Dirigente do PCP nega que haja repressão em Hong Kong

6

Ritchie B. Tongo / EPA

Num artigo publicado no Avante!, o dirigente comunista nega que haja repressão em Hong Kong e considera que os media abafam “o fabuloso desenvolvimento” da China.

De acordo com o semanário Expresso, a opinião de Gustavo Carneiro, jornalista que pertence ao Comité Central do PCP, pode ser lida na edição do Avante! desta quinta-feira. Num artigo intitulado “O Rei Manda…”, o comunista afirma que a repressão em Hong Kong “nunca ocorreu”.

“No ano passado, durante os protestos em Hong Kong, não se preocuparam em desvendar a (assumida) ligação dos líderes aos EUA, preferindo antecipar uma brutal repressão, que nunca ocorreu“, cita o jornal.

“Passaram, então, a justificar as motivações políticas, financeiras, diplomáticas que levaram a que tal repressão não tivesse ocorrido, ao mesmo tempo que calavam a que efetivamente acontecia, nesses mesmos dias, no Equador do traidor Moreno, no Chile do neoliberal Piñera ou na Bolívia da golpista Añez”, continua.

Segundo o dirigente do PCP, a culpa desta situação pertence aos media, comandados pelos Estados Unidos, que abafam o “o fabuloso desenvolvimento do gigante asiático [China] desde a revolução de 1949: os milhões retirados da fome, da pobreza e do obscurantismo, o fulgurante aumento da esperança de vida, a transformação de um país atrasado e dependente numa das maiores potências da atualidade”.

“A República Popular da China é o alvo a abater e o rigor não é um critério”, considera ainda Gustavo Carneiro.

Este artigo sai numa altura em que a China aprovou a lei de segurança nacional para Hong Kong, que proíbe “qualquer ato de traição, separação, rebelião, subversão contra o Governo Popular Central, roubo de segredos de Estado, a organização de atividades em Hong Kong por parte de organizações políticas estrangeiras e o estabelecimento de laços com organizações políticas estrangeiras por parte de organizações políticas de Hong Kong”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Muito gosta o PCP de fazer do povo parvo como se não víssemos as noticias, não me admira nada se um dia destes vierem dizer que podem fazer a festa do avante porque o recinto da festa é imune ao vírus.

    • Como o Ilustre Timoneiro Jerónimo, já declarou “os Comunistas são muito criativos”, vão afastar o Covid 19 erguendo o pequeno livro Vermelho como repelente !

      • Não…
        Bastará invocar o nome das “liberdades” para tudo lhes ser concedido… como proibir uma festa (au festival, se quiserem), no caso “específico” (para todos os outros, pode valer a lei) deles será um acto de repressão fascista, será um atentado às liberdades conquistadas no 25 de Abril. (atenção, não tenho nada contra o 25 de bril, bem pelo contrário)

        Eles esperam que o vírus também se deixe convencer pelo mesmo argumento, que reconheça que não tem o direito de ‘interferir’ na liberdade deles de fazerem o festival.
        Eu – serei só eu? – é que não estou nada convencido.

  2. Esse maluquinho deve viver numa realidade paralela…. só pode!!
    Como é que alguém consegue negar a repressão e a constante tentativa de limitar direitos por parte da maior ditadura do mundo??
    Esse alucinado do PCP precisa de umas boas bastonadas à moda do regime chinês para acordar!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.