Marcelo está preocupado com a “direita democrática” (e prevê Governo a dois tempos)

PR / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou as audiências com os diversos partidos, nesta terça-feira, para deixar vincadas algumas das suas opiniões e preocupações para o futuro próximo do país.

Entre as notas que o Presidente da República quis deixar estão as suas preocupações com o que chamou de “direita democrática”, como cita a Rádio Renascença.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha expressado esta ideia logo após as eleições europeias, altura em que vaticinou a “forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos”. Nesse momento, notou também, que, perante esse cenário, o papel do Presidente da República “é importante para equilibrar os poderes”.

Nas audiências, Marcelo confessou igualmente a sua “surpresa” com as considerações de Cavaco Silva sobre a situação do PSD. O antigo Presidente da República e ex-presidente do PSD deixou fortes críticas à liderança de Rui Rio, pedindo mudanças no partido.

Marcelo terá ficado surpreendido com o tom acutilante de Cavaco, mas terá também manifestado que o PSD precisa de uma mudança.

O Presidente da República deixou ainda patente nas audiências com os partidos, aquilo que pensa da forma como vai decorrer esta legislatura, cujo Governo está a ser formado por António Costa, já indigitado primeiro-ministro por Marcelo.

Assim, vamos ter um Governo a dois tempos, dado que a legislatura é marcada por eleições autárquicas em 2021, prevê Marcelo considerando que haverá um Executivo antes e outro depois deste sufrágio.

O ano de 2021 é também de eleições presidenciais, onde se espera que Marcelo seja recandidato ao cargo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O Professor Cavaco devia ficar-se por ser isso mesmo – Professor.
    Já não tem cabeça para dar lições de política a ninguém.

  2. este sr é de uma hipocrisia e cinismo impressionantes.

    primeiro levou o PS e camaradas ao colo durante 4 anos e agora faz tais afirmações?

    afirmações ainda por cima ridiculas qd fala em “direita democrática” como se um partido como o CHEGA ou até o PNR não fossem tão democráticos qto qqs outros, para este sr e os camaradas do colectivismo, a democracia é muito boa mas só qd está nas mãos da equerda e extrema-esquerda.

  3. Sr. Presidente tem razão em estar preocupado, pois a Direita está intoxicada de gente extremista, inimiga do actual presidente do PSD, Dr. Rui Rio, que tentou reerguer o PSD Social e Democrático, de ideologia Sá Carneiro, mas o PSD está já cheio de Abutres Ultra-Liberais, em que o Rico é que interessa, em que uma dor de barriga, só quem tem dinheiro é que tem direito a tratamento, em quem quer estudar, tem que pagar, em quem quer criar um negócio, será comido pelo grande empresário! Sr. Presidente Marcelo tem sido um verdadeiro Estadista e tem razão para estar preocupado pois a Direita está a ficar muito mais radical e extremista do que a suposta Esquerda radical. Ainda não se sabe os resultados das votações dos Portugueses no estrangeiro e já os Abutres do PSD estão de assalto ao poder. Isto é a prova de que ali, tudo fizeram para enfraquecer o actual PSD.

    • Certa altura quis criar uma empresa, mas depois de fazer as contas quem me comia era o Estado. Era obrigado a pagar 2 salários mínimos (éramos 2 sem outro emprego e a lei obriga que neste caso os gerentes tenham salário) e os seus impostos associados, para receber nada em troca porque o dinheiro de entrada já era nosso. Mais os custos de toda a burocracia inicial e a mensalidade de contabilista obrigatório, mesmo que não tivesse que fazer nada, e assim havia fortes probabilidades de não sobreviver o primeiro meio ano. Muito bom para os pequenos este socialismo, hã? Ainda procurei fundos do estado, mas em todos é condição necessária já ter um negócio a funcionar bem há bastante tempo. Se já estivesse a funcionar bem não precisava deles, é claramente para dar tachos!
      E se acha que o PSD é de “Ultra-Liberais”, pense outra vez (com os abutres até concordo). Neste país todos os grandes partidos são socialistas e comunistas. Nenhum fez uma reforma estrutural e foi sempre tudo a fazer crescer o Estado devagarinho e a sugar a economia, para dar aos familiares, amigos e banca (especialmente o PS).
      Se tiver menos serviços (particularmente institutos, e subsídios que nunca tive) e ganhar o dobro do dinheiro (aos impostos que se paga “o dobro” não é descabido) safo-me melhor, até porque de serviços aproveito pouco. Talvez a polícia, indirectamente.
      Há muito por onde cortar que não na saúda e educação, mas parece que todos se esquecem.

  4. O PSD no contexto actual, em que concorreu, até obteve um bom resultado…”Não há garantias, absolutas, que a simples mudança de liderança, recente, seja necessária para a mudança de percentagens que os críticos tanto ansiavam”…

  5. O resultado eleitoral da direita democrática pode dever-se também ao Presidente da República, tal como a sobrevivência da geringonça em 2016, pois veio dar à solução de governo a credibilidade externa que lhe faltava. Este presidente nunca se preocupou com um equilíbrio de forças e de políticas da direita e esquerda, apoiou sempre incondicionalmente o governo e praticamente ignorou sempre completamente a oposição e o PSD. Por isso, fingir-se agora preocupado com a direita é de uma profunda hipocrisia. Agora que tem o apoio da esquerda, a reeleição garantida, a direita em estado de coma e as expectativas de fraco crescimento da economia mundial, talvez a esquerda deva começar a preocupar-se com o após 2021…

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …