Dilma diz que oposição quer chegar ao poder através de “um golpe de Estado”

Wilson Dias / ABr

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

A Presidente do Brasil acusou esta terça-feira a oposição, derrotada nas urnas há um ano, de pretender chegar ao poder através de “um golpe de Estado”.

“A oposição procura, sem cessar, encurtar o caminho para o poder, dar o salto e chegar ao poder por via de um golpe de Estado”, declarou Dilma Rousseff, num discurso que proferiu durante o Congresso da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo.

Para a chefe de Estado brasileira, “o artificialismo dos argumentos [da oposição] é absoluto e a vontade de produzir um golpe contra o funcionamento regular das leis e instituições é explícita”.

“O que antes era inconformismo transformou-se num desejo de retrocesso político e isso tem um nome: isso é golpismo de forma aberta”, frisou Dilma, que esteve acompanhada pelo seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ex-presidente do Uruguai José Mujica.

As declarações de Rousseff têm lugar numa altura de forte tensão política, já que o presidente da Câmara dos Deputados tem em mãos ações interpostas pela oposição para a abertura de um processo de afastamento do cargo (‘impeachment’), as quais devem ser analisadas nos próximos dias ou semanas.

Apesar de muitas terem sido arquivadas, a oposição acredita que o presidente da Câmara dos Deputados vai aceitar o processo apresentado por um grupo de juristas, atendendo a que conta com uma base argumentativa jurídica e se refere às alegadas manobras contabilísticas ilegais que o Governo supostamente realizou para maquilhar os seus resultados fiscais de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …