Director da bolsa de bitcoins MtGox detido no Japão

A polícia japonesa deteve este sábado Mark Karpeles, director-geral da plataforma de negociação de moeda virtual MtGox, encerrada após a perda de cerca de 355 milhões de euros, informou a imprensa nipónica.

Mark Karpeles, francês de 30 anos, é suspeito de ter acedido ao sistema informático da plataforma e de ter falsificado dados das suas contas, informaram a agência Kyodo e a estação de televisão pública NHK.

A empresa de intercâmbio de bitcoin Mt.Gox declarou falência em março de 2014, mas fontes internas disseram que a queda da bolsa de bitcoins tinha começado quase um ano antes, altura em que a empresa se viu envolta em processos por parte de reguladores, se separou de antigos parceiros de negócios e em que foi alvo de inúmeros ciberataques.

Mark Karpeles, CEO da antiga bolsa bitcoin MtGox

Mark Karpeles, CEO da antiga bolsa bitcoin MtGox

Em tempos a maior plataforma de intercâmbio de bitcoin, a Mt. Gox requereu uma bankruptcy protection, alegando ter perdido quase 500 mil milhões de dólares em bitcoins devido a ataques cibernéticos ao seu sistema informático.

Pelo facto de não estarem ligadas a um governo central ou a uma entidade financeira, o valor das ‘bitcoins’ e outras moedas virtuais semelhantes é definido totalmente pelo mercado, através de empresas que as compram e vendem.

Exaltada por defensores como um tipo novo e digital de dinheiro que pode um dia substituir o dinheiro do mundo real, as Bitcoins também podem ser guardadas como moedas comuns, trancadas num cofre ou escondidas numa caixa de sapatos.

A falência da Mt. Gox, e receios de que um montante de bitcoins equivalente a centenas de milhões de dólares tenha sido perdido ou roubado, levaram os investidores na moeda virtual a reforçar a segurança das suas carteiras de bitcoins.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …

Rhys Williams fez parceria com van Dijk. Há um ano jogava numa liga amadora

Rhys Williams estreou-se a titular pela equipa principal do Liverpool e logo ao lado de Virgil van Dijk. Ainda na época passada, o jovem central estava numa equipa do sexto escalão inglês. Esta quinta-feira, o Liverpool …

OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano …