/

Marcelo está preocupado com a “direita democrática” (e prevê Governo a dois tempos)

8

PR / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou as audiências com os diversos partidos, nesta terça-feira, para deixar vincadas algumas das suas opiniões e preocupações para o futuro próximo do país.

Entre as notas que o Presidente da República quis deixar estão as suas preocupações com o que chamou de “direita democrática”, como cita a Rádio Renascença.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha expressado esta ideia logo após as eleições europeias, altura em que vaticinou a “forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos”. Nesse momento, notou também, que, perante esse cenário, o papel do Presidente da República “é importante para equilibrar os poderes”.

Nas audiências, Marcelo confessou igualmente a sua “surpresa” com as considerações de Cavaco Silva sobre a situação do PSD. O antigo Presidente da República e ex-presidente do PSD deixou fortes críticas à liderança de Rui Rio, pedindo mudanças no partido.

Marcelo terá ficado surpreendido com o tom acutilante de Cavaco, mas terá também manifestado que o PSD precisa de uma mudança.

O Presidente da República deixou ainda patente nas audiências com os partidos, aquilo que pensa da forma como vai decorrer esta legislatura, cujo Governo está a ser formado por António Costa, já indigitado primeiro-ministro por Marcelo.

Assim, vamos ter um Governo a dois tempos, dado que a legislatura é marcada por eleições autárquicas em 2021, prevê Marcelo considerando que haverá um Executivo antes e outro depois deste sufrágio.

O ano de 2021 é também de eleições presidenciais, onde se espera que Marcelo seja recandidato ao cargo.

ZAP //

8 Comments

  1. O Professor Cavaco devia ficar-se por ser isso mesmo – Professor.
    Já não tem cabeça para dar lições de política a ninguém.

  2. este sr é de uma hipocrisia e cinismo impressionantes.

    primeiro levou o PS e camaradas ao colo durante 4 anos e agora faz tais afirmações?

    afirmações ainda por cima ridiculas qd fala em “direita democrática” como se um partido como o CHEGA ou até o PNR não fossem tão democráticos qto qqs outros, para este sr e os camaradas do colectivismo, a democracia é muito boa mas só qd está nas mãos da equerda e extrema-esquerda.

  3. Sr. Presidente tem razão em estar preocupado, pois a Direita está intoxicada de gente extremista, inimiga do actual presidente do PSD, Dr. Rui Rio, que tentou reerguer o PSD Social e Democrático, de ideologia Sá Carneiro, mas o PSD está já cheio de Abutres Ultra-Liberais, em que o Rico é que interessa, em que uma dor de barriga, só quem tem dinheiro é que tem direito a tratamento, em quem quer estudar, tem que pagar, em quem quer criar um negócio, será comido pelo grande empresário! Sr. Presidente Marcelo tem sido um verdadeiro Estadista e tem razão para estar preocupado pois a Direita está a ficar muito mais radical e extremista do que a suposta Esquerda radical. Ainda não se sabe os resultados das votações dos Portugueses no estrangeiro e já os Abutres do PSD estão de assalto ao poder. Isto é a prova de que ali, tudo fizeram para enfraquecer o actual PSD.

    • Certa altura quis criar uma empresa, mas depois de fazer as contas quem me comia era o Estado. Era obrigado a pagar 2 salários mínimos (éramos 2 sem outro emprego e a lei obriga que neste caso os gerentes tenham salário) e os seus impostos associados, para receber nada em troca porque o dinheiro de entrada já era nosso. Mais os custos de toda a burocracia inicial e a mensalidade de contabilista obrigatório, mesmo que não tivesse que fazer nada, e assim havia fortes probabilidades de não sobreviver o primeiro meio ano. Muito bom para os pequenos este socialismo, hã? Ainda procurei fundos do estado, mas em todos é condição necessária já ter um negócio a funcionar bem há bastante tempo. Se já estivesse a funcionar bem não precisava deles, é claramente para dar tachos!
      E se acha que o PSD é de “Ultra-Liberais”, pense outra vez (com os abutres até concordo). Neste país todos os grandes partidos são socialistas e comunistas. Nenhum fez uma reforma estrutural e foi sempre tudo a fazer crescer o Estado devagarinho e a sugar a economia, para dar aos familiares, amigos e banca (especialmente o PS).
      Se tiver menos serviços (particularmente institutos, e subsídios que nunca tive) e ganhar o dobro do dinheiro (aos impostos que se paga “o dobro” não é descabido) safo-me melhor, até porque de serviços aproveito pouco. Talvez a polícia, indirectamente.
      Há muito por onde cortar que não na saúda e educação, mas parece que todos se esquecem.

  4. O PSD no contexto actual, em que concorreu, até obteve um bom resultado…”Não há garantias, absolutas, que a simples mudança de liderança, recente, seja necessária para a mudança de percentagens que os críticos tanto ansiavam”…

  5. O resultado eleitoral da direita democrática pode dever-se também ao Presidente da República, tal como a sobrevivência da geringonça em 2016, pois veio dar à solução de governo a credibilidade externa que lhe faltava. Este presidente nunca se preocupou com um equilíbrio de forças e de políticas da direita e esquerda, apoiou sempre incondicionalmente o governo e praticamente ignorou sempre completamente a oposição e o PSD. Por isso, fingir-se agora preocupado com a direita é de uma profunda hipocrisia. Agora que tem o apoio da esquerda, a reeleição garantida, a direita em estado de coma e as expectativas de fraco crescimento da economia mundial, talvez a esquerda deva começar a preocupar-se com o após 2021…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.