DGS avalia se grávidas devem ser prioritárias na vacinação

Especialistas consideram que as grávidas devem ser vacinadas contra a covid-19, podendo até passar a ter prioridade. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a estudar o assunto.

Questionada pelo semanário Expresso, a Direção-Geral da Saúde avançou apenas que o assunto está a ser “avaliado”, com a colaboração do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos.

No seu site oficial, a DGS refere que ainda existem poucos dados sobre a vacinação em grávidas, mas os já conhecidos indicam uma baixa probabilidade de efeitos adversos no feto ou na mulher em questão.

“A administração da vacina em mulheres grávidas deve ser avaliada pelo médico assistente, de acordo com a relação benefício-risco. Não é necessário fazer um teste de gravidez antes da vacinação, nem evitar a gravidez após a vacinação”, pode ler-se.

Em declarações ao mesmo jornal, tanto o investigador de farmacologia Nuno Vale como o imunologista Luís Delgado consideram que a vacina deve ser administrada às grávidas, podendo estas ser até consideradas um grupo de risco e passar a ter prioridade.

“Há estudos feitos em animais e não foi reportado nada relativamente ao desenvolvimento fetal e fertilidade”, afirma Luís Delgado ao semanário.

O também professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto lembra até que há a recomendação de vacinar grávidas sobretudo quando estas se encontram numa situação de maior risco, ou seja, se são profissionais de saúde ou cuidadoras num lar, ou caso tenham alguma comorbilidade ou patologia que possa comprometer o sistema imunológico.

“A mulher recebe a vacina, não a doença”, lembra também Nuno Vale, considerando que entre contrair a infeção, que é “altamente prejudicial para uma grávida”, ou receber a vacina, ser inoculado é “sem dúvida muito mais benéfico”.

Recentemente, a vacina da Pfizer também foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para adolescentes dos 12 aos 15 anos, o que levou alguns pais e jovens a manifestar receio de que a vacinação pudesse ter impacto na puberdade, no desenvolvimento ou até na fertilidade deste grupo.

Mais uma vez, os especialistas ouvidos pelo Expresso asseguram que não há motivo para preocupações. “É um mito. Não tem qualquer fundamento porque não há evidência científica”, afirmou Nuno Vale.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …