Diamante cor-de-rosa leiloado por valor recorde de 66,7 milhões

Um diamante de 59,6 quilates, conhecido como Pink Star (Estrela Cor-de-rosa) foi vendido num leilão da Sotheby’s, na terça-feira, em Hong Kong, fixando um novo recorde para qualquer diamante ou joia, anunciou a leiloeira.

O diamante oval excedeu a estimativa de pré-venda da Sotheby. A transação acontece três anos depois de a pedra ser vendida a um preço ainda mais elevado noutro leilão da Sotheby’s em Genebra, um acordo que acabou por não se concretizar porque o comprador falhou o pagamento.

A pedra preciosa é o maior diamante rosa vívido sem falhas alguma vez classificado pelo Instituto Gemológico da América.

Três licitadores ao telefone competiram pela pedra durante cinco tensos minutos. A multidão na sala aplaudiu quando o diamante foi vendido por 63 milhões de dólares (59 milhões de euros), sem incluir o prémio do comprador.

O preço final final ficou, então, em 71,2 milhões de dólares (66,7 milhões de euros). A presidente da Sotheby’s Asia, Patti Wong, disse que o vencedor foi a joalharia de Hong Kong Chow Tai Fook.

Até agora, o diamante mais caro alguma vez vendido era o Oppenheimer Blue, que conseguiu 56,8 milhões de francos suíços (53 milhões de euros) em maio passado. O anterior recorde mundial para um diamante cor-de-rosa foi de 46,2 milhões de dólares (43,3 milhões de euros) por um Graff Pink de 24,78 quilates em 2010.

O Pink Star foi extraído em África por De Beers em 1999 como uma pedra de 132,5 quilates em estado bruto e polida durante dois anos. Em novembro de 2013 foi leiloado por 83 milhões de dólares (77 milhões de euros) em Nova Iorque, mas o comprador falhou o pagamento.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …