Direcção do PS vai recusar candidatos da Federação de Coimbra

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

O Secretariado Nacional do PS prepara-se para propor à Comissão Política deste partido, na terça-feira, a recusa da lista de candidatos a deputados aprovada pela Federação de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da direção socialista.

“O secretário-geral do PS, António Costa, não aceita que alguma federação lhe estrague o esforço bem sucedido de renovação e de credibilidade inerente à escolha dos cabeças de lista para as próximas eleições legislativas”, declarou um destacado membro da direção socialista.

Na sexta-feira passada, a Federação de Coimbra indicou como candidatos a deputados, em lugares elegíveis, o presidente da estrutura, Pedro Coimbra, o atual deputado Rui Duarte, a gestora Cristina de Jesus, e o ex-presidente da Câmara de Soure, João Gouveia (antigo militante do PSD e sogro do líder federativo, Pedro Coimbra).

Neste mês de julho, a Comarca de Coimbra enviou para a Assembleia da República um pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PS Rui Duarte, que o Ministério Público quer constituir arguido pelo “crime continuado de falsificação de documentos”.

Na última reunião da Comissão Política Nacional do PS, António Costa disse que seria aprovado até terça-feira um código de ética, documento que terá de ser subscrito por todos os candidatos a deputados socialistas.

Nesse documento, entre outros pontos, os candidatos a deputados do PS assumem não ter questões em aberto nem com o sistema fiscal, nem com a Segurança Social, ou com a justiça.

Os portugueses exigem garantias acrescidas de credibilidade por parte dos agentes políticos”, justificou o secretário-geral do PS, quando interrogado pelos jornalistas sobre o motivo de existência desse documento, que está a ser ultimado pelos dirigentes Jorge Lacão, Pedro Delgado Alves, Vitalino Canas e José Magalhães.

Para cabeça de lista do PS no círculo eleitoral de Coimbra, António Costa escolheu Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra, doutorada em ecologia.

A Comissão Política Nacional do PS, que se reunirá na terça-feira, terá como ponto único da ordem de trabalhos a aprovação final das listas de candidatos a deputados socialistas nas próximas eleições legislativas.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pudera! “…levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PS Rui Duarte, que o Ministério Público quer constituir arguido pelo “crime continuado de falsificação de documentos”… Sim. É perseguição política de dentro, antes e depois logo se verá com a tal disciplina de voto! Para já potenciais candidatos “excomungados” num partido que se diz votado à “democracia” interna ou afinal determinado na auscultação de “sensibilidades” dos peões de brega arrebanhados por este país fora exclusivamente para “nºs de tv” em horário nobre?

  2. Quem questiona o dono do “decor”? Já cansa tanta cagança e petulância… ainda por cima a ausência de nexo no que diz, pois ele e o PS estão na raiz da maioria das questões que ele próprio levanta!
    “Havia 90 de dívida 4 anos depois há 140”! É inacreditável como é que um pretenso futuro 1ºMinistro é capaz de proferir um “bityte” destes!

    • De facto a Grécia até agora foi financiada em cerca de 400 Mil Milhões e após o previsto novo resgate (85 Mil Milhões) é fácil, a dívida passará para 485 Mil Milhões ao longo de 3 anos!
      Lá como cá, no início, falidos, a dívida era ‘x’. Após o 1º resgate, para nós o único, a dívida passou, como é óbvio, a ‘x’ mais o montante do resgate (78 Mil Milhões) mais os juros e, imaginem (!) prescindiu da última tranche dos credores!
      Só por embuste é que o “líder supremo” António Costa e o coro de peões de brega podem afirmar que o actual governo é o responsável pelo agravamento da dívida de 96,2% em 2011para 130% do PIB em 2014, quando foi o seu partido que nos deixou com a dívida acrescida do resgate mais juros (96% do pib mais 78 Mil Milhões mais juros) a 3 anos. Óbvio!
      … E é “bandeira” de campanha! Momento nojento de política por total falta de honestidade intelectual.

      • Só “nojento”? Todos os da oposição de braço dado na mesma “vigarice eleitoral” tomando sem pejo os eleitores por lorpas!

RESPONDER

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …