DGS quer administrar doses de reforço até 19 de dezembro a toda a população elegível com mais de 65 anos

Patricia De Melo Moreira / AFP

Responsáveis pelos processo de vacinação contra a covid-19 e gripe estiveram hoje perante os jornalistas para fazerem um balanço dos progressos feitos em outubro. Até agora, Portugal administrou um milhão de vacinas contra a gripe e 450 mil doses de reforço contra a covid-19.

Carlos Penha-Gonçalvez, coronel que coordena a atual campanha de vacinação contra a covid-19, anunciou hoje que a Direção Geral de saúde pretende administrar, até 19 de dezembro, uma dose de reforço a todas as pessoas elegíveis com idades superiores a 65 anos.

Para cumprir o objetivo, afirmou, há esforços que já estão a ser feitos e outros que ainda vão ser postos em prática, noticia o Expresso.

Na conferência de imprensa desta manhã, onde foi feito um balanço do processo de vacinação em curso (com destaque para o mês de outubro), esteve também presente António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que lembrou que a modalidade “casa aberta” estará disponível este fim de semana em todo o país, para maiores de 80 anos – com a lista de centros de saúde aderentes disponível no site da DGS.

Admitindo a possibilidade de existirem “constrangimentos e esperas”, o secretário de Estado adiantou ainda que será disponibilizado transporte para as pessoas que não possam deslocar-se por meios próprios, sendo as juntas de freguesia as responsáveis por oferecer esse serviço.

Na próxima semana terá também início a administração de doses de reforço aos profissionais de saúde, a que se seguirão os trabalhadores do setor social e bombeiros responsáveis pelo transporte de doentes.

Até ao momento, Portugal administrou um milhão de vacinas contra a gripe e 450 mil doses de reforço contra a covid-19, com Lacerda Sales a sublinhar que a “pandemia” não acabou, pelo que é preciso continuar a ter uma “atitude preventiva perante o desafio de novas variantes e o aumento e casos na Europa”.

Graça Freitas também esteve presente na conferência de imprensa e anunciou que a norma sobre a vacinação das pessoas recuperadas será publicada nos próximos dias, com o sistema informático responsável pelas convocatórias a estar também disponível nos próximos dias.

Nota: texto atualizado às 17.15 para especificar que a medida se aplica a toda a população #elegível# com mais de 65 anos

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.