“O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente”. Ordenada a evacuação da zona sul de Houston

As autoridades apelaram aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey terem causado brechas num dique.

As autoridades norte-americanas apelaram esta terça-feira aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey causarem brechas num dique.

O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente!“, escreveram as autoridades do condado de Brazoria na sua conta da rede social Twitter.

Segundo o The Weather Channel, a ruptura do dique ameaça West Columbia, uma povoação com cerca de 4000 habitantes localizada cerca de 90 quilómetros a sudeste de Houston.

Barcos de resgate, veículos anfíbios e até jet skis estão a ser usados na evacuação da povoação, cujas ruas, segundo o USA Today, se encontram completamente submersas.

As notícias da ruptura do dique levantaram receios junto da população local de que se pudessem repetir os incidentes de New Orleans, em 2005, em que à devastadora passagem do furacão Katrina se seguiu a ruptura dos diques da região, que causou vítimas mortais, inundações e estragos significativos.

Um vídeo partilhado por um utilizador do Twitter mostra a região de Liverpool, no condado de Brazoria, totalmente inundada. O utilizador conta que passou a manhã (horário local) a tentar ajudar as pessoas que ficaram para trás na região leste do condado.

Grande parte da zona do sul de Houston está submersa há quatro dias devido ao furacão Harvey, entretanto transformado em tempestade tropical, mas que se mantém perigoso, como alertou esta manhã o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, em entrevistas a estações de rádio que chegam a Corpus Christi e San Antonio, instando os residentes a continuarem a dar ouvidos às autoridades locais e estaduais.

A cidade do Texas foi paralisada pela tempestade que sobre ela se abateu na sexta-feira e que, desde então, ficou estacionada sobre a costa do Golfo do México. Mais de 76 centímetros de chuva caíram em algumas zonas e são esperados mais 60 centímetros, levando as autoridades a temer que o pior esteja ainda para vir.

Segundo a BBC, com a continuação das intensas chuvas dos últimos dias, as barragens Addicks e Barker, também em Houston, atingiram a sua capacidade máxima continuavam esta manhã a transbordar água em consequência do Harvey, apesar das descargas controladas feitas para impedir a inundação do centro da cidade.

Citado pela agência de notícias Associated Press, Jeff Lindner, do Departamento de Controlo de Inundações do Condado de Harris, declarou esta terça-feira ter a certeza de que mais casas e ruas serão inundadas em resultado da incapacidade de dar vazão à água das chuvas da tempestade Harvey.

Lindner indicou que o condado está a tentar determinar para onde a água irá, especificamente a do extremo norte do reservatório de Addicks, acrescentando que algumas casas ficarão inundadas “durante até um mês”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …