Dinamarca planeia restringir o número de residentes “não ocidentais”

A Dinamarca anunciou que está a planear restringir o número de residentes de origem “não ocidental” que vivem nas cidades em todo o país a 30% da população da área em questão.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o projeto faz parte de uma série de legislações polémicas que visam reduzir as “sociedades paralelas” no país escandinavo, propondo um limite de 30% em todas as áreas locais em 10 anos.

Segundo o ministro do Interior, Kaare Dybvad Bek, a legislação foi feita para ajudar na “integração”. “Temos os próximos 10 anos para criar um equilíbrio na nossa política de integração e na forma como vivemos e trabalhamos juntos”, disse, em declarações ao jornal dinamarquês Berlingske. “Ao contrário, acho que acabaremos com uma sociedade de duas partes, onde as pessoas se afastam umas das outras.”

O Governo propõe alterar os regulamentos sobre a provisão de moradias, de modo que as autoridades locais não tenham permissão para alocar moradias a grupos específicos nas mesmas áreas.

Além disso, os candidatos a moradias em certas áreas de captação de moradias terão prioridade se atenderem a certos critérios de emprego e educação, disse o ministro.

Segundo a proposta, o Governo pretende também abandonar o uso do polémico termo “gueto” – usado para se referir a bairros habitados principalmente por imigrantes não ocidentais.

Existem atualmente 15 áreas residenciais na lista do Governo que se enquadram nesta categoria. Em 2018, o governo anunciou que exigiria que as crianças que moravam nesses bairros aprendessem sobre democracia e igualdade, além de tradições como o Natal.

Ainda não há data para votação da legislação proposta.

No mês passado, recorde-se, a Dinamarca tornou-se o primeiro país europeu a retirar a refugiados sírios as suas autorizações de residência, dizendo que Damasco agora já é segura para regressar. No total, 94 refugiados sírios viram as suas licenças removidas.

Em 2020, foram reavaliadas as licenças de proteção temporária de cerca de 900 refugiados sírios da região de Damasco.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …