No regresso da Liga dos Campeões ao calendário, o Paris Saint-Germain foi à Catalunha golear o Barcelona por 1-4, num jogo que ficou marcado pelo hat-trick de Kylian Mbappé.

O jogo até começou de feição para o Barcelona, que abriu o marcador por intermédio de Lionel Messi. Mas, ainda na primeira parte, Mbappé restabeleceu a igualdade e deixou o resto do trabalho para os segundos 45 minutos.

Pelo meio, Moise Kean também conseguiu bater Stegen. Os franceses partem com uma enorme vantagem para a segunda mão dos oitavos de final.

“Estamos muito felizes. Era uma partida muito importante para nós. Queríamos vir aqui e ganhar. Foi o que fizemos e de que maneira!”, disse Kylian Mbappé à rádio RMC Sport, após o triunfo da sua equipa.

“Sempre quis dar o melhor de mim com o PSG, pois é uma camisola que me está no coração. Nem sempre tive sucesso, posso ainda perder jogos, mas nunca na minha vida me irei esconder, mesmo que cometa erros. Hoje o meu trabalho árduo compensou”, referiu o campeão mundial.

Sem o brasileiro Neymar nem o argentino Ángel Di María, Mbappé foi o líder da formação parisiense no sempre difícil Camp Nou.

“O treinador [Mauricio Pochettino] tem feito um trabalho maravilhoso desde que chegou, mas deu continuidade ao de Thomas Tuchel, que fez um trabalho extraordinário com a ida à final”, referiu Mbappé.

Os números de uma noite histórica

Mbappé tem apenas 22 anos de idade, mas aos poucos vai fazendo história. O internacional francês já esteve diretamente envolvido em 230 golos pelo clube e seleção. São 154 golos e 76 assistências em 252 jogos. Uma média de um golo a cada 77,7 minutos.

Na Liga dos Campeões, desde que se estreou em 2016/17, marcou 24 golos e fez 16 assistências em 41 jogos.

Na última vez em que um jogador marcou um hat-trick frente ao Barcelona na Liga dos Campeões, Mbappé ainda nem tinha nascido, realça o portal Squawka Football.

Aliás, o feito é tão raro, que o avançado do PSG é o primeiro a fazê-lo na fase a eliminar da competição. Apenas Faustino Asprilla (Newcastle) e Andriy Shevchenko (Dínamo Kiev) o conseguiram fazer, ambos em 1997.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Squawka Football (@squawkafootball)

Com apenas 22 anos, um mês e 27 dias, Mbappé fez o seu primeiro hat-trick nesta fase da Champions. Em comparação, Cristiano Ronaldo apenas o conseguiu com 31 anos.

Os três golos marcados pelo francês são o culminar de uma exibição de luxo. Ninguém rematou mais, driblou mais jogadores, criou mais oportunidades de golo e teve mais toques na área adversária do que Mbappé no jogo desta terça-feira.

Marcar em Camp Nou é apenas mais uma página do belo romance que tem sido a carreira deste jovem talento, que já fez balançar as redes do Etihad, Anfield, Old Trafford, Juventus Stadium, Allianz Arena, Signal Iduna Park e Santiago Bernabéu.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …