Sem distanciamento, máscaras são insuficientes para impedir a propagação da covid-19

O simples uso de uma máscara, sem distanciamento social, pode não ser suficiente para prevenir a disseminação da covid-19, revelou um novo estudo.

Neste novo estudo, publicado na terça-feira no Science Daily, a equipa analisou a forma como cinco tipos de máscara afetaram a disseminação das gotículas que carregam o coronavírus quando tossimos ou espirramos, concluindo que distâncias inferiores a 1,8 metros são insuficientes para travar a propagação.

O uso da máscara “definitivamente ajuda, mas se as pessoas estiverem muito próximas, ainda há possibilidade de espalhar ou contrair o vírus”, disse Krishna Kota, professora da New Mexico State University e uma das autoras do artigo. “Não são apenas as máscaras que ajudam. São as máscaras e o distanciamento”, frisou.

Para a investigação, a equipa recorreu a uma máquina que simula tosse e espirros. O gerador liberta partículas – semelhantes às gotículas libertadas nos espirros e na tosse -, através de lâminas de laser, para um quadrado hermético, parecido com uma câmara.

Os investigadores analisaram o fluxo das gotículas em cinco tipos diferentes de máscara: uma de tecido com uma camada; uma de tecido com duas camadas; uma de tecido húmida, com duas camadas; uma cirúrgica e uma de grau médico, a N-95.

Todas as máscaras conseguiram criar uma barreira protetora – desde a de tecido com uma camada, que permitiu a passagem de cerca de 3,6% das gotículas, até à N-95, que bloqueou 100% das gotículas. Contudo, em distâncias inferiores a 1,8 metros, mesmo as pequenas percentagens de gotículas podem ser suficientes para transmitir o vírus.

Um único espirro pode libertar até 200 milhões de partículas de vírus.

O uso da “máscara oferece uma proteção substancial, mas não completa”, diminuindo “o número de espirros e de gotículas transportadas pelo ar que, de outra forma, entrariam em contacto “com a pessoa sem a máscara”, indicou Krishna Kota, destacando a importância do distanciamento social.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas estes pulhas do Governo e de outros órgãos de poder acham que a máscara e o desinfetante constituem um milagre que salva tudo e todos… a continuar assim, com esta desorganização e inconsequência por parte da maioria dos portugueses, a pandemia não irá desaparecer. Depois, não se queixem quando a coisa ficar preta…

RESPONDER

Excremento humano, com 2600 anos, encontrado em Hallstatt, na Aústria

Europeus da Idade do Ferro já comiam queijo azul e bebiam cerveja

Amostras de fezes da Idade do Ferro, encontradas na Áustria, mostraram ter dois tipos de fungos usados ainda hoje para fazer queijo azul e cerveja. Em comunicado, os cientistas responsáveis pela pesquisa explicam que as fezes …

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar Petrobras e sugere que população poupe combustível

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, criticou ontem a política de preços da petrolífera Petrobras e disse ter vontade de privatizar a estatal, sugerindo ainda à população que economize combustível. As declarações de Bolsonaro foram feitas em …

Caso EDP. Relação arrasa Ivo Rosa por revogar despacho de Carlos Alexandre

O Tribunal da Relação de Lisboa arrasou o juiz Ivo Rosa por ter assumido competências que não lhe pertencem ao ter revogado um despacho de Carlos Alexandre. Os desembargadores Augusto Lourenço e João Lee Ferreira, do …

Afinal, tomar diariamente uma pequena dose de aspirina não previne primeiros ataques cardíacos ou enfartes

Recomendação feita por uma task force norte-americana vem contradizer uma indicação emitida em 2016. Segundo os especialistas envolvidos, os riscos inerentes à toma não superam os benefícios. Os adultos com idade mais avançada a quem não …

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …