Director do Teatro Municipal da Guarda demitido por telefone

O diretor do Teatro Municipal da Guarda (TMG), Américo Rodrigues, revelou esta quinta feira que foi demitido, por telefone, pelo presidente da Câmara da Guarda, após ter convocado uma conferência de imprensa para prestar esclarecimentos sobre um concerto de Cristina Branco.

Américo Rodrigues disse que foi demitido do cargo de director artístico e financeiro do TMG, no seguimento do envio de uma convocatória para uma conferência de imprensa para esclarecimentos sobre a polémica relacionada com o concerto de Cristina Branco, agendado para o dia da cidade, 27 de novembro.

Segundo o responsável, Álvaro Amaro demitiu-o sem lhe ter dado “nenhuma possibilidade de explicação”.

A agência Lusa procurou obter esclarecimentos do presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, mas não foi possível até ao momento.

“Acho que o senhor presidente da câmara sempre teve a intenção de me demitir desde o primeiro momento”, disse, alegando que, pelo lado cultural e artístico, isso seria “muito difícil”.

Américo Rodrigues, que ocupava o cargo de director do TMG há oito anos, admitiu que com o novo autarca do PSD/CDS-PP “estaria a prazo” no cargo, mas julgou que quem o iria demitir, “mais tarde ou mais cedo”, fosse o conselho de administração da empresa municipal Culturguarda, que gere o teatro.

Com o termo “demissão”, acrescentou, Álvaro Amaro deveria querer dizer que “cessam os efeitos do acordo de cedência de interesses públicos” entre a autarquia, a Culturguarda e a sua pessoa.

“A razão da demissão é porque eu vos quis esclarecer. A razão que levou o presidente da câmara a demitir-me é porque eu me pus à disposição dos jornalistas a esclarecer um assunto que não estava devidamente esclarecido”, alegou.

Américo Rodrigues indicou que avisou o conselho de administração da Culturguarda da realização da conferência de imprensa porque “a opinião pública não está esclarecida sobre o espectáculo do dia da cidade” e lembrou que a câmara anulou a deliberação da sua realização pelo valor de 11.070 euros, passando o evento a ser suportado pela Culturgurada, por cinco mil euros.

O autarca colocou em causa o seu comportamento no processo e agendou o encontro com os jornalistas para defender “a honra profissional das pessoas” que trabalham no TMG, disse.

Em relação aos custos relacionados com o concerto, esclareceu que a Culturguarda irá pagar 6.774 euros, porque algumas despesas apresentadas à autarquia estavam relacionadas com a cedência do espaço, equipa técnica, divulgação e convites.

Segundo Américo Rodrigues, quando o autarca disse que o valor era de 11 mil euros e passaria para cinco mil não estava “a dizer uma informação correta”. O diretor não gostou que o autarca tivesse falado em “alcavala”.

“Não é sequer tolerável que um presidente de câmara use esta expressão”, observou, anunciado que o temo utilizado “merece uma análise” para verificar se poderá dar origem a um procedimento judicial, porque “lança uma ideia de suspeição sobre um assunto que a Culturguarda tratou de forma irrepreensível”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A demissão poderá ter sido comunicada por telefone mas foi “por” causa de o tipo ter apresentado um orçamento de mais de 11 mil euros para um espetáculo que cuta menos de metade! O resto era para a logística? Mais de 6 mil euros para dormidas e alimentação, na GUARDA? Parece-me que a demissão só pecará por tardia porque, ao que parece, o tipo já terá feito muitas semelhantes! Grande Álvaro Amaro! Que bela poesia sonora! Um cacique a menos, há que investigar tudo, todos os anos atrás e os problemas financeiros por que o TMG já passou!

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …