DGS lança manual para ajudar famílias a lidar com o isolamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual com medidas para ajudar as famílias a lidar com o stress do isolamento em casa, da ansiedade dos filhos e da separação, no quadro da pandemia de covid-19.

Desenvolvido através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, o manual visa apoiar as famílias num “momento crítico” em que “é importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito”, refere a autoridade de saúde no manual de 13 páginas publicado no seu site oficial.

O texto defende que “é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos/as e que equilibrem momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia”.

Mas, adverte, as famílias devem estar preparadas para gerir “momentos de tensão e de conflito” que possam surgir, demonstrando “sensibilidade para com o estado emocional do outro”.

As crianças e jovens são “vulneráveis às pressões do meio” e à situação de isolamento, sendo “a sua estabilidade, confiança e segurança” afetadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afetivos, a gestão da exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são fatores de proteção cruciais”.

Assim, os pais, mães e cuidadores devem estar atentos e adotar estilos de relação que minimizem o impacto da situação nas crianças e jovens.

Segundo o manual, “os pais que estão em teletrabalho têm de aceitar que não conseguirão trabalhar o número de horas que trabalhariam numa situação normal”, defendendo que “a chave está na forma como organizam os momentos do dia”.

Nos casos de situações de angústia nos mais novos, o texto defende que é importante respeitar a forma como expressam emoções, afirmando que as crianças se sentem “confortadas se puderem comunicar os seus sentimentos num ambiente seguro e solidário”.

“Às vezes, participar numa atividade criativa, como brincar e desenhar, pode facilitar esse processo”, exemplifica.

O manual aconselha também os pais ou cuidadores a conversarem com as crianças e os jovens de “forma clara” sobre o novo coronavírus porque pode diminuir a sua ansiedade. É importante explicar que “há um limite de tempo para este isolamento — a noção de início e de fim transmite confiança e esperança”.

No caso de a criança precisar de separar-se dos pais ou cuidadores, o manual aconselha que deve ser mantido contacto regular, com telefonemas ou videochamadas, e assegurar-lhes “cuidados alternativos apropriados e um acompanhamento continuado por uma pessoa de confiança”.

Relativamente às rotinas, que contribuem para a organização e segurança das crianças, o conselho é que se mantenha “rotinas familiares na vida diária” ou criar novas rotinas.

No caso da ansiedade nos jovens, as recomendações vão no sentido de garantir que, apesar do isolamento, consigam manter o contacto à distância com os amigos. “O aumento da ansiedade em situações de crise é uma resposta comum também nos adolescentes. Esta reação manifesta-se, principalmente, por medo e angústia constante e poderá colocar em causa os relacionamentos afetivos e familiares assim como objetivos escolares e projetos futuros”, adverte.

Por isso, nesta fase de isolamento “é importante discutir e definir em conjunto as regras e estabelecer “limites claros e consistentes, com bom senso, assegurando o seu cumprimento”.

O manual deixa ainda várias dicas sobre como lidar com o isolamento, como “aprender a reconhecer os sentimentos e partilhá-los com a família”, “procurar ser tolerante”, realizar tarefas em família e “controlar a exposição constante às notícias sobre a covid-19”.

Manter contacto regular com colegas, amigos, professores via tecnológica, estabelecer rotinas em relação à alimentação, sono e exercício são outros conselhos da DGS.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …