Dezanove refugiados de hostel em Lisboa em fuga às autoridades já foram encontrados

Tiago Petinga / Lusa

Dezanove refugiados que estavam no hostel da rua Morais Soares, em Lisboa, que foi evacuado no domingo devido a um caso positivos do novo coronavírus, estão em fuga às autoridades, avança o Correio da Manhã. Entretanto, segundo o Expresso, já foram localizados.

De acordo com o matutino, os 19 refugiados, de várias nacionalidades, deveriam estar em confinamento após terem estado em contato com pessoas infetadas com covid-19. Naquele hostel, foram detetados 138 casos de infeção. Estes homens não fizeram os testes à covid-19 e ter-se-ão ausentado sem justificação de um hostel, na rua Morais Soares, em Lisboa.

Entretanto, de acordo com o semanário Expresso, o Conselho Português para os Refugiados (CPR), com a ajuda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), já detetou a localização de 19 migrantes que se ausentaram do hostel de Lisboa.

Fontes policiais e de proteção civil disseram, em declarações ao CM, que foram retiradas menos pessoas do hostel do que as que constavam na lista de requerentes de asilo que o SEF, os bombeiros a PSP e a Proteção Civil de Lisboa tinham no início da operação de evacuação.

Da mesma constavam os nomes de 189 homens de países como a Gâmbia, Senegal, Somália, Marrocos, Paquistão ou Bangladesh, requerentes de asilo político e humanitário a Portugal.

Os migrantes encontravam-se naquele hostel devido à falta de espaço no centro de acolhimento para refugiados da Bobadela.

A lei não diz que estes refugiados estejam sob detenção do Estado, enquanto aguardam pelo resultado do pedido de asilo.

Os 138 infetados com covid-19, os 26 refugiados que testaram negativo mas que precisam de confinamento e os cinco cujos testes foram inconclusivos do hostel de Lisboa foram transportados, no final da noite de segunda-feira, para a Base Aérea da Ota.

Na terça-feira, um refugiado chegou sob detenção da PSP. Apesar de ter testado negativo, foi transportado para o hostel Aykibom, para cumprir quarentena. Saiu sem autorização e entregou-se na terça-feira na Polícia Municipal de Lisboa, tendo sido transportado para a base da Ota.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.