Distanciamento social pode pôr fim à era das viagens aéreas baratas

Se no pós-pandemia as companhias aéreas forem obrigadas a aplicar um distanciamento físico a bordo entre os passageiros, o preço das viagens aumentará e a “era” das viagens baratas na aviação poderá acabar.

O alerta é deixado por Alexandre de Juniac, presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em declarações ao jornal britânico The Guardian.

Segundo o especialista, se este isolamento vier a ser decretado na aviação, pelo menos um terço dos lugares ficará por ocupar, levando, consequentemente, as empresas a aumentar o preço dos bilhetes para valores pelo menos 50% mais caros.

Caso não aumentem o preço dos bilhetes, estarão destinadas à falência.

“Isto significa que, se o distanciamento social for imposto, as viagens baratas acabarão”, concluiu Alexandre de Juniac, citado pelo mesmo diário britânico.

A par do turismo, a aviação é um dos setores mais afetados com a pandemia de covid-19, que já matou mais de 170.000 pessoas e infetou quase 2,5 milhões em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro passado na China.

A crise causada pelo novo coronavírus deverá privar o setor mundial de transporte aéreo de 252 mil milhões de dólares de receitas este ano, mais do dobro do previsto anteriormente (113 mil milhões dólares).

Trata-se da crise mais profunda de sempre para a nossa indústria”, disse em meados de março Juniac, apelando a governos para ajudarem quando se aproxima “uma crise de liquidez”. “Precisamos desesperadamente de dinheiro”, adiantou.

A crise causada pela pandemia de covid-19 afeta agora 98% do tráfego de passageiros em todo o mundo, de acordo com a IATA, precisando que no início do ano uma companhia aérea dispunha de uma margem de dois meses de tesouraria.

“Para as companhias aéreas, o Apocalipse é agora. E há uma pequena e cada vez menor janela para que os Governos nos forneçam uma linha de apoio financeiro para impedir que uma crise de liquidez feche o setor”, disse ainda, citado pelo portal Techxplor.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A era das viagens baratas nem nunca devia ter existido, só trouxe a maior violação do código do trabalho e da constituição que alguma vez se viu em Portugal (com Ryan Airs e EasyJets a tratar os seus trabalhadores abaixo de cão) e uma poluição massiça do ambiente. Não tenho saudades nenhumas da barulheira insurdecedora em Lisboa com os voos constantes a razar a cidade… Numa altura em que queremos ser todos ecológicos e salvar o planeta, queremos ir passar os fins de semana a Londres ou a Milão só porque sim??!! As duas coisas é que não podemos ter!

  2. Na Europa ainda haverá a opção das extensas e eficientes vias férreas cujos bilhetes sempre serão acessíveis mesmo 50% mais custosos.
    De toda sorte estamos a vivenciar um desglobalização a toda evidência.

RESPONDER

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres. Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange …

Biden já recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

O Presidente dos Estados Unidos recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, em direto na televisão, para encorajar os norte-americanos elegíveis a fazerem o mesmo. Os Estados Unidos autorizaram, na semana …

Pandemia custou 5 mil milhões de euros até Agosto (mas Leão pode ter uma boa notícia a fechar o ano)

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros, de Janeiro a Agosto, e o défice das contas públicas agravou-se em 550 milhões de euros. Mas as contas estão agora mais controladas e …

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …