Divulgada gravação da professora: “Juro que te racho a cabeça”

A professora que foi apanhada, numa gravação efectuada pelo pai de uma criança de 7 anos, a insultar e a ameaçar os alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Básico vai ser alvo de um processo de inquérito.

O agrupamento de escolas Sá de Miranda, em Braga, anunciou que vai abrir “de imediato” um inquérito para analisar o caso de alegados maus tratos protagonizado por uma professora da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, a crianças da faixa etária dos sete anos.

A informação foi confirmada pelo Correio da Manhã junto da directora do agrupamento.

A professora foi gravada a insultar e a ameaçar as crianças na sala de aulas, depois de o pai de uma delas ter colocado um gravador na mochila da filha.

A CMTV divulgou entretanto o teor da gravação, que se pode ouvir acima, onde a professora fala com as crianças quase sempre aos gritos e com frases como “Está calado ou racho-te a cabeça! Deixa-te de treta, juro que te racho, malcriadão!

O pai que registou a conversa já anunciou que vai apresentar queixa-crime, mas há pais que estão do lado da professora de 51 anos que também é a directora da EB1 da Ortigueira.

Há encarregados de educação que consideram que “o assunto está a ser exagerado”, cita o Correio da Manhã.

ZAP

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. Fico estupefacta por verificar que há pais que acham que o assunto está a ser exagerado. Acham normal que tratem as crianças, tão pequenas, dessa forma? E por uma professora? Como querem que as crianças gostem da escola? Essas crianças devem sentir TERROR quando vão para as escola.
    Apoio totalmente a atitude desse pai. E a pessoa não tem perfil para ser professora. Definitivamente, devia ser afastada do ensino.

  2. Vou pensar melhor se devo fazer queixa-crime também à minha professora! mas tenho um problema não tenho gravação nenhuma, no meu tempo não havia. Mas uma coisa é certa ela rachou-me a cabeça, e não foi uma só vez, com 85 anos será que o Juiz a condenará?

  3. É evidente que hoje em dia também se sofre do exagero oposto, com alunos a desrespeitar e até agredir professores. Mas o que esta professora está a fazer é um abuso… uma barbaridade. Isto nem no meu tempo em que havia professoras a dar réguadas!..

    Eu acho que tem de haver um meio termo e este é um exemplo perfeito de abuso por parte de uma professora que só o faz por ser directora da escola. Outro professor teria pánico de ser despedido só de levantar um bocadinho o tom ao aluno(a)… Mas esta como é directora, achou que não se lixava.

  4. …no mínimo, despedimento, obrigatoriedade de passar a mais de 5km afastada de qualquer escola… como é possível permitir uma %#$”$ daquelas a leccionar? que agrupamento é este que permite este tipo de comportamento??? tantas questões…..fonix

  5. Que louca!!
    Deve pensar que está na tropa!!
    .
    Este tratamento está correcto, mas é se for aplicado aos pais de certos alunos (não aos miúdos)”

  6. Sou Professor e sou PAI,…isto envergonha qualquer um! Se está sem capacidades, meta Baixa!!! E…Diretora??? Uma vergonha para o ensino!!!

  7. Se esta professora se deixasse estar quietinha, deixasse correr o mel e no fim do ano desse notas altas aos meninos já era a melhor do mundo. Mas como tem uma atitude interventiva já tem todos os defeitos. É assim que estes alunos superprotegidos vão andar a sustentar-se de mesadas paternas até aos quarenta anos.

    • está certo, porque incutir medo em crianças para elas “aprenderem” é o melhor não é? uma grande e boa atitude “interventiva” para mim é mais coerciva..

  8. É assim mesmo .
    Educação a maneira antiga .
    Pena é não dar reguadas nas mãos fez mal a alguem na década de 80 e 90 ?
    E com a cana na cabeça ?
    E os castigos que até mijavamos nas calças ?
    No entanto tenho muito carinho e apreço pelas professoras que tive.
    Porque será ?

    Hoje em dia tudo é exagerado para muita gente , é por isso que a cultura e o valores se vão perdendo .

  9. tenho pena dos pais ,que acham que a professora tem razão porque se um dia deste algum se suicidar, como ja aconteceu neste agrupamento .talvês nessa altura percebam alguns erros deixados para traz.E nos anos 70 ,80,90 eram deste genero nao tenho saudades pelo contrario ,desejo que não se repitam .A professora não tem desculpa

  10. Gosto dos comentários de pessoas que ainda apoiam esta professora, porque no seu tempo levavam réguadas e com a cana… por isso é que ficaram idiotas e energumenos para o resto da vida. Esta velhada do século passado que perdeu os neurónios nas escolas Salazaristas que por “mijarem nas calças por culpa dos castigos daquele tempo” acha que isto é uma atitude correta de uma directora com crianças de 7 anos. Enfim, é este o nível deste país… pessoas que não evoluíram com o tempo. E a educação que receberam foi tão boa que hoje são todos gente de bem (sarcasmo)…
    Quanto a esta pseudo-professora/directora, bem, falta de peso (vocês percebem).
    Os valores perdem-se quando uma sociedade supostamente civilizada tolera comportamentos destes por parte de certos professores “porque no meu tempo era pior e eu calava-me”. A sociedade evolui, para tristeza de muito Salazarista.

  11. Depois de lhe partir os dentinhos todos, ai dela que não falasse para pedir desculpa.
    E esta gravação seria guardada por mim, pois isto não serve para a justiça, fazia eu justiça.

    • São crianças com pais como você que chegam à escola e maltratam os professores. Tenha vergonha na cara quando diz em público uma obscenidade dessas.

  12. Ah santos tb levei algumas mas olhe k a professora não se ficava a rir ,não queira saber o prejuízo que ela tinha de peneus kkkkkk

  13. Os professores gritar ou falarem alto por vezes é necessário, pois não é fácil controlar uma média de 20 alunos. Castigar – concordo. Pois por vezes os próprios pais não sabem ou não conseguem educar/lidar com os filhos. Por isso a escola, além do ensino, devia ter uma disciplina obrigatória sobre EDUCAÇÂO. (Porque nós somos um país muito mal educado).
    Agora BATER e CHAMAR DE NOMES aos alunos!? Por favor, é INADMISSÍVEL.

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …