e boa atitude “interventiva” para mim é mais coerciva..

  8. É assim mesmo .
    Educação a maneira antiga .
    Pena é não dar reguadas nas mãos fez mal a alguem na década de 80 e 90 ?
    E com a cana na cabeça ?
    E os castigos que até mijavamos nas calças ?
    No entanto tenho muito carinho e apreço pelas professoras que tive.
    Porque será ?

    Hoje em dia tudo é exagerado para muita gente , é por isso que a cultura e o valores se vão perdendo .

  9. tenho pena dos pais ,que acham que a professora tem razão porque se um dia deste algum se suicidar, como ja aconteceu neste agrupamento .talvês nessa altura percebam alguns erros deixados para traz.E nos anos 70 ,80,90 eram deste genero nao tenho saudades pelo contrario ,desejo que não se repitam .A professora não tem desculpa

  10. Gosto dos comentários de pessoas que ainda apoiam esta professora, porque no seu tempo levavam réguadas e com a cana… por isso é que ficaram idiotas e energumenos para o resto da vida. Esta velhada do século passado que perdeu os neurónios nas escolas Salazaristas que por “mijarem nas calças por culpa dos castigos daquele tempo” acha que isto é uma atitude correta de uma directora com crianças de 7 anos. Enfim, é este o nível deste país… pessoas que não evoluíram com o tempo. E a educação que receberam foi tão boa que hoje são todos gente de bem (sarcasmo)…
    Quanto a esta pseudo-professora/directora, bem, falta de peso (vocês percebem).
    Os valores perdem-se quando uma sociedade supostamente civilizada tolera comportamentos destes por parte de certos professores “porque no meu tempo era pior e eu calava-me”. A sociedade evolui, para tristeza de muito Salazarista.

  11. Depois de lhe partir os dentinhos todos, ai dela que não falasse para pedir desculpa.
    E esta gravação seria guardada por mim, pois isto não serve para a justiça, fazia eu justiça.

    • São crianças com pais como você que chegam à escola e maltratam os professores. Tenha vergonha na cara quando diz em público uma obscenidade dessas.

  12. Ah santos tb levei algumas mas olhe k a professora não se ficava a rir ,não queira saber o prejuízo que ela tinha de peneus kkkkkk

  13. Os professores gritar ou falarem alto por vezes é necessário, pois não é fácil controlar uma média de 20 alunos. Castigar – concordo. Pois por vezes os próprios pais não sabem ou não conseguem educar/lidar com os filhos. Por isso a escola, além do ensino, devia ter uma disciplina obrigatória sobre EDUCAÇÂO. (Porque nós somos um país muito mal educado).
    Agora BATER e CHAMAR DE NOMES aos alunos!? Por favor, é INADMISSÍVEL.

RESPONDER

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …