//

Dívida pública diminui para 251 mil milhões de euros em julho

Manuel De Almeida / Lusa

O primeiro-ministro António Costa e o ministro das Finanças Mário Centeno.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que interessa a Bruxelas, baixou 187 milhões de euros em julho deste ano para os 251 mil milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal (BdP) o decréscimo deveu-se à redução dos títulos de dívida.

A dívida pública situou-se em 251 mil milhões de euros em Julho, diminuindo 0,2 mil milhões de euros face a junho, divulgou o Banco de Portugal (BdP) nesta segunda-feira. De acordo com o BdP, para esta diminuição contribuiu essencialmente a redução dos títulos de dívida.

Segundo os dados disponibilizados pelo banco central, foi nos títulos e empréstimos de curto prazo que o endividamento público baixou em julho. Já os títulos de longo prazo e os valores em numerário e em depósitos subiram nesse mês, avança o Jornal de Negócios.

Foram concedidos 68,6 mil milhões de euros em empréstimos, uma redução de 5,289 mil milhões de euros. Nos empréstimos a curto prazo verificou-se uma redução de 184 milhões de euros em relação ao mês de junho, enquanto os empréstimos a longo prazo registaram uma redução de 52 milhões de euros.

Após ter atingido em maio o valor mais alto   pelo menos desde 2007 , situando-se nos 252,5 milhões de euros, a dívida pública recuou nos dois meses seguintes: diminuiu 5,6 mil milhões de euros em junho e 0,2 mil milhões de euros em julho.

Segundo o banco central, os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 0,9 mil milhões de euros em julho, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um aumento de 0,7 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,5 mil milhões de euros.

Contudo, ainda que o valor da dívida pública aumente, o seu peso total na economia tem apresentado uma quebra devido ao crescimento positivo do PIB, refere o Jornal Económico. Os dados mostram que a dívida pública teve um peso de 122,5% no PIB, no final do segundo trimestre, sendo que no fim do primeiro trimestre se fixou em 125,1%.

O Jornal Eco nota por seu turno que o valor da dívida tinha caído de maio para junho para os 246,9 mil milhões de euros, mas uma revisão das regras pelo Eurostat obrigou todos os países a incluírem na dívida calculada, na ótica de Maastricht, os juros capitalizados dos certificados de aforro, fazendo com que a dívida pública subisse para os 251,2 mil milhões de euros.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.