“A direita está tão à rasca que acabou por agarrar-se às casas de banho”, diz Tiago Brandão Rodrigues

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, falou sobre a polémica relativa ao despacho sobre os alunos transgénero, deixando duras críticas ao PSD e ao CDS.

“A humanidade e os direitos humanos, mesmo que seja de um grupo relativamente pequenos dos nossos estudantes, nunca se pode discutir com leviandade, com leveza, sem prudência. E acho que isso aconteceu, pensando acima de tudo em angariar e caçar um grupo de votos”, atirou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação, numa entrevista concedida à revista Visão, lamentou o facto de “a direita estar tão à rasca” que acabou por “agarrar-se às casas de banho”.

Na sua opinião, o debate em torno do despacho sobre os alunos transgénero apenas revelou uma “triste figura” por parte do PSD e do CDS. “Estando tão à rasca, foi a única saída que viu e fez uma triste figura porque não entendeu que estávamos a falar de pessoas, famílias e escolas em concreto”, afirmou Brandão Rodrigues.

“Eles [CDS] tentaram adensar uma discussão para mostrar a forma como são inflexíveis, intolerantes, como não respeitam a diferença e como acham que a sociedade só pode ser como eles entendem que pode ser: à sua imagem e semelhança, muitas vezes para esconder os seus medos e as suas vicissitudes”, disse, citado pelo Observador.

Tiago Brandão Rodrigues falou ainda das carreiras dos professores, apontando para uma má atuação do líder da Fenprof. “Mário Nogueira esteve bem mais preocupado com os cinco, dez minutos que foi tendo fora deste edifício [sede do Ministério da Educação], quando encontrava os jornalistas, para dizer alguns soundbites ou construir algumas parangonas, do que esteve com as reuniões dentro da concertação social. Com isso, foi desgastando a imagem dos professores“, explicou.

Explicou ainda como foi trabalhando lado a lado com o “colega das Finanças”, Mário Centeno, realçando que estão os dois “do mesmo lado da barricada” apesar de algumas eventuais divergências. “Nem sempre as nossas prioridades em determinados momentos são coincidentes, mas nunca são conflituantes“, atirou Brandão Rodrigues.

E até revelou uma relação de companheirismo e respeito: “Tive sempre o cuidado, ao longo destes quatro anos, de não expor o ministro Mário Centeno, de o preservar da mesma forma que ele, nesse diálogo que vamos tendo, teve também sempre o cuidado e a lisura de me ir preservando”.

Questionado sobre o nepotismo no Governo, Tiago Brandão Rodrigues negou conhecer sobre uma eventual rede familiar e até deu um exemplo. “Se eu for a uma redação ou ao corpo docente de uma escola, posso dizer a quantidade de familiares que existem, porque as pessoas passam tempo juntas e apaixonam-se. E, quando se apaixonam, às vezes, acabam por se casar”, justificou o ministro.

Voltando à política pura, defendeu a ideia do primeiro-ministro, António Costa, de que um PS fraco e um BE forte poderá significar a ingovernabilidade do país. Tendo vivido vários anos em Espanha, assumiu-se como um seguidor ávido da situação política do país vizinho e defende que “Espanha é uma boa montra de algo que não queremos replicar”.

Por fim, não teve papas na língua e garante que “o PS tem todas as condições para poder governar sozinho”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. rasca é um ministro da republica falar assim de uma parte significativa da população que cataloga de direita. O governo é de Portugal e deve trabalhar para todos os portugueses, independentemente de serem se esquerda ou de direita. Quanto à questão dos transgénero, de fizessem uma votação secreta aos apoiantes do governo talvez tivessem uma desagradável surpresa, pois a distância do politicamente correto ao que as pessoas verdadeiramente pensam é muito maior do que se imagina. E por isso Trump foi eleito…

  2. Mas onde estará o verdadeiro problema, na direita ou no governo? a partidarizar uma ínfima parte de alunos com leis por possíveis desvios ou deformações sexuais expondo-os ainda mais perante a restante classe ao ponto de poderem vir a ser motivo de chacota, mais valeria ir ao encontro do verdadeiro problema de cada um deles e na máxima descrição encontrar tratamento para cada caso, mas como isso deverá ficar mais caro ao Estado, opta-se por brincar aos sexos nas escolas.

  3. Quem é mesmo esta criaturazinha?! Alguém me explica? Como é que se chamava aquele outro que o Costa despachou para a Europa?!! Era o… não… o …. ….. confesso que não conheço esta gentalha.

  4. A ser verdade esta declaração de tão baixo nível mostra como tem andado a pasta da educação nestes últimos anos. Uma linguagem pouco própria de um ministro reveladora de um profundo desconhecimento acerca da natureza humana. Não se trata de um problema de direita ou de esquerda mas sim, um problema de antropologia. Um investigador como o Senhor Ministro diz ser, tinha obrigação de ser mais reflectido nas suas análises!

  5. O Ministro da Educação foi a pior escolha para ocupar este cargo…Ou talvez a melhor, já que raramente se viu ou ouviu falar sobre educação, crise dos Professores etc… “Nem sempre um académico ou investigador têm vocação política e vice-versa”… VENHA O PRÓXIMO…

  6. Olha, este artolas e pseudo ministro, também saiu da toca! Este gajo já devia estar em casa há muito tempo. É arrepiante pensar que um exemplar destes, é governante. É quase para rir quando vejo este gajo na televisão. A postura dele, diz tudo.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …