Houve dinossauros que conseguiam correr tão depressa como Usain Bolt

(dr) Pablo Navarro-Lorbés

Imagens de pegadas dos dinossauros “6A-14” (A) e “6B-1” (B)

Cientistas descobriram que certos dinossauros terópodes podiam correr mais depressa do que o ser humano mais rápido do mundo.

Segundo a cadeia televisiva CNN, os investigadores analisaram pegadas fossilizadas encontradas em La Rioja, Espanha, e foram capazes de identificar a velocidade de corrida de dois terópodes diferentes.

Para isso, os cientistas recorreram à relação entre a altura do salto do animal, que foi encontrada medindo o comprimento da pegada, e o comprimento da passada, ou seja, a distância entre duas pegadas sucessivas feitas pela mesma pata.

O dinossauro apelidado de La Torre 6A-14 estaria a correr a uma velocidade entre 23,3 e 37,2 quilómetros por hora. A equipa destaca que esta é uma das velocidades de corrida de terópodes mais rápidas já calculadas até agora.

Mesmo assim, o companheiro La Torre 6B-1 conseguiu ultrapassá-lo e terá corrido a uma velocidade entre 31,7 e 44,6 quilómetros por hora.

Como recorda a estação norte-americana, em 2011, o ex-velocista Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo, atingiu os 43,9 quilómetros por hora numa prova de 100 metros. O que significa que este último terópode ainda conseguiu ser um bocadinho mais rápido do que o jamaicano.

Não se sabe a que espécie pertenciam estes terópodes, mas a equipa considera que podiam ser da família dos Spinosauridae ou dos Carcharodontosauridae. E, com base nas características das pegadas, é provável que fossem da mesma espécie, embora um fosse provavelmente mais pequeno do que o outro.

O estudo foi publicado, a 9 de dezembro, na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.