Diamante de 63 quilates descoberto em Angola

Um único diamante com 63,05 quilates e tido como de “excecional qualidade” foi descoberto na nova mina diamantífera no aluvião do Lulo, na província angolana da Lunda Norte, anunciou a empresa Lucapa Diamond.

A informação consta de um comunicado da multinacional australiana, a que a Lusa teve acesso, referindo tratar-se de um diamante que, além da dimensão, é também da categoria “mais rara” do mundo, denominada de “IIa”.

De acordo com dados do Ministério das Finanças, cada quilate de diamante angolano foi vendido em 2014, em termos médios, a 146,84 dólares (136 euros).

Após seis anos de prospeção na zona, a exploração no Lulo arrancou este ano, no âmbito de um contrato para a concessão da produção naquela área válido por 35 anos.

Na fase anterior, ainda de prospeção, e noutra zona do Lulo, a Lucapa tinha já anunciado a descoberta de outros dois diamantes de grandes de dimensões, de 131,40 e de 95,45 quilates, daí as grandes expetativas em torno desta exploração.

É o maior diamante descoberto desde que a Lucapa e os seus parceiros iniciaram a produção comercial no Lulo, em janeiro de 2015, e demonstra o potencial para importantes descobertas deste tipo de grandes diamantes”, afirma a empresa.

Esta nova mina diamantífera no aluvião do Lulo produziu 1.317 diamantes entre janeiro e março, segundo anúncio anterior da Lucapa. Em três meses de operação, foram processados 12.912 metros cúbicos de rocha, tendo permitido recuperar 1.335 quilates.

A empresa, que tem como parceiros angolanos neste projeto a estatal Endiama e o grupo privado Rosas & Pétalas, garante que com estes resultados será atingido em junho o objetivo de gerar ‘cash-flow’ positivo na atividade mineira, a partir do Lulo.

Anteriormente, na fase de prospeção que se prolongou durante seis anos, a empresa extraiu da área do Lulo 876,5 quilates, trabalhos que renderam, por si só, seis milhões de dólares (5,5 milhões de euros).

A concessão do Lulo dista 150 quilómetros da mina de diamantes de Catoca, a maior de Angola e quarta maior do género em todo o mundo, estando ambas localizadas na mesma área geológica. Envolve uma área específica de 218 quilómetros quadrados, incluindo mais de 50 quilómetros ao logo do rio Cacuilo.

Os diamantes constituem o segundo principal produto de exportação por Angola, a seguir ao petróleo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …