Diretora financeira da Huawei processa Canadá pela sua detenção

Maxim Shipenkov / EPA

Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, apresentou o processo na sexta-feira, dia em que foi aprovada pelo Canadá a sua extradição para os EUA.

Diretora financeira, vice-presidente da administração e filha do fundador da Huawei, Meng Wanzhou foi detida em dezembro no aeroporto de Vancouver, a pedido dos Estados Unidos, por suspeita de fraude e de não respeitar as sanções impostas ao Irão.

Na sexta-feira, Meng apresentou um processo contra o governo canadiano, o serviço de fronteiras e a polícia por “graves violações” dos seus direitos civis, acusando-os de a interrogarem no aeroporto sob falso pretexto, antes da sua detenção, que, segundo o processo, foi “ilegal” e “arbitrária”, conta a BBC.

As autoridades canadianas alegaram que “não acreditavam que a informação fosse obtida se a queixosa fosse presa imediatamente”, justificando o facto de não terem cumprido o código de direitos e liberdades canadiano.

Também na sexta-feira o Canadá iniciou o processo de extradição de Meng Wanzhou para os Estados Unidos. A diretora financeira do gigante de telecomunicações chinês, que se apresentará em tribunal na quarta-feira, nega todas as acusações contra ela.

A China criticou a detenção e extradição da sua cidadã como um “incidente político”, que fragilizou ainda mais as relações de Pequim com os Estados Unidos e o Canadá. Estima-se que dois cidadãos canadianos terão sido detidos na China como retaliação.

Uma semana depois da detenção, um juiz canadiano ordenou a libertação, sob fiança de 6,5 milhões de euros, da diretora financeira do grupo chinês. A empresária saiu algumas horas depois, sob fortes medidas de segurança.

A diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações tinha apelado para que fosse libertada sob fiança, alegando razões de saúde. A mãe de quatro filhos, de 46 anos, saiu com a obrigação de cumprir várias condições: pagar um depósito de 10 milhões de dólares – cerca de 6,5 milhões de euros -, entregar os dois passaportes, residir numa das duas propriedades que possui em Vancouver e usar uma pulseira eletrónica no tornozelo.

Além do pedido da sua extradição, as autoridades americanas apresentaram cerca de duas dezenas de processos contra a Huawei e Meng Wanzhou em janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …