Marcelo está preocupado com a “direita democrática” (e prevê Governo a dois tempos)

PR / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou as audiências com os diversos partidos, nesta terça-feira, para deixar vincadas algumas das suas opiniões e preocupações para o futuro próximo do país.

Entre as notas que o Presidente da República quis deixar estão as suas preocupações com o que chamou de “direita democrática”, como cita a Rádio Renascença.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha expressado esta ideia logo após as eleições europeias, altura em que vaticinou a “forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos”. Nesse momento, notou também, que, perante esse cenário, o papel do Presidente da República “é importante para equilibrar os poderes”.

Nas audiências, Marcelo confessou igualmente a sua “surpresa” com as considerações de Cavaco Silva sobre a situação do PSD. O antigo Presidente da República e ex-presidente do PSD deixou fortes críticas à liderança de Rui Rio, pedindo mudanças no partido.

Marcelo terá ficado surpreendido com o tom acutilante de Cavaco, mas terá também manifestado que o PSD precisa de uma mudança.

O Presidente da República deixou ainda patente nas audiências com os partidos, aquilo que pensa da forma como vai decorrer esta legislatura, cujo Governo está a ser formado por António Costa, já indigitado primeiro-ministro por Marcelo.

Assim, vamos ter um Governo a dois tempos, dado que a legislatura é marcada por eleições autárquicas em 2021, prevê Marcelo considerando que haverá um Executivo antes e outro depois deste sufrágio.

O ano de 2021 é também de eleições presidenciais, onde se espera que Marcelo seja recandidato ao cargo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O Professor Cavaco devia ficar-se por ser isso mesmo – Professor.
    Já não tem cabeça para dar lições de política a ninguém.

  2. este sr é de uma hipocrisia e cinismo impressionantes.

    primeiro levou o PS e camaradas ao colo durante 4 anos e agora faz tais afirmações?

    afirmações ainda por cima ridiculas qd fala em “direita democrática” como se um partido como o CHEGA ou até o PNR não fossem tão democráticos qto qqs outros, para este sr e os camaradas do colectivismo, a democracia é muito boa mas só qd está nas mãos da equerda e extrema-esquerda.

  3. Sr. Presidente tem razão em estar preocupado, pois a Direita está intoxicada de gente extremista, inimiga do actual presidente do PSD, Dr. Rui Rio, que tentou reerguer o PSD Social e Democrático, de ideologia Sá Carneiro, mas o PSD está já cheio de Abutres Ultra-Liberais, em que o Rico é que interessa, em que uma dor de barriga, só quem tem dinheiro é que tem direito a tratamento, em quem quer estudar, tem que pagar, em quem quer criar um negócio, será comido pelo grande empresário! Sr. Presidente Marcelo tem sido um verdadeiro Estadista e tem razão para estar preocupado pois a Direita está a ficar muito mais radical e extremista do que a suposta Esquerda radical. Ainda não se sabe os resultados das votações dos Portugueses no estrangeiro e já os Abutres do PSD estão de assalto ao poder. Isto é a prova de que ali, tudo fizeram para enfraquecer o actual PSD.

    • Certa altura quis criar uma empresa, mas depois de fazer as contas quem me comia era o Estado. Era obrigado a pagar 2 salários mínimos (éramos 2 sem outro emprego e a lei obriga que neste caso os gerentes tenham salário) e os seus impostos associados, para receber nada em troca porque o dinheiro de entrada já era nosso. Mais os custos de toda a burocracia inicial e a mensalidade de contabilista obrigatório, mesmo que não tivesse que fazer nada, e assim havia fortes probabilidades de não sobreviver o primeiro meio ano. Muito bom para os pequenos este socialismo, hã? Ainda procurei fundos do estado, mas em todos é condição necessária já ter um negócio a funcionar bem há bastante tempo. Se já estivesse a funcionar bem não precisava deles, é claramente para dar tachos!
      E se acha que o PSD é de “Ultra-Liberais”, pense outra vez (com os abutres até concordo). Neste país todos os grandes partidos são socialistas e comunistas. Nenhum fez uma reforma estrutural e foi sempre tudo a fazer crescer o Estado devagarinho e a sugar a economia, para dar aos familiares, amigos e banca (especialmente o PS).
      Se tiver menos serviços (particularmente institutos, e subsídios que nunca tive) e ganhar o dobro do dinheiro (aos impostos que se paga “o dobro” não é descabido) safo-me melhor, até porque de serviços aproveito pouco. Talvez a polícia, indirectamente.
      Há muito por onde cortar que não na saúda e educação, mas parece que todos se esquecem.

