No regresso da Liga dos Campeões ao calendário, o Paris Saint-Germain foi à Catalunha golear o Barcelona por 1-4, num jogo que ficou marcado pelo hat-trick de Kylian Mbappé.

O jogo até começou de feição para o Barcelona, que abriu o marcador por intermédio de Lionel Messi. Mas, ainda na primeira parte, Mbappé restabeleceu a igualdade e deixou o resto do trabalho para os segundos 45 minutos.

Pelo meio, Moise Kean também conseguiu bater Stegen. Os franceses partem com uma enorme vantagem para a segunda mão dos oitavos de final.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1361986074512400385

“Estamos muito felizes. Era uma partida muito importante para nós. Queríamos vir aqui e ganhar. Foi o que fizemos e de que maneira!”, disse Kylian Mbappé à rádio RMC Sport, após o triunfo da sua equipa.

“Sempre quis dar o melhor de mim com o PSG, pois é uma camisola que me está no coração. Nem sempre tive sucesso, posso ainda perder jogos, mas nunca na minha vida me irei esconder, mesmo que cometa erros. Hoje o meu trabalho árduo compensou”, referiu o campeão mundial.

Sem o brasileiro Neymar nem o argentino Ángel Di María, Mbappé foi o líder da formação parisiense no sempre difícil Camp Nou.

“O treinador [Mauricio Pochettino] tem feito um trabalho maravilhoso desde que chegou, mas deu continuidade ao de Thomas Tuchel, que fez um trabalho extraordinário com a ida à final”, referiu Mbappé.

Os números de uma noite histórica

Mbappé tem apenas 22 anos de idade, mas aos poucos vai fazendo história. O internacional francês já esteve diretamente envolvido em 230 golos pelo clube e seleção. São 154 golos e 76 assistências em 252 jogos. Uma média de um golo a cada 77,7 minutos.

Na Liga dos Campeões, desde que se estreou em 2016/17, marcou 24 golos e fez 16 assistências em 41 jogos.

Na última vez em que um jogador marcou um hat-trick frente ao Barcelona na Liga dos Campeões, Mbappé ainda nem tinha nascido, realça o portal Squawka Football.

Aliás, o feito é tão raro, que o avançado do PSG é o primeiro a fazê-lo na fase a eliminar da competição. Apenas Faustino Asprilla (Newcastle) e Andriy Shevchenko (Dínamo Kiev) o conseguiram fazer, ambos em 1997.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Squawka Football (@squawkafootball)

Com apenas 22 anos, um mês e 27 dias, Mbappé fez o seu primeiro hat-trick nesta fase da Champions. Em comparação, Cristiano Ronaldo apenas o conseguiu com 31 anos.

Os três golos marcados pelo francês são o culminar de uma exibição de luxo. Ninguém rematou mais, driblou mais jogadores, criou mais oportunidades de golo e teve mais toques na área adversária do que Mbappé no jogo desta terça-feira.

Marcar em Camp Nou é apenas mais uma página do belo romance que tem sido a carreira deste jovem talento, que já fez balançar as redes do Etihad, Anfield, Old Trafford, Juventus Stadium, Allianz Arena, Signal Iduna Park e Santiago Bernabéu.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …