O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD.

Uma semana antes das eleições autárquicas, Rui Rio abriu o jogo — mais ou menos. Em entrevista à rádio Renascença, o líder dos sociais-democratas afirmou que não se recandidataria caso, na noite de 26 de setembro, o PSD conseguisse um resultado “pior, igual ou muito pouquinho melhor” ao de 2017, o pior da história do partido. Na mesma ocasião, recusou-se a avançar com um número de Câmaras que seria, na sua visão, sinónimo de derrota ou, pelo contrário, vitória.

Ao longo dos dias de semana que se seguiram, a abordagem foi a mesma, com Rio a afirmar que as Câmaras não têm todas o mesmo “peso político“, esquivando-se, assim, a dar um número aos jornalistas.

Agora, encerradas as urnas, contados os votos e em dia de balanço, tenta-se perceber, nas hostes sociais democratas, se o que aconteceu ao longo do dia de ontem, com o equilíbrio do poder local a pender para o PS, mas com Carlos Moedas a conquistar — de forma surpreendente — a Câmara de Lisboa a Fernando Medina, foi efetivamente uma vitória ou uma derrota.

Esta manhã, Hugo Soares, antigo líder parlamentar do PSD, afirmou que, apesar das perdas, o resultado do PS não constitui “um cartão amarelo ou alaranjado” dos portugueses a António Costa. Em declarações à Antena 1, o aliado político de Luís Montenegro tentou, segundo o Público, desvalorizar os resultados do seu partido, preferindo centrar atenções nas legislativas de 2023. Para Hugo Soares, a escolha dos portugueses em não recusarem o PS tem que ver com o facto de o PSD ainda não é uma “alternativa“.

Esta análise diverge da de Rui Rio — que, durante a madrugada, afirmou que o PSD tem mais hipóteses de, em 2023, poder sair vencedor das legislativas —, mas também de David Justino, vice-presidente do partido, que considera que os pilares da governação de António Costa estão agora mais frágeis e que a capacidade de o primeiro-ministro encontrar soluções para o país ficou “tremida“. “Ele [António Costa] quis transformar isto numa espécie de plebiscito à governação. Correu mal. E terá implicações na governação”, afirmou.

Luís Filipe Menezes, antigo presidente da Câmara de Gaia, admitiu nas últimas semanas, também ele, apresentar uma candidatura à liderança do PSD caso, num cenário de resultado manifestamente negativo, não aparecesse uma alternativa. Mas perante os resultados de ontem, a hipótese não se concretizará.

“Estou fora dessa guerra. Os que pensam nisso têm de ponderar duas situações – por um lado, o resultado e a vitória de Lisboa é manifestamente muito, muito importante, mas também o facto de algumas sondagens, e ,apesar do sucesso relativo do PSD, se houvesse legislativas neste momento haveria uma grande vantagem do PS,” explicou, referindo-se às sondagens lançadas ao longo da noite eleitoral e que remetiam para o resultado de eleições legislativas, onde o PS aparecia próximo da maioria absoluta.

Rui Rio, na referida entrevista à Renascença, também afirmou que a análise aos resultados seria feita “com tempo“, uma mensagem que reforçou ao longo da noite eleitoral sempre que os jornalistas o questionavam sobre o seu futuro. A certa altura revelou, no entanto, que caso não tivesse alcançado os resultados a que se propusera daria uma resposta imediata, já que seria “evidente“.

  ARM //

PARTILHAR

RESPONDER

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …

"O maior roubo de impostos" da Europa. Estados perderam milhões em "buraco" fiscal

Os "CumEx Files" são a mais recente investigação feita com uma fuga de dados a fazer revelações surpreendentes e preocupantes sobre a realidade financeira da Europa. Desta vez, está em causa um "saque fiscal" que …

Taça de Portugal: os "grandes" vão jogar em casa

Sorteio da quarta eliminatória ditou que haverá três jogos entre equipas da I Liga - um deles vai envolver o Benfica. O Benfica vai receber o Paços de Ferreira na Taça de Portugal, num dos poucos …