Distanciamento social pode pôr fim à era das viagens aéreas baratas

Se no pós-pandemia as companhias aéreas forem obrigadas a aplicar um distanciamento físico a bordo entre os passageiros, o preço das viagens aumentará e a “era” das viagens baratas na aviação poderá acabar.

O alerta é deixado por Alexandre de Juniac, presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em declarações ao jornal britânico The Guardian.

Segundo o especialista, se este isolamento vier a ser decretado na aviação, pelo menos um terço dos lugares ficará por ocupar, levando, consequentemente, as empresas a aumentar o preço dos bilhetes para valores pelo menos 50% mais caros.

Caso não aumentem o preço dos bilhetes, estarão destinadas à falência.

“Isto significa que, se o distanciamento social for imposto, as viagens baratas acabarão”, concluiu Alexandre de Juniac, citado pelo mesmo diário britânico.

A par do turismo, a aviação é um dos setores mais afetados com a pandemia de covid-19, que já matou mais de 170.000 pessoas e infetou quase 2,5 milhões em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro passado na China.

A crise causada pelo novo coronavírus deverá privar o setor mundial de transporte aéreo de 252 mil milhões de dólares de receitas este ano, mais do dobro do previsto anteriormente (113 mil milhões dólares).

Trata-se da crise mais profunda de sempre para a nossa indústria”, disse em meados de março Juniac, apelando a governos para ajudarem quando se aproxima “uma crise de liquidez”. “Precisamos desesperadamente de dinheiro”, adiantou.

A crise causada pela pandemia de covid-19 afeta agora 98% do tráfego de passageiros em todo o mundo, de acordo com a IATA, precisando que no início do ano uma companhia aérea dispunha de uma margem de dois meses de tesouraria.

“Para as companhias aéreas, o Apocalipse é agora. E há uma pequena e cada vez menor janela para que os Governos nos forneçam uma linha de apoio financeiro para impedir que uma crise de liquidez feche o setor”, disse ainda, citado pelo portal Techxplor.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A era das viagens baratas nem nunca devia ter existido, só trouxe a maior violação do código do trabalho e da constituição que alguma vez se viu em Portugal (com Ryan Airs e EasyJets a tratar os seus trabalhadores abaixo de cão) e uma poluição massiça do ambiente. Não tenho saudades nenhumas da barulheira insurdecedora em Lisboa com os voos constantes a razar a cidade… Numa altura em que queremos ser todos ecológicos e salvar o planeta, queremos ir passar os fins de semana a Londres ou a Milão só porque sim??!! As duas coisas é que não podemos ter!

  2. Na Europa ainda haverá a opção das extensas e eficientes vias férreas cujos bilhetes sempre serão acessíveis mesmo 50% mais custosos.
    De toda sorte estamos a vivenciar um desglobalização a toda evidência.

RESPONDER

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …