Dezasseis distritos em Portugal sob aviso vermelho devido a risco de incêndio

Paulo Cunha / EPA

Homem a salvar uma ovelha no incêndio em Leiria.

A massa de ar quente e seco do norte de África continuará a atingir Portugal até sexta-feira. Nas últimas horas, várias aldeias foram evacuadas. Há 16 distritos sob aviso vermelho.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, em Pombal, no distrito de Leiria, era o fogo que mais proecupava os bombeiro hoje, às 07h00, segundo o comandante Paulo Santos, da proteção civil.

“A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos”, disse à Lusa o comandante Paulo Santos.

Num ponto de situação feito à Lusa por volta das 07h00, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) destacou também o incêndio que deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, no distrito de Faro, às 23:30 e que mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos.

“Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reativações, mas não temos informação de feridos durante a noite”, garantiu.

O comandante Paulo Santos destacou também um incêndio que deflagrou em Monte Novo, no concelho de Serpa, distrito de Beja, que mobiliza 85 operacionais, com o apoio de 32 veículos e que já está em resolução.

O oficial da ANEPC disse também que vai ser feita uma avaliação junto dos teatros de operações para fazer um balanço do combate durante a noite e nas próximas horas devem ser ativados meios aéreos para ajudar no combate.

De acordo com dados disponíveis no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam em curso 11 incêndios, por volta das 07h00, que mobilizavam 1.357 operacionais, com o apoio de 402 veículos.

Às 07h:20, mais de dois mil operacionais combatiam 46 incêndios — entre fogos em curso, resolução e conclusão — com o auxílio de 785 veículos.

16 distritos sob aviso vermelho

Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00h de quinta-feira sob aviso vermelho, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Os distritos de Viana do Castelo e Faro escapam ao vermelho, mas estão sob aviso laranja e amarelo, respetivamente, até às 18h de quinta-feira, também por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Quase todos os concelhos dos 18 distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo ou muito elevado de incêndio rural.

O primeiro-ministro estará hoje em Vila de Rei, um dos concelhos com maior mancha florestal do país, para alertar em relação ao risco de incêndios nos terrenos abandonados e para acentuar a importância da informação cadastral.

António Costa vai participar a partir das 10:00 numa sessão de apresentação de balanço do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi), numa semana em que se preveem temperaturas muito altas e um elevado risco de fogos em quase todo o território continental.

Nesta sessão, segundo fonte do executivo, o primeiro-ministro aproveitará para destacar “a importância do cadastro de terrenos, deixando em paralelo alertas sobre os riscos inerentes aos terrenos abandonados“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.