Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

José María Bermúdez de Castro

Restos do esqueleto de um Homo antecessor.

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica.

A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um Homo antecessor com 800 mil anos. Esta descoberta, escreve o Phys, é um avanço muito importante nos estudos de evolução humana.

“A análise de proteínas antigas fornece evidências de uma estreita relação entre o Homo antecessor, nós (Homo sapiens), Neandertais e Denisovanos. Os nossos resultados apoiam a ideia de que o Homo antecessor era um grupo irmão do grupo que continha Homo sapiens, Neandertais e Denisovanos”, diz o autor principal, Frido Welker. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Nature.

Os antropólogos sequenciaram proteínas antigas do esmalte deste hominídeo e determinaram seguramente a posição do Homo antecessor na árvore genealógica humana. Isto permitiu aos cientistas reconstruir a evolução humana desde tempos mais remotos do que nunca.

“Muito do que sabemos até agora é baseado nos resultados de análises antigas de ADN ou em observações da forma e da estrutura física dos fósseis. Por causa da degradação química do ADN ao longo do tempo, o ADN humano mais antigo recuperado até agora é datado de não mais do que aproximadamente 400.000 anos”, explicou o coautor Enrico Cappellini.

Os fosseis analisados foram encontrados, em 1994, num sítio arqueológico da Serra de Atapuerca, em Espanha, pela equipa do cientista José María Bermúdez de Castro.

As primeiras observações levam os cientistas a concluir que o Homo antecessor foi o último ancestral comum aos humanos modernos e aos Neandertais. A relação exata entre o Homo antecessor e os outros grupos, como os Homo sapiens e os Neandertais, foi discutida ao longo de anos.

Embora a hipótese de o Homo antecessor ser o último ancestral comum não encaixar na perfeição no cenário evolutivo, as novas descobertas vêm validar essa possibilidade.

“Estou feliz pelo facto de o estudo fornecer evidências de que o Homo antecessor pode estar intimamente relacionado ao último ancestral comum do Homo sapiens, Neandertais e Denisovanos”, começou por dizer José María Bermúdez de Castro.

“Os recursos compartilhados pelo Homo antecessor com estes hominíneos apareceram claramente muito mais cedo do que se pensava anteriormente. O Homo antecessor seria, portanto, uma espécie básica da humanidade emergente formada por Neandertais, Denisovanos e humanos modernos”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …