Dia da Defesa Nacional retomado já na segunda-feira

Nuno Veiga / Lusa

O dia da Defesa Nacional, interrompido por duas vezes desde o ano passado devido à pandemia de covid-19, vai ser retomado a partir de segunda-feira “atendendo à evolução positiva da situação epidemiológica”, anunciou esta sexta-feira o Governo.

A 17.ª edição do dia da Defesa Nacional vai levar 90.068 jovens com mais de 18 anos, de 3 de maio a 17 de dezembro de 2021, a cinco unidades militares do país para sensibilizá-los sobre a função das Forças Armadas, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

A iniciativa será retomada “atendendo à evolução positiva da situação epidemiológica da covid-19 no país”, estando acauteladas “todas as medidas gerais de proteção da saúde pública”, e vai decorrer na Escola de Fuzileiros (Barreiro), na Base Aérea Nº. 5 (Monte Real), na Unidade de Apoio do Comando de Pessoal (Vila Nova de Gaia), no Regimento de Infantaria N.º 19 (Chaves) e no Regimento de Guarnição N.º 3 (Funchal).

No início da pandemia, o Dia da Defesa Nacional foi adiado várias vezes devido à evolução epidemiológica em Portugal. Após ter estado suspenso desde 9 de março, o Dia da Defesa Nacional regressou ao formato presencial a 2 de setembro.

O ministério adiantou, à época, que foram criados “percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor”, todos os espaços serão higienizados e estarão disponíveis materiais de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, “que serão obrigatórias para todos”.

No início de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19 em Portugal, o Dia da Defesa Nacional foi adiado para o final de fevereiro, adiamento que foi renovado em fevereiro até esta sexta-feira, 30 de abril de 2021.

Mais de 1,2 milhões de jovens participou nesta iniciativa desde que foi criada, em 2004, e tem por objetivo sensibilizar os jovens para a Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

O Dia da Defesa Nacional decorre em datas diversas conforme os concelhos e as instalações militares mais próximas dos três ramos: Exército, Marinha e Força Aérea.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.