DGS passa a divulgar informação sobre situação nas escolas

Manuel de Almeida / Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai passar a divulgar semanalmente a informação relativa ao número de casos de covid-19 registados em escolas.

Depois de três semanas sem o fazer, a DGS toma esta medida após Marcelo Rebelo de Sousa ter dito que queria saber mais sobre o risco que existe nas escolas.

Os dados da DGS revelam que os casos entre as crianças até aos nove anos subiram 66% nas duas últimas semanas. A faixa etária entre os 10 e os 19 anos aumentou 63%.

Em outubro, a DGS divulgava o número de surtos em escolas nos balanços, mas há três semanas que não atualiza esta informação, escreve o jornal Público. Desde que deixaram de atualizar os dados, a 23 de outubro, havia 63 surtos de covid-19 em escolas.

Entretanto, o Ministério da Educação lançou uma plataforma para comunicar as infeções por covid-19 em escolas, substituindo o email que era utilizado no início do ano letivo. Os diretores das escolas têm de comunicar sempre que exista um caso positivo, seja entre alunos, professores ou funcionários. Mesmo os contágios que acontecem fora das escolas são contabilizados.

Os números divulgados pelo Governo há duas semanas, quando anunciou novas medidas de combate à pandemia de covid-19, indicavam que cerca de 3% dos casos detetados provinham de “ambiente escolar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.