Diretora financeira da Huawei detida. Tréguas entre os EUA e a China ameaçadas

Maxim Shipenkov / EPA

Meng Wanzhou

A diretora financeira global da empresa tecnológica Huawei, Meng Wanzhou, foi detida no dia 1 de dezembro no Canadá. O incumprimento das sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irão pode estar na origem da detenção.

Meng Wanzhou, diretora financeira (CFO) global da empresa tecnológica Huawei, foi detida pelas autoridades canadianas no dia 1 de dezembro. A detenção ocorreu no sábado, depois de Washington ter pedido a sua extradição por supostamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão.

Wanzhou, filha do fundador da empresa chinesa, Ren Zhengfei, foi detida enquanto fazia escala em Vancouver, no Canadá.Ainda não são conhecidos muitos pormenores sobre os motivos por trás desta detenção, mas a imprensa norte-americana avança que a Huawei pode estar a ser investigada por ter violado as sanções impostas pelos EUA ao Irão.

Esta detenção ameaça também as tréguas entre os EUA e a China, já que põe em causa os 90 dias de tréguas que procuram evitar uma guerra comercial entre as duas potências. Donald Trump e Xi Jinping chegaram a um entendimento no domingo – ou seja, 90 dias que lhes dão tempo para negociar um acordo comercial sem temer novas taxas.

A Huawei garantiu em comunicado que sempre cumpriu a lei, incluindo as sanções impostas pelos Estados Unidos, pelas Nações Unidas e pela Europa, e adiantou que acredita que se chegará a uma “conclusão justa” no que diz respeito à detenção de Meng Wanzhou.

Segundo o Público, a Embaixada da China no Canadá divulgou esta quinta-feira um comunicado no qual pede a libertação imediata da diretora financeira.

“Acompanharemos de perto o desenvolvimento desta questão e tomaremos medidas para proteger resolutamente os legítimos direitos e interesses dos cidadãos chineses”, lê-se no comunicado. Na declaração também se refere que a China “se opõe com firmeza e protesta com energia” à detenção “que prejudicou gravemente os direitos humanos da vítima”.

A notícia da detenção pressionou as bolsas asiáticas, que fecharam esta manhã no vermelho. Por sua vez, os títulos da Huawei afundaram 13%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix coloca Benfica nas meias-finais da Taça

Um golo de João Félix, aos 14 minutos, bastou para o Benfica garantir hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, no encontro dos quartos de final com o Vitória de …

Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as 'meias' da Taça

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do …

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …