Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises.

Desde 1920 que os cientistas têm evidências de que a dieta cetogénica — com altos níveis de gordura, proteína moderada e poucos hidratos de carbono — poderia ajudar a prevenir enxaquecas. No entanto, ainda não era claro se esse efeito estava ligado aos hidratos de carbono em particular ou à consequente perda de peso.

Para investigar esta teoria, uma equipa de cientistas liderada por Cherubino Di Lorenzo, da Fundação Don Carlo Gnocchi, em Itália, comparou os resultados desta dieta com outra com poucas calorias, mas rica em hidratos de carbono. Os resultados foram publicados, no final de julho, na revista Nutrients.

A equipa monitorizou 35 adultos com peso a mais que sofriam enxaquecas frequentes. Numa ordem aleatória, cada um deles passou quatro semanas a seguir uma das duas dietas. Os participantes receberam refeições, como batidos e sopas, que tinham a mesma quantidade de gordura e calorias, mas diferentes proporções de proteínas e hidratos de carbono, dependendo da dieta.

No geral, os participantes perderam a mesma quantidade de peso ao longo do estudo. No entanto, a dieta cetogénica foi muito mais eficaz na prevenção das enxaquecas. Quase 75% dos participantes que seguiram esta dieta viram reduzir o número de enxaquecas, no mínimo, para metade. Enquanto isso, apenas 9% dos indivíduos experimentaram esse nível de melhoria na dieta que era rica em hidratos de carbono.

Em declarações à New Scientist, Di Lorenzo explicou que a dieta cetogénica pode funcionar porque o cérebro está a usar cetonas como combustível ao invés da glicose. Em estudos com cobaias, acrescentou, corpos com estes compostos orgânicos reduziram a inflamação do cérebro e pararam a propagação das ondas elétricas que se acredita serem as causadoras da dor da enxaqueca.

Christina Sun-Edelstein, da Universidade de Melbourne, na Austrália, disse à mesma revista que são necessárias mais pesquisas antes de esta dieta vir a ser recomendada para prevenir este problema.

“Há muitos tratamentos para as enxaquecas que inicialmente parecem funcionar, mas que depois acabam por dececionar. Se se demonstrar que é efetiva e segura em estudos maiores, então acredito que é algo que muitas pessoas estariam dispostas a tentar”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% ou mais da população mundial entre os 18 e os 65 anos dizem ter enxaquecas. Por causa das influências hormonais, afetam três vezes mais as mulheres do que os homens.

Além de ajudar na perda de peso, estudos já mostraram que a dieta cetogénica também é uma boa arma contra condições neurológicas como epilepsia e esquizofrenia.

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …