Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

José María Bermúdez de Castro

Restos do esqueleto de um Homo antecessor.

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica.

A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um Homo antecessor com 800 mil anos. Esta descoberta, escreve o Phys, é um avanço muito importante nos estudos de evolução humana.

“A análise de proteínas antigas fornece evidências de uma estreita relação entre o Homo antecessor, nós (Homo sapiens), Neandertais e Denisovanos. Os nossos resultados apoiam a ideia de que o Homo antecessor era um grupo irmão do grupo que continha Homo sapiens, Neandertais e Denisovanos”, diz o autor principal, Frido Welker. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Nature.

Os antropólogos sequenciaram proteínas antigas do esmalte deste hominídeo e determinaram seguramente a posição do Homo antecessor na árvore genealógica humana. Isto permitiu aos cientistas reconstruir a evolução humana desde tempos mais remotos do que nunca.

“Muito do que sabemos até agora é baseado nos resultados de análises antigas de ADN ou em observações da forma e da estrutura física dos fósseis. Por causa da degradação química do ADN ao longo do tempo, o ADN humano mais antigo recuperado até agora é datado de não mais do que aproximadamente 400.000 anos”, explicou o coautor Enrico Cappellini.

Os fosseis analisados foram encontrados, em 1994, num sítio arqueológico da Serra de Atapuerca, em Espanha, pela equipa do cientista José María Bermúdez de Castro.

As primeiras observações levam os cientistas a concluir que o Homo antecessor foi o último ancestral comum aos humanos modernos e aos Neandertais. A relação exata entre o Homo antecessor e os outros grupos, como os Homo sapiens e os Neandertais, foi discutida ao longo de anos.

Embora a hipótese de o Homo antecessor ser o último ancestral comum não encaixar na perfeição no cenário evolutivo, as novas descobertas vêm validar essa possibilidade.

“Estou feliz pelo facto de o estudo fornecer evidências de que o Homo antecessor pode estar intimamente relacionado ao último ancestral comum do Homo sapiens, Neandertais e Denisovanos”, começou por dizer José María Bermúdez de Castro.

“Os recursos compartilhados pelo Homo antecessor com estes hominíneos apareceram claramente muito mais cedo do que se pensava anteriormente. O Homo antecessor seria, portanto, uma espécie básica da humanidade emergente formada por Neandertais, Denisovanos e humanos modernos”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …