/

“O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente”. Ordenada a evacuação da zona sul de Houston

As autoridades apelaram aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey terem causado brechas num dique.

As autoridades norte-americanas apelaram esta terça-feira aos residentes da zona sul de Houston, Texas, para que abandonem as suas casas após as chuvas da tempestade tropical Harvey causarem brechas num dique.

O dique de Columbia Lakes cedeu! Partam imediatamente!“, escreveram as autoridades do condado de Brazoria na sua conta da rede social Twitter.

Segundo o The Weather Channel, a ruptura do dique ameaça West Columbia, uma povoação com cerca de 4000 habitantes localizada cerca de 90 quilómetros a sudeste de Houston.

Barcos de resgate, veículos anfíbios e até jet skis estão a ser usados na evacuação da povoação, cujas ruas, segundo o USA Today, se encontram completamente submersas.

As notícias da ruptura do dique levantaram receios junto da população local de que se pudessem repetir os incidentes de New Orleans, em 2005, em que à devastadora passagem do furacão Katrina se seguiu a ruptura dos diques da região, que causou vítimas mortais, inundações e estragos significativos.

Um vídeo partilhado por um utilizador do Twitter mostra a região de Liverpool, no condado de Brazoria, totalmente inundada. O utilizador conta que passou a manhã (horário local) a tentar ajudar as pessoas que ficaram para trás na região leste do condado.

Grande parte da zona do sul de Houston está submersa há quatro dias devido ao furacão Harvey, entretanto transformado em tempestade tropical, mas que se mantém perigoso, como alertou esta manhã o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, em entrevistas a estações de rádio que chegam a Corpus Christi e San Antonio, instando os residentes a continuarem a dar ouvidos às autoridades locais e estaduais.

A cidade do Texas foi paralisada pela tempestade que sobre ela se abateu na sexta-feira e que, desde então, ficou estacionada sobre a costa do Golfo do México. Mais de 76 centímetros de chuva caíram em algumas zonas e são esperados mais 60 centímetros, levando as autoridades a temer que o pior esteja ainda para vir.

Segundo a BBC, com a continuação das intensas chuvas dos últimos dias, as barragens Addicks e Barker, também em Houston, atingiram a sua capacidade máxima continuavam esta manhã a transbordar água em consequência do Harvey, apesar das descargas controladas feitas para impedir a inundação do centro da cidade.

Citado pela agência de notícias Associated Press, Jeff Lindner, do Departamento de Controlo de Inundações do Condado de Harris, declarou esta terça-feira ter a certeza de que mais casas e ruas serão inundadas em resultado da incapacidade de dar vazão à água das chuvas da tempestade Harvey.

Lindner indicou que o condado está a tentar determinar para onde a água irá, especificamente a do extremo norte do reservatório de Addicks, acrescentando que algumas casas ficarão inundadas “durante até um mês”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.