  4. O PSD no contexto actual, em que concorreu, até obteve um bom resultado…”Não há garantias, absolutas, que a simples mudança de liderança, recente, seja necessária para a mudança de percentagens que os críticos tanto ansiavam”…

  5. O resultado eleitoral da direita democrática pode dever-se também ao Presidente da República, tal como a sobrevivência da geringonça em 2016, pois veio dar à solução de governo a credibilidade externa que lhe faltava. Este presidente nunca se preocupou com um equilíbrio de forças e de políticas da direita e esquerda, apoiou sempre incondicionalmente o governo e praticamente ignorou sempre completamente a oposição e o PSD. Por isso, fingir-se agora preocupado com a direita é de uma profunda hipocrisia. Agora que tem o apoio da esquerda, a reeleição garantida, a direita em estado de coma e as expectativas de fraco crescimento da economia mundial, talvez a esquerda deva começar a preocupar-se com o após 2021…

RESPONDER

Violência, voos cancelados e manifestação com cinco colunas marcam continuação dos protestos na Catalunha

Milhares de manifestantes pró-independência da Catalunha concentram-se esta sexta-feira em Barcelona para protestar contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017. Os manifestantes, organizados …

Morreu Rui Jordão, antigo jogador de Benfica e Sporting

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos. Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, …

Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira. Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as …

Adiamento do Brexit ainda em cima da mesa. Juncker fala em situação "extremamente complicada"

Apesar de Londres ter chegado a acordo com Bruxelas, o acordo ainda não passou pelo Parlamento britânico. Em cima da mesa continua o adiamento do Brexit. Os líderes mundiais mostram-se agradados e, acima de tudo, aliviados …

O adeus dos campeões. Alverca provoca hecatombe "leonina" na Taça de Portugal

O Sporting deixou-se surpreender pelo Alverca na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos bateram os 'leões' por 2-0, num jogo em que Varandas admitiu ter ficado envergonhado. A caminhada do Sporting na Taça de …

Rui Pinto encriptou dez discos externos. PJ não consegue descodificá-los

A Polícia Judiciária não consegue aceder a dez discos externos encriptados pelo hacker Rui Pinto. Desta forma, as autoridades podem estar a não conseguir obter provas essenciais à investigação. Em janeiro, as autoridades apreenderam doze discos …

Caso do bebé sem rosto. Médico que fez ecografias já teve pelo menos oito queixas na Ordem

O médico obstetra que fez as ecografias a Rodrigo, o bebé de dez dias que nasceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, sem rosto, foi alvo de pelo menos oito queixas na Ordem dos …

Todos os europeus são descendentes de uma mesma pessoa (e é da realeza)

Todos temos um pai e uma mãe biológicos que, por sua vez, tiveram os seus pais biológicos, por isso todos temos dois avôs e duas avós. Se seguirmos a sequência - oito bisavós, dezasseis trisavós, etc …

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

O vice-presidente da Câmara de Cascais anunciou, esta sexta-feira, que se vai candidatar à liderança do PSD para suceder a Rui Rio. Foi através de um vídeo publicado no YouTube que Miguel Pinto Luz, vice-presidente da …

Roubo de dinheiro pode ser deduzido no IRC em casos excepcionais

O roubo de valores em dinheiro pode ser usado pela empresa afetada como uma dedução ao lucro tributável desde que este tenha ocorrido em condições muito excecionais, como o envolvimento de armas de fogo, esclarece …