A qualidade de vida e o fervor cultural tornaram Copenhaga, capital da Dinamarca, um destino bastante procurado. A contrapartida para a actual popularidade da cidade, no entanto, é a escassez de espaços para construção e casas para alojar os imigrantes que chegam para trabalhar, viver ou estudar na cidade.
O projecto de casas feitas em contentores da empresa dinamarquesa CPH Containers visa precisamente responder às necessidades habitacionais dos estudantes na cidade.
A ideia foi criar um projecto barato, ecologicamente sustentável, acessível e de fácil construção.
O projecto é semelhante ao Village Underground Lisboa, que em 2014 transformou autocarros e contentores num parque de escritórios em Lisboa.
Encontrar um local para a vila de estudantes, inteiramente feita de contentores, no entanto, não era tarefa simples.
E a solução foi instalar a vila numa área ampla, acessível e financeiramente viável: o porto.
A zona portuária não permite construções permanentes – motivo pelo qual o projecto de instalar casas de contentores se encaixou tão bem no local
A vila pode ser removida em qualquer altura, sem quase nenhum dano para o local.
Os contentores são montados como peças de lego gigantes, encaixados e parafusados uns aos outros. As casas são projectadas para receberem bastante luz natural, oferecendo espaços plenamente iluminados.
E no futuro, quando o desenvolvimento urbanístico do local assim o exigir, a vila estará pronta para ser desmontada e transportada para outro local.
ZAP / Hypeness
Já há muito tempo que se faz disto em Portugal… http://goo.gl/oy0Xfk
e não é Copenhague mas sim Copenhaga – para além de poupar uma letra, é português correcto e não de analfabeto funcional!!!
Tem razão, MM. Corrigido.
Obrigado pelo reparo.