Dieta cetogénica associada ao aumento do colesterol e do risco de doenças crónicas

Eduardo Roda Lopes / Unsplash

Dieta cetogénica: alimentos ricos em gorduras, mas com poucos hidratos de carbono e açúcares

O estudo refere que os riscos das dietas que cortam nos hidratos de carbono são ainda maiores para grávidas e pessoas que sofram de doenças renais.

Um novo estudo publicado em Julho na revista Fronteiras da Nutrição argumenta que as dietas cetogénicas – com baixos níveis de hidratos de carbono e altos níveis de gorduras – são pouco saudáveis para a maioria das pessoas. A investigação foi revista por pares e financiada por uma organização que promove as dietas baseadas em plantas.

As dietas cetogénicas têm ganho popularidade nos últimos anos e obedecem ao princípio geral de tentar criar um estado metabólico chamado cetose ao ingerir alimentos ricos em gorduras, mas com poucos hidratos de carbono e açúcares. Isto obriga o corpo a usar a gordura acumulada para ter energia e a uma rápida perda de peso.

Os efeitos a longo-prazo desta dieta na saúde são polémicos e muitos nutricionistas não a recomendam. A típica dieta cetogénica é um “desastre que promove doenças“, segundo a dietista Lee Crosby, autora principal do estudo.

“Comer muitas carnes vermelhas, carnes processadas e gorduras saturadas ao mesmo tempo que se restringe vegetais ricos em hidratos de carbono, frutas e graus integrais é uma má receita para a saúde“, explica Lee Crosby, citada pelo New Atlas.

O estudo conclui que as dietas são eficazes em reduzir as convulsões em doentes com tipos de epilepsia resistentes a medicação. Mas em quase todos os outros casos, os riscos são maiores que os benefícios, especialmente para grávidas e pessoas com doenças renais.

“Além do risco para doentes dos rins e mulheres grávidas, as dietas cetogénicas são também perigosas para os outros porque podem aumentar os níveis de colesterol LDL e o risco geral de doenças crónicas. Apesar de reduzir o peso a curto-prazo, esta abordagem não é mais eficaz do que a de outras dietas para emagrecer”, realça Crosby.

Os efeitos a longo-prazo das dietas cetogénicas ainda não claros e não há consenso científico nesta área. Um estudo da Universidade de Yale publicado no ano passado concluiu que os benefícios metabólicos que os ratos tiveram nos primeiros meses da dieta desapareceram ao fim de alguns meses.

Estes resultados vão ao encontro de uma outra investigação de 2019 que avaliou o jejum intermitente e concluiu que as trocas periódicas do estado metabólico são melhores para a saúde humana.

Estudos anteriores apontaram para possíveis benefícios da dieta na redução de enxaquecas ou na limitação do crescimento de células cancerígenas em doentes com tumores cerebrais.

  AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …

Welwitschea 'Tchizé' dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos

Ivo Rosa manda desbloquear conta bancária de Tchizé dos Santos

O Tribunal Central de Instrução Criminal desbloqueou uma conta bancária de Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, por "decurso excessivo" do tempo e falta de provas quanto à origem ilícita dos fundos. O …

Mais três mortes e 291 novos casos de covid-19. Incidência e R(t) subiram

Portugal registou, esta segunda-feira, mais três mortes e 291 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 291 novos …