“O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente”. Ordenada a evacuação da zona sul de Houston

As autoridades apelaram aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey terem causado brechas num dique.

As autoridades norte-americanas apelaram esta terça-feira aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey causarem brechas num dique.

O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente!“, escreveram as autoridades do condado de Brazoria na sua conta da rede social Twitter.

Segundo o The Weather Channel, a ruptura do dique ameaça West Columbia, uma povoação com cerca de 4000 habitantes localizada cerca de 90 quilómetros a sudeste de Houston.

Barcos de resgate, veículos anfíbios e até jet skis estão a ser usados na evacuação da povoação, cujas ruas, segundo o USA Today, se encontram completamente submersas.

As notícias da ruptura do dique levantaram receios junto da população local de que se pudessem repetir os incidentes de New Orleans, em 2005, em que à devastadora passagem do furacão Katrina se seguiu a ruptura dos diques da região, que causou vítimas mortais, inundações e estragos significativos.

Um vídeo partilhado por um utilizador do Twitter mostra a região de Liverpool, no condado de Brazoria, totalmente inundada. O utilizador conta que passou a manhã (horário local) a tentar ajudar as pessoas que ficaram para trás na região leste do condado.

Grande parte da zona do sul de Houston está submersa há quatro dias devido ao furacão Harvey, entretanto transformado em tempestade tropical, mas que se mantém perigoso, como alertou esta manhã o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, em entrevistas a estações de rádio que chegam a Corpus Christi e San Antonio, instando os residentes a continuarem a dar ouvidos às autoridades locais e estaduais.

A cidade do Texas foi paralisada pela tempestade que sobre ela se abateu na sexta-feira e que, desde então, ficou estacionada sobre a costa do Golfo do México. Mais de 76 centímetros de chuva caíram em algumas zonas e são esperados mais 60 centímetros, levando as autoridades a temer que o pior esteja ainda para vir.

Segundo a BBC, com a continuação das intensas chuvas dos últimos dias, as barragens Addicks e Barker, também em Houston, atingiram a sua capacidade máxima continuavam esta manhã a transbordar água em consequência do Harvey, apesar das descargas controladas feitas para impedir a inundação do centro da cidade.

Citado pela agência de notícias Associated Press, Jeff Lindner, do Departamento de Controlo de Inundações do Condado de Harris, declarou esta terça-feira ter a certeza de que mais casas e ruas serão inundadas em resultado da incapacidade de dar vazão à água das chuvas da tempestade Harvey.

Lindner indicou que o condado está a tentar determinar para onde a água irá, especificamente a do extremo norte do reservatório de Addicks, acrescentando que algumas casas ficarão inundadas “durante até um mês”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada rede criminosa ligada à imigração ilegal para a Europa

A polícia italiana deteve hoje 19 pessoas de uma rede criminosa dedicada ao tráfico e transporte ilegal de migrantes do Afeganistão, Irão, Iraque e Paquistão para a Itália e, posteriormente, para o norte da Europa, …

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …