A magia do Disney World desvaneceu. O fantasma do vírus persegue os trabalhadores

jdbaskin / Flickr

Disney World, Orlando Florida

O parque temático Disney World, na Flórida, reabriu este mês, numa altura em que o estado norte-americano regista um aumento no número de casos de infeção por covid-19.

Quem visita o parque temático é recebido com a mensagem: “ao visitar as instalações do Walt Disney World assume voluntariamente os riscos relacionados com a exposição à covid-19″. No entanto, no caso dos trabalhadores, este aviso surge em forma de paradoxo.

Muitos não têm outra opção senão continuar a trabalhar naquele que é o parque temático mais visitado do mundo, mas quase todos expressam o medo de um possível contágio. Nesta situação, torna-se inevitável escolher entre o risco da saúde ou o risco de subsistência.

Segundo o The Guardian, a Disney World emprega cerca de 75.000 pessoas na Florida e 30.000 na Califórnia, e todas elas regressaram ao trabalho numa altura em que o número de infeções continua a aumentar em ambos os estados.

Dan Rey, de 25 anos, trabalha no parque e explicou ao diário britânico que muitos dos funcionários têm medo de voltar a trabalhar por causa da ameaça real do vírus. No entanto, o apoio financeiro também pesa na balança: “a verdade é que não nos podemos dar ao luxo de não trabalhar”.

Atualmente, a secção 11 do sindicato Unite Here está a negociar com a Disney a implementação de protocolos de segurança e medidas de proteção para os funcionários. Austin Lynch, um dos sindicalistas, disse ao The Guardian que o sindicato conseguiu convencer a empresa a medir diariamente a temperatura dos funcionários e a fornecer equipamentos de proteção individual.

Mas o sindicato não está satisfeito e continua a pressionar a Disney a instalar um sistema mais sofisticado: equipamentos extra de limpeza e desinfeção e controlo da temperatura corporal das pessoas que ficam hospedadas nos hotéis da empresa, por exemplo.

Um representante da Disney explicou que a reabertura está a ser feita por etapas e que a empresa assume a responsabilidade de implementar medidas de segurança e de higiene, quer aos clientes, quer aos trabalhadores. “O objetivo é que todos possamos desfrutar da magia com responsabilidade.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …