Diretora financeira da Huawei processa Canadá pela sua detenção

Maxim Shipenkov / EPA

Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, apresentou o processo na sexta-feira, dia em que foi aprovada pelo Canadá a sua extradição para os EUA.

Diretora financeira, vice-presidente da administração e filha do fundador da Huawei, Meng Wanzhou foi detida em dezembro no aeroporto de Vancouver, a pedido dos Estados Unidos, por suspeita de fraude e de não respeitar as sanções impostas ao Irão.

Na sexta-feira, Meng apresentou um processo contra o governo canadiano, o serviço de fronteiras e a polícia por “graves violações” dos seus direitos civis, acusando-os de a interrogarem no aeroporto sob falso pretexto, antes da sua detenção, que, segundo o processo, foi “ilegal” e “arbitrária”, conta a BBC.

As autoridades canadianas alegaram que “não acreditavam que a informação fosse obtida se a queixosa fosse presa imediatamente”, justificando o facto de não terem cumprido o código de direitos e liberdades canadiano.

Também na sexta-feira o Canadá iniciou o processo de extradição de Meng Wanzhou para os Estados Unidos. A diretora financeira do gigante de telecomunicações chinês, que se apresentará em tribunal na quarta-feira, nega todas as acusações contra ela.

A China criticou a detenção e extradição da sua cidadã como um “incidente político”, que fragilizou ainda mais as relações de Pequim com os Estados Unidos e o Canadá. Estima-se que dois cidadãos canadianos terão sido detidos na China como retaliação.

Uma semana depois da detenção, um juiz canadiano ordenou a libertação, sob fiança de 6,5 milhões de euros, da diretora financeira do grupo chinês. A empresária saiu algumas horas depois, sob fortes medidas de segurança.

A diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações tinha apelado para que fosse libertada sob fiança, alegando razões de saúde. A mãe de quatro filhos, de 46 anos, saiu com a obrigação de cumprir várias condições: pagar um depósito de 10 milhões de dólares – cerca de 6,5 milhões de euros -, entregar os dois passaportes, residir numa das duas propriedades que possui em Vancouver e usar uma pulseira eletrónica no tornozelo.

Além do pedido da sua extradição, as autoridades americanas apresentaram cerca de duas dezenas de processos contra a Huawei e Meng Wanzhou em janeiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …