/

O dia em que um miúdo chamado Mbappé humilhou o Barcelona

No regresso da Liga dos Campeões ao calendário, o Paris Saint-Germain foi à Catalunha golear o Barcelona por 1-4, num jogo que ficou marcado pelo hat-trick de Kylian Mbappé.

O jogo até começou de feição para o Barcelona, que abriu o marcador por intermédio de Lionel Messi. Mas, ainda na primeira parte, Mbappé restabeleceu a igualdade e deixou o resto do trabalho para os segundos 45 minutos.

Pelo meio, Moise Kean também conseguiu bater Stegen. Os franceses partem com uma enorme vantagem para a segunda mão dos oitavos de final.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1361986074512400385

“Estamos muito felizes. Era uma partida muito importante para nós. Queríamos vir aqui e ganhar. Foi o que fizemos e de que maneira!”, disse Kylian Mbappé à rádio RMC Sport, após o triunfo da sua equipa.

“Sempre quis dar o melhor de mim com o PSG, pois é uma camisola que me está no coração. Nem sempre tive sucesso, posso ainda perder jogos, mas nunca na minha vida me irei esconder, mesmo que cometa erros. Hoje o meu trabalho árduo compensou”, referiu o campeão mundial.

Sem o brasileiro Neymar nem o argentino Ángel Di María, Mbappé foi o líder da formação parisiense no sempre difícil Camp Nou.

“O treinador [Mauricio Pochettino] tem feito um trabalho maravilhoso desde que chegou, mas deu continuidade ao de Thomas Tuchel, que fez um trabalho extraordinário com a ida à final”, referiu Mbappé.

Os números de uma noite histórica

Mbappé tem apenas 22 anos de idade, mas aos poucos vai fazendo história. O internacional francês já esteve diretamente envolvido em 230 golos pelo clube e seleção. São 154 golos e 76 assistências em 252 jogos. Uma média de um golo a cada 77,7 minutos.

Na Liga dos Campeões, desde que se estreou em 2016/17, marcou 24 golos e fez 16 assistências em 41 jogos.

Na última vez em que um jogador marcou um hat-trick frente ao Barcelona na Liga dos Campeões, Mbappé ainda nem tinha nascido, realça o portal Squawka Football.

Aliás, o feito é tão raro, que o avançado do PSG é o primeiro a fazê-lo na fase a eliminar da competição. Apenas Faustino Asprilla (Newcastle) e Andriy Shevchenko (Dínamo Kiev) o conseguiram fazer, ambos em 1997.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Squawka Football (@squawkafootball)

Com apenas 22 anos, um mês e 27 dias, Mbappé fez o seu primeiro hat-trick nesta fase da Champions. Em comparação, Cristiano Ronaldo apenas o conseguiu com 31 anos.

Os três golos marcados pelo francês são o culminar de uma exibição de luxo. Ninguém rematou mais, driblou mais jogadores, criou mais oportunidades de golo e teve mais toques na área adversária do que Mbappé no jogo desta terça-feira.

Marcar em Camp Nou é apenas mais uma página do belo romance que tem sido a carreira deste jovem talento, que já fez balançar as redes do Etihad, Anfield, Old Trafford, Juventus Stadium, Allianz Arena, Signal Iduna Park e Santiago Bernabéu.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.