/

Há dinheiro “sujo” vindo da Rússia escondido no Reino Unido

1

Krokodyl / Wikimedia

Embaixada Russa em Londres

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o comité dos Negócios Estrangeiros do Parlamento britânico critica o branqueamento de capitais russos feito em Londres.

De acordo com o relatório “O ouro de Moscovo: corrupção russa no Reino Unido”, elaborado pelo comité dos negócios estrangeiros do Parlamento britânico, há dinheiro “sujo” vindo da Rússia escondido e branqueado no Reino Unido.

Esse dinheiro está a prejudicar os esforços do Governo britânico de manter uma política externa dura perante o Kremlin. É desta forma que o comité considera que a segurança nacional britânica está abalada.

Além disso, o comité critica o Executivo de Theresa May por permitir que seja colocado dinheiro “diretamente nas mãos de regimes que querem prejudicar o Reino Unido, os seus interesses e os seus aliados”, refere o Observador.

“O Governo não pode olhar para o lado enquanto cleptocratas e violadores de direitos humanos usam a City de Londres para lavar os fundos que adquiriram de forma errada e para contornar sanções”, lê-se no relatório, divulgado esta segunda-feira.

O relatório refere que uma parte do capital russo escondido e branqueado em Londres é utilizado para financiar as campanhas do presidente russo, Vladimir Putin, e “subverter” as normas internacionais.

“Apesar da retórica dura, o Presidente Putin e os seus aliados têm conseguido continuar o seu business as usual (a fazer negócios como sempre), escondendo e lavando os seus bens corruptos em Londres”, bens que, segundo o comité, apoiam direta e indiretamente a campanha do Presidente.

Segundo o The Guardian, os deputados pedem ao ministério dos Negócios Estrangeiros “que estabeleça uma estratégia coerente para a Rússia que ligue claramente as ferramentas diplomáticas, militares e financeiras que o Reino Unido pode usar para combater a agressão do Estado russo”.

Os deputados lamentam que o Governo permita que tudo continue “aberto para os negócios”, mesmo depois do escândalo pela suposta tentativa de assassinato no Reino Unido do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha, Yulia, que Londres atribuiu ao Governo de Moscovo.

No dia anterior, o deputado conservador Tom Tugendhat, presidente do comité, já tinha escrito um artigo no Sunday Times no qual deixava antever as críticas do relatório, ao falar numa “resposta letárgica” aos avanços do Kremlin.

Mas as críticas não ficaram por aqui e foram para além do setor público, com o comité a criticar a firma britânica de advogados Linklaters, que acusa de estar “enredada na corrupção do Kremlin”, avança a Reuters.

ZAP // EFE

1 Comment

  1. A sério?!
    Quem diria!….
    Alguém já devia ter dito a esses “anjinhos distraídos” que mafia da city londrina sempre foi uma máquina de lavar dinheiro sujo (principalmente russo e árabe), e que isso representa uma boa parte da economia britanica!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.