/

Dívida pública sobe 2,3 mil milhões de euros no arranque de 2020

Tiago Petinga / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A dívida pública subiu 2,3 mil milhões de euros em janeiro de 2020, chegando aos 251,1 mil milhões de euros. O Banco de Portugal justifica o aumento com o acréscimo dos títulos de dívida.

Dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal revelam que a dívida pública subiu para 251,1 mil milhões de euros em janeiro, representando um aumento de 2,3 mil milhões de euros relativamente a dezembro de 2019. Este é o valor mais alto desde setembro do ano passado.

“Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, que foi parcialmente compensado pela redução de certificados do Tesouro”, lê-se no relatório divulgado pelo BdP.

Por sua vez, os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,9 mil milhões de euros, “pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 500 milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros”.

O Jornal de Negócios noticia ainda que o banco central atualizou o rácio da dívida pública face ao PIB no final de 2019 de 118,2% para 117,7%. O peso do endividamento fica abaixo da previsão de 118,9% do PIB feita pelo Governo.

O aumento do endividamento público justifica-se pela habitual emissão sindicada de longo prazo do IGCP, que angariou 4 mil milhões de euros. Além disso, foram emitidos 1.750 milhões de euros a curto prazo. O Negócios informa que a dívida pública é influenciada por vários fatores temporários em cada mês, o que pode explicar esta subida no início do ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.