O parque temático Disney World, na Flórida, reabriu este mês, numa altura em que o estado norte-americano regista um aumento no número de casos de infeção por covid-19.
Quem visita o parque temático é recebido com a mensagem: “ao visitar as instalações do Walt Disney World assume voluntariamente os riscos relacionados com a exposição à covid-19″. No entanto, no caso dos trabalhadores, este aviso surge em forma de paradoxo.
Muitos não têm outra opção senão continuar a trabalhar naquele que é o parque temático mais visitado do mundo, mas quase todos expressam o medo de um possível contágio. Nesta situação, torna-se inevitável escolher entre o risco da saúde ou o risco de subsistência.
Segundo o The Guardian, a Disney World emprega cerca de 75.000 pessoas na Florida e 30.000 na Califórnia, e todas elas regressaram ao trabalho numa altura em que o número de infeções continua a aumentar em ambos os estados.
Dan Rey, de 25 anos, trabalha no parque e explicou ao diário britânico que muitos dos funcionários têm medo de voltar a trabalhar por causa da ameaça real do vírus. No entanto, o apoio financeiro também pesa na balança: “a verdade é que não nos podemos dar ao luxo de não trabalhar”.
Atualmente, a secção 11 do sindicato Unite Here está a negociar com a Disney a implementação de protocolos de segurança e medidas de proteção para os funcionários. Austin Lynch, um dos sindicalistas, disse ao The Guardian que o sindicato conseguiu convencer a empresa a medir diariamente a temperatura dos funcionários e a fornecer equipamentos de proteção individual.
Mas o sindicato não está satisfeito e continua a pressionar a Disney a instalar um sistema mais sofisticado: equipamentos extra de limpeza e desinfeção e controlo da temperatura corporal das pessoas que ficam hospedadas nos hotéis da empresa, por exemplo.
Um representante da Disney explicou que a reabertura está a ser feita por etapas e que a empresa assume a responsabilidade de implementar medidas de segurança e de higiene, quer aos clientes, quer aos trabalhadores. “O objetivo é que todos possamos desfrutar da magia com responsabilidade.”
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe